Plano de Aula

Plano de aula: Uso da água: como consumir de uma maneira sustentável

mais ações

Descrição

Este plano promove reflexões sobre consumo e origem da água, atrelado à sustentabilidade, permitindo um modo de vida mais consciente social e financeiramente. Subsidiados pela leitura de texto informativo, infográfico e reflexões oriundas dos diversos momentos da aula, os estudantes manifestarão suas ideias sobre o assunto e pensarão em soluções viáveis às questões propostas. O plano contempla habilidades do componente curricular Geografia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Sustentabilidade.
  • Origem e consumo da água.
  • Planejamento financeiro e cidadania.

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar origem, consumo da água e sustentabilidade.
  • Planejar ações que impactarão de forma sustentável no consumo direto e indireto da água.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha trabalhado com alguns temas relacionados às habilidades aqui desenvolvidas, como: sustentabilidade, uso direto da água e estratégias de consumo consciente desse recurso. Caso isso não tenha ocorrido anteriormente à execução deste plano, você poderá trabalhar com o plano também destinado à educação financeira e intitulado Consumo de água: refletir para economizar”, que pode ser encontrado no site da Nova Escola.

Outra possibilidade é retomar as discussões sobre o uso consciente da água a partir do plano de aula “Uso da água - agricultura, indústria e atividades cotidianas”, disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/geografia/uso-da-agua-agricultura-industria-e-atividades-cotidianas/5379. Acesso em 4 de nov. de 2021

Para se aprofundar

Para compreender como ter uma vida mais sustentável, acesse:

Sobre o assunto sustentabilidade, indica-se que assista aos vídeos abaixo:

As informações presentes nesta aula remetem ao conceito de pegada hídrica (quantidade de água total direta e indiretamente usada para a produção de um produto). Para saber mais sobre isso e subsidiar as reflexões dos estudantes, clique no link abaixo:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Lápis de cor.
  • Texto 1
  • Infográfico 1

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA