Plano de Aula

Plano de aula: Uso da água: como consumir de uma maneira sustentável

mais ações

Descrição

Este plano promove reflexões sobre consumo e origem da água, atrelado à sustentabilidade, permitindo um modo de vida mais consciente social e financeiramente. Subsidiados pela leitura de texto informativo, infográfico e reflexões oriundas dos diversos momentos da aula, os estudantes manifestarão suas ideias sobre o assunto e pensarão em soluções viáveis às questões propostas. O plano contempla habilidades do componente curricular Geografia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Sustentabilidade.
  • Origem e consumo da água.
  • Planejamento financeiro e cidadania.

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar origem, consumo da água e sustentabilidade.
  • Planejar ações que impactarão de forma sustentável no consumo direto e indireto da água.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha trabalhado com alguns temas relacionados às habilidades aqui desenvolvidas, como: sustentabilidade, uso direto da água e estratégias de consumo consciente desse recurso. Caso isso não tenha ocorrido anteriormente à execução deste plano, você poderá trabalhar com o plano também destinado à educação financeira e intitulado Consumo de água: refletir para economizar”, que pode ser encontrado no site da Nova Escola.

Outra possibilidade é retomar as discussões sobre o uso consciente da água a partir do plano de aula “Uso da água - agricultura, indústria e atividades cotidianas”, disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/geografia/uso-da-agua-agricultura-industria-e-atividades-cotidianas/5379. Acesso em 4 de nov. de 2021

Para se aprofundar

Para compreender como ter uma vida mais sustentável, acesse:

Sobre o assunto sustentabilidade, indica-se que assista aos vídeos abaixo:

As informações presentes nesta aula remetem ao conceito de pegada hídrica (quantidade de água total direta e indiretamente usada para a produção de um produto). Para saber mais sobre isso e subsidiar as reflexões dos estudantes, clique no link abaixo:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Lápis de cor.
  • Texto 1
  • Infográfico 1

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA