Plano de Aula

Plano de aula: Pesquisando e comparando preços

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre a importância do planejamento na organização da vida financeira, contemplando as habilidades do componente curricular Matemática (EF06MA33) e (EF07MA36) que constam na BNCC.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Dados em planilhas.
  • Planejamento.
  • Comparações de valores absolutos.

Objetivos de aprendizagem

  • Explorar e interpretar dados expostos em uma planilha.
  • Identificar a melhor escolha de compra, em termos financeiros e de necessidade pessoal ou da família.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade de preenchimento de planilhas, digitais ou não, e de trabalho em grupo. Caso isso ainda não tenha sido contemplado por seu planejamento, será preciso reorganizar os tempos de cada etapa da aula, dedicando um tempo a mais para a parte do Contexto. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos no item Para se aprofundar e sustentar melhor o seu trabalho.

Para se aprofundar

  • Para saber mais sobre planilha digital, acesse:
  • Para saber mais sobre como preencher planilhas no Excel, acesse Como fazer uma planilha de controle de gastos no Excel - Controlar os gastos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LGQzBO5SJpQ. Acesso em 29 Dez. 2021.
  • Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o trabalho em grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.
  • Para saber mais sobre o recurso avaliativo Mentimeter, acesse: Tutorial: O uso do Mentimeter como ferramenta interativa para aulas remotas – Nuvem de palavras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ip0hAYhau34. Acesso em 29 Dez. 2021.
  • Para saber mais sobre Formulários Google, acesse: Crie lindos formulários. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/. Acesso em 29 Dez. 2021.
Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Computadores com planilhas digitais instaladas ou com internet, se possível.
  • Na ausência de computadores, apenas lápis, borracha, régua e papel com pauta (uma folha de caderno) ou quadriculado.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO