Atividade de problematização.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Cédulas e moedas: usando o dinheiro no dia a dia
Por: Eliane Zanin
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, trabalhando o componente curricular Matemática. Para estudantes do 4º ano, envolve as habilidades (EF04MA10) e (EF04MA25); e para estudantes do 5º ano, envolve as habilidades (EF05MA07) e (EF05MA08), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui, podendo ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano traz a resolução de problemas envolvendo preços de produtos em situações de compra e venda, explorando as características do sistema de numeração decimal relacionadas ao uso do sistema monetário. Além disso, para estudantes do 5º ano, há uma proposta para o desenvolvimento de uma problematização que envolve conceitos relacionados às habilidades contempladas no plano de aula, em uma discussão em duplas e em duas etapas. O contexto é acessível e faz parte do cotidiano dos estudantes.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Relação dos décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
- Representação decimal de preços de produtos e seu uso em cálculos no contexto de situações de compra.
Objetivos de aprendizagem
- Representar preços de produtos relacionando décimos e centésimos com o sistema monetário brasileiro.
- Resolver problemas de adição e subtração em situações de compra envolvendo preços em reais e troco.
- Elaborar problemas de multiplicação com números decimais utilizando estratégias diversas.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para a aplicação desse plano é desejável que os estudantes já tenham trabalhado com números decimais. Mas se isto não for a realidade de sua turma, acesse o material indicado abaixo, que traz sugestões para explorar os números decimais em diferentes contextos.
Para se aprofundar
Obtenha sugestões de atividades de transposição de situações com números decimais do cotidiano dos estudantes para atividades didáticas, acessando MATEMÁTICA E CULTURA: DECIMAIS, MEDIDAS E SISTEMA MONETÁRIO.
Para embasar seu trabalho e saber mais sobre obtenção de troco, acesse Obtenção de troco; e para saber
sobre a prática abusiva ou venda casada, acesse Dinheiro trocado? Mais útil e importante do que parece!
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Atividade de contextualização (uma para cada estudante).
- Atividade de problematização (uma para cada estudante).
- Proposta de elaboração de problema para estudantes do 5º ano (uma para cada dupla).
- Panfletos do comércio local com preços de brinquedos (um para cada dupla).
- Folha para registro da avaliação individual (opcional).
- Para impressão de cédulas e moedas, acesse https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/moedasemitidas e https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/cedulasemitidas [(opcional)].
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.