Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo os detalhes da conta de luz

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos. O letramento financeiro envolve mais ações do que somente conhecer e/ou reproduzir conceitos adquiridos. Segundo o documento “A Matriz de Referência de Análise e de Avaliação de Letramento Financeiro” (2021), pode-se compreender que o letramento financeiro envolve a mobilização de habilidades cognitivas e práticas com foco no desenvolvimento da capacidade de tomar decisões em diferentes contextos financeiros. Nesse sentido, o plano pretende conhecer e reconhecer aspectos relacionados às fontes de energia do Brasil, os gastos tanto individuais como na produção de produtos, para ampliar o olhar do estudante no que se refere ao consumo consciente. Ele pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com habilidades dos componentes curriculares Matemática, Ciências, Geografia e Língua Portuguesa, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Fontes de produção de energia.
  • Análise de dados.
  • Leitura de conta de luz.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os diferentes tipos de energia.
  • Analisar conta de energia.
  • Levantar hipóteses de economia no consumo de energia.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Solicitar previamente que os estudantes tragam contas de luz para análise dos dados. É fundamental uma discussão prévia relacionada ao respeito em relação às individualidades de cada família quanto ao gasto de energia. O foco é observar os elementos da conta e pensar em possibilidades de redução do consumo.

Para a aplicação deste plano, os estudantes já devem ter sido apresentados às fontes renováveis de energia. Abaixo, segue uma sugestão de plano de aula que trata dessa temática:

Para se aprofundar

  • No site do INEP, está disponível o documento “A Matriz de Referência de Análise e de Avaliação de Letramento Financeiro, 2021”, como forma de aprofundar o conhecimento sobre letramento financeiro. Acesse:

  • Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de fontes de energia no Brasil e questões relacionadas às implicações do consumo excessivo, acesse:
  • Consciente coletivo 05/10 - Energia. Instituto Akatu, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=WVx5HqiwK6Q&list=PL66CCA3EE20459CF3&index=5. Acesso em 03 Nov. 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Projetor (caso não seja possível, observe as indicações da seção Sugestões de adequação).
  • Extrato da conta de luz (solicitar previamente).
  • Atividade 1, disponível nos materiais complementares deste plano (uma cópia para cada grupo).

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