Plano de Aula

Plano de aula: Como divertir-se com pouco ou sem dinheiro

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar nos componentes de Arte e/ou Educação Física. Ele aborda a  temática de dinheiro e pretende-se que os estudantes reflitam sobre as várias atividades de lazer que envolvem pouco ou nenhum dinheiro. Para isso, o plano de aula resgata brincadeiras e jogos antigos por meio da apreciação de obras de arte e promove a construção de brinquedos e jogos como possibilidade de interação, movimento e envolvimento de toda a turma.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Brincadeiras e jogos da cultura popular
  • Lazer sem gasto de dinheiro
  • Planejamento e execução de jogos e brincadeiras inspiradas na cultura popular

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar jogos e brincadeiras da cultura popular presentes em obras de arte.
  • Reconhecer que há formas de se divertir que não envolvem gasto de dinheiro.
  • Planejar e executar com seus colegas jogos e brincadeiras envolvendo ou não materiais recicláveis.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

9. Empatia e comunicação

10. Responsabilidade e cidadania