Plano de Aula

Plano de aula: Formas de pagamento: recursos físicos e digitais

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, para estudantes do 4º ano, envolvendo o componente curricular de Matemática (EF04MA25); ou interdisciplinar, com estudantes do 5º ano, envolvendo os componentes curriculares de Geografia (EF05GE05) e de Matemática (EF05MA07),  que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, elas não serão contempladas em sua totalidade aqui, podendo dar continuidade em aulas subsequentes.

O plano traz situações-problema de compra e venda envolvendo formas de pagamento (dinheiro, cheque, boleto bancário, cartão e pagamentos on-line). Além disso, promove uma reflexão de como a sociedade evoluiu para fazer uso de recursos digitais que permitem novas formas de pagamento, desestimulando o uso de dinheiro físico em todo o mundo.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Situações de compra e venda.
  • Diferentes formas de pagamento.
  • Desenvolvimento tecnológico no comércio e nos serviços.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar recursos físicos e digitais para pagamento de contas.
  • Resolver problemas em situações de compra e venda utilizando diferentes formas de pagamento.
  • Reconhecer o desenvolvimento tecnológico para compra e venda no comércio e nos serviços.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para embasar seu trabalho, acesse os materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item Para aprofundar e fique por dentro do funcionamento, das vantagens e desvantagens dos recursos físicos e digitais para pagamento.

Para se aprofundar

Para saber mais sobre meios de pagamentos digitais, acesse os sites abaixo:

Para saber sobre o dinheiro circulante atual (moedas e cédulas, inclusive as comemorativas), acesse:

Para saber como o brasileiro faz uso do dinheiro e de outros meios de pagamento, leia esta pesquisa publicada em 26 ago. 2019,  O brasileiro e sua relação com o dinheiro - Pesquisa 2018

Para saber sobre direitos e deveres dos consumidores financeiros, acesse: Direitos e deveres dos consumidores financeiros

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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