Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Desde a Educação Infantil, os estudantes têm contato com brincadeiras e jogos que são tradicionais em suas comunidades. Busque conhecer a realidade de sua comunidade escolar e dos estudantes para fazer a relação entre lazer e dinheiro. Em muitas comunidades, os estudantes se divertem sem o uso de dinheiro, em outras, os hábitos de brincadeiras pagas em shoppings e parques fazem parte da realidade. Caso os estudantes não reconheçam as brincadeiras mostradas na imagem, traga um contexto prévio mostrando-as em imagens, vídeos ou mesmo propondo-as nas aulas de Educação Física. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item “Para se aprofundar” para embasar seu trabalho, bem como buscar outras obras de arte ou brinquedos e jogos utilizando sucata.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre a representação de brincadeiras e jogos em obras de arte, acesse:
Site Ivan Cruz. Disponível em: https://www.ivancruz.com.br/. Acesso em: 3 out. 2021.
Construindo o brincar. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/artigos/3100-construindo-o-brincar. Acesso em: 3 out. 2021.
- Para saber mais sobre brincadeiras e jogos com sucata, acesse:
60 ideias para educar e divertir as crianças com brinquedos de sucata. Disponível em: https://artesanatobrasil.net/brinquedos-de-sucata/. Acesso em: 3 out. 2021.
Brinquedos de sucata na sala de aula. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/brinquedos-sucata-na-sala-aula.htm. Acesso em: 3 out. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Computador, tablet ou celular.
- Imagem impressa ou projetada.
- Materiais reciclados diversos para montar brincadeiras e jogos, como: latas, barbante, copos de iogurte, palitos de madeira, garrafas pet.
- Canetas hidrográficas, tesoura, cola.
- Folhas de papel A4 ou A3 para o registro ou a folha de Atividade impressa.
- 1 ou 2 folhas de papel pardo para a tabela. Modelo de tabela.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Reúna a turma em uma roda de conversa e diga-lhes que irão conversar sobre um assunto que eles gostam muito: brincar.
Projete ou mostre duas imagens: uma que mostre crianças brincando antigamente e outra atual. Os estudantes irão descrevê-las e compará-las, além de citar regras e materiais utilizados para essas brincadeiras. Atue como o escriba do grupo, pois os estudantes do 1º e 2º anos estão em fase de alfabetização e podem apresentar dificuldades na escrita de algumas palavras.
O que propor?
Projete ou imprima a imagem:
Pergunte aos estudantes:
- O que essa obra mostra?
- Quando você acha que ela foi pintada? Por que você acha isso?
- Quais brincadeiras e jogos vocês estão vendo na obra? Quais deles vocês conhecem e já brincaram?
- Quais materiais são utilizados nessas brincadeiras e jogos?
Espera-se que os estudantes percebam que a obra mostra muitas crianças brincando e que ela foi pintada há muito tempo pelo o que mostram as roupas das pessoas, as casas e pela qualidade da pintura do quadro. Espera-se também que reconheçam algumas das brincadeiras e jogos. Caso seja necessário, amplie a imagem dando zoom, para que possam observar os detalhes das brincadeiras. Eles devem também ser capazes de reconhecer brincadeiras e jogos, como: roda, bambolê, pula sela, cavalinho de pau, pega-pega, pião… Anote as falas dos estudantes no quadro puxando setas das imagens da obra projetada. Eles devem perceber que, apesar da obra ser antiga, algumas das brincadeiras e jogos são utilizados até hoje. Quanto aos materiais, é importante que eles os citem para que percebam que enquanto para alguns jogos e brincadeiras são necessários alguns materiais (comprados ou não), para outros, somente necessitamos de nosso corpo.
Sugestões de adequação
Caso não esteja projetando as imagens e não consiga dar zoom para os estudantes observarem os detalhes dela, leve a imagem impressa em uma folha de papel A3 ou recorte algumas partes delas que mostrem algumas das brincadeiras e jogos e peça aos estudantes para localizar essas partes menores na imagem maior. Siga com os questionamentos da atividade proposta.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações
Nesta parte da aula, os estudantes terão de refletir sobre uma questão disparadora a respeito da necessidade ou não de ter de gastar dinheiro para se divertir. Em grupos, eles irão utilizar sucata ou o próprio corpo para inventar uma brincadeira ou um jogo e propor para os colegas durante a aula de Educação Física.
Divida os estudantes em grupos de 4 ou 5 e explique-lhes que deverão inventar uma brincadeira em que não tenham de gastar dinheiro e na qual utilizem materiais recicláveis ou da sala de aula.
Esclareça-lhes que, além de inventar a brincadeira, deverão desenhá-la para, depois, explicá-la para os colegas.
Circule pelos grupos enquanto trabalham para verificar se apresentam dúvidas ou se todos estão participando e tendo suas opiniões acolhidas pelos demais.
O que propor?
Após a análise da obra de arte, ainda em roda, pergunte aos estudantes:
- É necessário gastar dinheiro para nos divertir? De que forma podemos nos divertir sem gastar dinheiro?
Acolha as respostas dos estudantes e anote as sugestões no quadro. Espera-se que eles tragam as brincadeiras que observaram na obra e que possam utilizar materiais que encontram em casa. Alguns estudantes podem trazer suas vivências de brinquedos que compraram e se divertiram ou de brincadeiras em shoppings em que se gasta dinheiro, mas foque nas que não apresentam gastos ou na pergunta: De que forma podemos nos divertir sem gastar dinheiro?
Divida os estudantes em grupos de 4 ou 5 e explique-lhes que, utilizando materiais recicláveis, como latas, barbantes, garrafas pet, cola, tesoura, palitos, que podem estar em uma caixa separada, eles deverão inventar um jogo ou uma brincadeira para apresentar aos seus colegas na aula de Educação Física.
Os grupos devem buscar os materiais ou usar somente o próprio corpo. Eles terão 15 minutos para inventar a sua brincadeira e registrá-la em forma de desenho em uma folha de papel A4 ou A3. Caso seja uma turma de 2º ano que já domina a escrita, podem utilizar a folha de Atividade, se não, podem registrar livremente na folha de papel A4 ou A3.
Sugestões de adequação
Caso não tenha tido tempo de reunir materiais recicláveis para a atividade, deixe disponíveis materiais que possam ser encontrados na própria sala de aula: carteiras, vassoura, giz, potes, bambolês, fitas coloridas. O importante é que eles percebam que podem utilizar objetos presentes no dia a dia e não precisam ser comprados ou que tenham de gastar dinheiro para se divertir.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Reúna os grupos em uma roda e eles deverão mostrar a brincadeira ou o jogo que criaram por meio do desenho que realizaram e dos materiais que separaram.
Faça uma tabela no quadro ou em uma folha de papel pardo seguindo o modelo para anotar o nome da brincadeira ou do jogo que inventaram e se eles gastaram dinheiro para elaborá-los. Alguns grupos podem não ter utilizado material algum, somente o corpo, aceite como se não tivessem gastos.
O que propor?
Em roda, peça a um componente do grupo que se levante, mostre a imagem que criaram para a brincadeira e explique como ela é, suas regras e os materiais que utilizaram para criá-la.
Pergunte para os outros grupos se eles teriam questões ou sugestões de melhorias para o jogo ou a brincadeira caso algum ponto não tenha ficado claro.
Sugestões de adequação
Caso o tempo seja insuficiente para a realização do compartilhamento da atividade, faça um painel com os desenhos e reserve um momento na aula seguinte para que possam compartilhar as brincadeiras ou os jogos que inventaram.
O que aprendemos?
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Proponha uma avaliação coletiva para o grupo. Explique que, coletivamente, eles farão uma avaliação do nível de diversão que acham que terão ao brincar utilizando os jogos e as brincadeiras na aula de Educação Física. Eles podem expressar o que aprenderam utilizando emojis e deverão elencar os pontos mais relevantes que aprenderam durante a aula.
O que propor?
Retome com a turma a tabela em que foram anotados os nomes das brincadeiras e dos jogos criados pelos grupos. Faça uma votação perguntando qual o nível de diversão cada brincadeira ou jogo pode proporcionar à turma.
Peça a um estudante que vá até a tabela para realizar o registro.
Termine perguntando: O que vocês concluíram sobre a relação entre dinheiro e diversão?
Anote as conclusões da turma na própria tabela. Espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que não é necessário gastar dinheiro com brinquedos ou jogos caros para se divertir. Todos podemos usar nossa criatividade e inventar jogos e brincadeiras com materiais que temos em casa, na escola ou com o próprio corpo.
Na aula de Educação Física, reserve um tempo para que os grupos ensinem na prática a brincadeira ou o jogo que inventaram e que todos brinquem juntos.
Sugestões de adequação
Você pode imprimir uma folha com a tabela de registro para cada um dos grupos e eles podem realizar a anotação e a avaliação de cada uma das brincadeiras ou jogos propostos.