Plano de Aula

Plano de aula: Compra a vista e a prazo: descontos e acréscimos

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades do componente de Matemática, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que constam na BNCC. Com ele, pretende-se que os estudantes saibam verificar o impacto de comprar à vista e comprar a prazo na aquisição de produto ou bem, principalmente com a possibilidade de acréscimos e descontos, quando comparadas as situações de pagamento.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Formas de pagamento.
  •  Compras a prazo ou à vista.

Objetivos de aprendizagem

  • Elaborar e resolver problemas que envolvam situações de compra e venda, refletindo sobre possibilidades de diferentes formas de pagamento.
  • Avaliar o impacto de compras à vista e a prazo na aquisição de produto ou bem, utilizando termos como acréscimos ou descontos.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

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Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que, antes desta aula, os estudantes já tenham trabalhado como verificar a precificação de produtos, o valor das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro e como elaborar problemas matemáticos. Providencie, também, encartes promocionais de lojas de eletrodoméstico ou móveis antecipadamente.  

Para se aprofundar

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Computador (se houver).
  • Projetor (se houver).
  • Folhas de cartolina (uma por grupo).
  • Encartes com ofertas de lojas de eletrodoméstico ou móveis.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.