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Plano de Aula
Plano de aula: Formas de pagamento: recursos físicos e digitais
Por: Eliane Zanin
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, para estudantes do 4º ano, envolvendo o componente curricular de Matemática (EF04MA25); ou interdisciplinar, com estudantes do 5º ano, envolvendo os componentes curriculares de Geografia (EF05GE05) e de Matemática (EF05MA07), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, elas não serão contempladas em sua totalidade aqui, podendo dar continuidade em aulas subsequentes.
O plano traz situações-problema de compra e venda envolvendo formas de pagamento (dinheiro, cheque, boleto bancário, cartão e pagamentos on-line). Além disso, promove uma reflexão de como a sociedade evoluiu para fazer uso de recursos digitais que permitem novas formas de pagamento, desestimulando o uso de dinheiro físico em todo o mundo.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Situações de compra e venda.
- Diferentes formas de pagamento.
- Desenvolvimento tecnológico no comércio e nos serviços.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar recursos físicos e digitais para pagamento de contas.
- Resolver problemas em situações de compra e venda utilizando diferentes formas de pagamento.
- Reconhecer o desenvolvimento tecnológico para compra e venda no comércio e nos serviços.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
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Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para embasar seu trabalho, acesse os materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item Para aprofundar e fique por dentro do funcionamento, das vantagens e desvantagens dos recursos físicos e digitais para pagamento.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre meios de pagamentos digitais, acesse os sites abaixo:
- Meios de Pagamento Digitais.indd
- Cartão de Crédito: o que é e como funciona
- COMO USAR O CARTÃO DE CRÉDITO A SEU FAVOR? | NATH EXPLICA
- COMO FUNCIONA O LINK DE PAGAMENTO E COMO COBRAR A DISTÂNCIA
- Pix
- FAZENDO PIX PELO MERCADO PAGO A QUALQUER HORA
Para saber sobre o dinheiro circulante atual (moedas e cédulas, inclusive as comemorativas), acesse:
Para saber como o brasileiro faz uso do dinheiro e de outros meios de pagamento, leia esta pesquisa publicada em 26 ago. 2019, O brasileiro e sua relação com o dinheiro - Pesquisa 2018
Para saber sobre direitos e deveres dos consumidores financeiros, acesse: Direitos e deveres dos consumidores financeiros
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Material pessoal do estudante.
- Uma cópia do Extrato bancário para cada grupo.
- Uma cópia da Atividade de análise do extrato bancário e formas de pagamento para cada estudante.
- Cartões de recursos para pagamentos impressos.
- Computador, tablet ou celular para a avaliação individual (opcional).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
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