Plano de Aula

Plano de aula: Pesquisando e comparando preços

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre a importância do planejamento na organização da vida financeira, contemplando as habilidades do componente curricular Matemática (EF06MA33) e (EF07MA36) que constam na BNCC.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Dados em planilhas.
  • Planejamento.
  • Comparações de valores absolutos.

Objetivos de aprendizagem

  • Explorar e interpretar dados expostos em uma planilha.
  • Identificar a melhor escolha de compra, em termos financeiros e de necessidade pessoal ou da família.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade de preenchimento de planilhas, digitais ou não, e de trabalho em grupo. Caso isso ainda não tenha sido contemplado por seu planejamento, será preciso reorganizar os tempos de cada etapa da aula, dedicando um tempo a mais para a parte do Contexto. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos no item Para se aprofundar e sustentar melhor o seu trabalho.

Para se aprofundar

  • Para saber mais sobre planilha digital, acesse:
  • Para saber mais sobre como preencher planilhas no Excel, acesse Como fazer uma planilha de controle de gastos no Excel - Controlar os gastos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LGQzBO5SJpQ. Acesso em 29 Dez. 2021.
  • Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o trabalho em grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.
  • Para saber mais sobre o recurso avaliativo Mentimeter, acesse: Tutorial: O uso do Mentimeter como ferramenta interativa para aulas remotas – Nuvem de palavras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ip0hAYhau34. Acesso em 29 Dez. 2021.
  • Para saber mais sobre Formulários Google, acesse: Crie lindos formulários. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/. Acesso em 29 Dez. 2021.
Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Computadores com planilhas digitais instaladas ou com internet, se possível.
  • Na ausência de computadores, apenas lápis, borracha, régua e papel com pauta (uma folha de caderno) ou quadriculado.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO