Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Solicitar previamente que os estudantes tragam contas de luz para análise dos dados. É fundamental uma discussão prévia relacionada ao respeito em relação às individualidades de cada família quanto ao gasto de energia. O foco é observar os elementos da conta e pensar em possibilidades de redução do consumo.
Para a aplicação deste plano, os estudantes já devem ter sido apresentados às fontes renováveis de energia. Abaixo, segue uma sugestão de plano de aula que trata dessa temática:
Para se aprofundar
- No site do INEP, está disponível o documento “A Matriz de Referência de Análise e de Avaliação de Letramento Financeiro, 2021”, como forma de aprofundar o conhecimento sobre letramento financeiro. Acesse:
- Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de fontes de energia no Brasil e questões relacionadas às implicações do consumo excessivo, acesse:
- Consciente coletivo 05/10 - Energia. Instituto Akatu, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=WVx5HqiwK6Q&list=PL66CCA3EE20459CF3&index=5. Acesso em 03 Nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Projetor (caso não seja possível, observe as indicações da seção Sugestões de adequação).
- Extrato da conta de luz (solicitar previamente).
- Atividade 1, disponível nos materiais complementares deste plano (uma cópia para cada grupo).
Contexto
Tempo sugerido
12 minutos
Orientações
Organize os estudantes em trios. A escolha dos integrantes deve garantir que pelo menos um membro possua as capacidades de leitura e escrita fluentes.
O que propor?
Para iniciar a discussão, converse sobre o que eles sabem a respeito dos diferentes tipos de fonte de energia. Para isso, você pode utilizar as sugestões de perguntas:
- Quais as fontes de energia utilizadas no Brasil?
- Qual a principal fonte de energia utilizada no Brasil? Como ela é produzida?
- Qual a fonte de energia mais utilizada em sua região?
Peça que os alunos anotem no caderno as respostas para comparar com as imagens apresentadas a seguir:


Peça que analisem as imagens e comparem com as hipóteses levantadas. Para este plano, direcione a discussão para uma das fontes de energia renovável, a hidráulica, gerada pelo aproveitamento das águas dos rios, por meio das usinas hidrelétricas.
Discuta qual setor utiliza mais energia no Brasil, e quais os fatores que podem comprometer a utilização da energia hidráulica e os seus implicadores, como a diminuição das chuvas, limitando a distribuição da energia e ocasionando o aumento do valor do serviço.
Sugestões de adequação
As imagens podem ser reproduzidas no projetor ou impressas. Fique à vontade para escolher a melhor possibilidade. Outra possibilidade, é que os alunos com acesso à internet utilizem o link da página da EPE com material didático-pedagógico sobre fontes de energia, disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia. Acesso em 07 Nov. 2021.
Problematização
Tempo sugerido
15 minutos.
Orientações
Para essa proposta é necessário que os alunos tenham em mãos uma cópia da Atividade 1, disponível nos materiais complementares desta aula, e a conta de luz.
O que propor?
Converse com a turma que o objetivo deste plano é o de produzir um roteiro de vídeo sobre os itens presentes na conta de luz, dicas de redução do consumo e os impactos dessas ações. A gravação do vídeo pode ser feita posteriormente. Para isso, é necessário compreender os elementos presentes na conta de luz, para, então, pensar em possibilidades e dicas para reduzir o consumo, bem como os impactos dessas ações em nossa vida. Para iniciar essa discussão, promova um pequeno debate a partir da pergunta:
- Quais os impactos na vida e na sociedade quando consumimos energia de forma consciente?
Possibilidade de resposta: Contribuição na preservação de recursos naturais que sustentam o planeta e melhorias no orçamento familiar, já que, ao consumir de forma consciente, pode-se reduzir o valor da conta de luz.
Distribua uma cópia da Atividade 1 para cada grupo e solicite que elejam um redator. Em seguida, peça que realizem a leitura do texto “Entendendo sua Conta de Luz” e localizem os itens da conta de luz com base nas informações presentes no texto. O redator deve anotar as descobertas que o grupo julgar importantes enquanto dicas de análise da conta para economia de consumo de energia e valor a ser pago. Reforce que essas anotações serão utilizadas na construção dos roteiros.
Sugestões de adequação
Caso tenham acesso à internet, os estudantes podem assistir ao vídeo “Entendendo a Conta de Luz", disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Z4NB0fJxS84. Acesso em 07 Nov. 2021.
Outro ponto que pode passar por adequação é relacionado às contas de luz: caso os alunos não tragam as contas de luz para análise, uma possibilidade é a utilização de uma única conta, como, por exemplo, a conta da escola. O importante é a observação dos itens presentes.
Sistematização
Tempo sugerido
15 minutos.
Orientações
Converse com a turma e explique que cada grupo deve escolher um tema para escrita do roteiro de vídeo. Para tal, é importante retomar os registros feitos na etapa de Problematização.
O que propor?
Leia os temas descritos na Proposta de Roteiro, na Atividade 1. Destaque que, na escrita do roteiro, é importante levantar possíveis problemas e soluções na análise do item escolhido. Se for necessário, utilize o exemplo abaixo:
- Item data de vencimento: ao atentar-se à data de vencimento, o consumidor pode evitar possíveis cobranças de multas pelo atraso no pagamento. Caso ocorra o atraso, você pode calcular o valor da multa, reorganizando o orçamento familiar.
Ao final da escrita, peça que os grupos compartilhem os roteiros com a sala e proponham sugestões de melhorias nos roteiros dos colegas.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível a impressão da Atividade 1, o professor pode fazer a leitura do texto, destacando os itens no quadro, bem como, os pontos de atenção para a escrita do roteiro. Os vídeos podem ser produzidos posteriormente e divulgados na comunidade escolar, por exemplo, na reunião de pais.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
8 minutos.
Orientações
Esse é um momento importante para avaliar as aprendizagens desenvolvidas no decorrer do plano. A proposta avaliativa neste plano é individual. Essa etapa da aula é importante para avaliar as aprendizagens construídas e as que necessitam ser retomadas em outros momentos e aprofundadas com foco em ações futuras.
O que propor?
Explique para a turma que esse é um momento de elencar o que aprenderam a partir da proposta do plano. Para isso, escreva as questões abaixo no quadro e peça que respondam de forma individual no caderno.
- Qual a importância de analisar os itens da conta de luz?
- Quais atitudes podemos destacar para começar a pensar no consumo consciente?
- Quais os benefícios tanto nas questões ambientais como nas questões econômicas, a partir da análise dos itens da conta de luz?
As respostas, no primeiro momento, podem ser discutidas nos pequenos grupos, e em um segundo momento as evidências levantadas devem ser utilizadas para futuras discussões.