Plano de Aula

Plano de aula: Formas de pagamento: recursos físicos e digitais

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, para estudantes do 4º ano, envolvendo o componente curricular de Matemática (EF04MA25); ou interdisciplinar, com estudantes do 5º ano, envolvendo os componentes curriculares de Geografia (EF05GE05) e de Matemática (EF05MA07),  que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, elas não serão contempladas em sua totalidade aqui, podendo dar continuidade em aulas subsequentes.

O plano traz situações-problema de compra e venda envolvendo formas de pagamento (dinheiro, cheque, boleto bancário, cartão e pagamentos on-line). Além disso, promove uma reflexão de como a sociedade evoluiu para fazer uso de recursos digitais que permitem novas formas de pagamento, desestimulando o uso de dinheiro físico em todo o mundo.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Situações de compra e venda.
  • Diferentes formas de pagamento.
  • Desenvolvimento tecnológico no comércio e nos serviços.

Objetivos de aprendizagem

    • Identificar recursos físicos e digitais para pagamento de contas.
    • Resolver problemas em situações de compra e venda utilizando diferentes formas de pagamento.
    • Reconhecer o desenvolvimento tecnológico para compra e venda no comércio e nos serviços.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação