Plano de Aula

Plano de aula: Formas de pagamento: recursos físicos e digitais

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, para estudantes do 4º ano, envolvendo o componente curricular de Matemática (EF04MA25); ou interdisciplinar, com estudantes do 5º ano, envolvendo os componentes curriculares de Geografia (EF05GE05) e de Matemática (EF05MA07),  que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, elas não serão contempladas em sua totalidade aqui, podendo dar continuidade em aulas subsequentes.

O plano traz situações-problema de compra e venda envolvendo formas de pagamento (dinheiro, cheque, boleto bancário, cartão e pagamentos on-line). Além disso, promove uma reflexão de como a sociedade evoluiu para fazer uso de recursos digitais que permitem novas formas de pagamento, desestimulando o uso de dinheiro físico em todo o mundo.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Situações de compra e venda.
  • Diferentes formas de pagamento.
  • Desenvolvimento tecnológico no comércio e nos serviços.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar recursos físicos e digitais para pagamento de contas.
  • Resolver problemas em situações de compra e venda utilizando diferentes formas de pagamento.
  • Reconhecer o desenvolvimento tecnológico para compra e venda no comércio e nos serviços.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para embasar seu trabalho, acesse os materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item Para aprofundar e fique por dentro do funcionamento, das vantagens e desvantagens dos recursos físicos e digitais para pagamento.

Para se aprofundar

Para saber mais sobre meios de pagamentos digitais, acesse os sites abaixo:

Para saber sobre o dinheiro circulante atual (moedas e cédulas, inclusive as comemorativas), acesse:

Para saber como o brasileiro faz uso do dinheiro e de outros meios de pagamento, leia esta pesquisa publicada em 26 ago. 2019,  O brasileiro e sua relação com o dinheiro - Pesquisa 2018

Para saber sobre direitos e deveres dos consumidores financeiros, acesse: Direitos e deveres dos consumidores financeiros

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Veja outros planos que exploram a habilidade EF05MA07 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS