Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha trabalhado com alguns temas relacionados às habilidades aqui desenvolvidas, como: sustentabilidade, uso direto da água e estratégias de consumo consciente desse recurso. Caso isso não tenha ocorrido anteriormente à execução deste plano, você poderá trabalhar com o plano também destinado à educação financeira e intitulado “Consumo de água: refletir para economizar”, que pode ser encontrado no site da Nova Escola.
Outra possibilidade é retomar as discussões sobre o uso consciente da água a partir do plano de aula “Uso da água - agricultura, indústria e atividades cotidianas”, disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/geografia/uso-da-agua-agricultura-industria-e-atividades-cotidianas/5379. Acesso em 4 de nov. de 2021
Para se aprofundar
Para compreender como ter uma vida mais sustentável, acesse:
Sobre o assunto sustentabilidade, indica-se que assista aos vídeos abaixo:
As informações presentes nesta aula remetem ao conceito de pegada hídrica (quantidade de água total direta e indiretamente usada para a produção de um produto). Para saber mais sobre isso e subsidiar as reflexões dos estudantes, clique no link abaixo:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Contexto
Tempo sugerido
7 minutos
Orientações
Organize a turma em trios. Projete ou imprima o infográfico “A água que você não vê”. Apresente-o aos estudantes e faça alguns questionamentos para iniciar as discussões sobre a temática.

O que propor?
Inicie este momento projetando ou mostrando de maneira impressa e ampliada o infográfico denominado “A água que você não vê”. Em seguida, realize os seguintes questionamentos:
- O que vocês estão observando nesse infográfico?
- Qual item apresentado possui a maior gota de água? O que isso quer dizer?
- De que forma podemos contribuir para o consumo consciente da água, mesmo quando não estamos utilizando diretamente esse recurso?
Permita que os estudantes se manifestem livremente e escreva no quadro palavras-chave referentes às observações que realizaram. Chame a atenção da turma para a observação dos elementos presentes no infográfico de maneira geral. Oriente que observem as imagens utilizadas, o modo como estão dispostas, os algarismos e o que representam, as palavras e a relação com os desenhos, entre outros aspectos. Não antecipe respostas e conclusões, principalmente em relação ao terceiro questionamento, pois essa reflexão é o tema desta aula.
Sugestões de adequação
Você também poderá desenhar no quadro um infográfico semelhante ao da imagem ou entregá-lo impresso aos grupos. Se desejar, no momento em que estiver realizando o segundo questionamento, sugira uma ordenação crescente dos números, ranqueando quais itens necessitam da maior quantidade de água para a produção.
Problematização
Tempo sugerido
20 minutos.
Orientações
Nesta etapa, os estudantes, com o seu auxílio, realizarão a leitura do texto 1, presente no material complementar. Ele apresenta informações referentes à quantidade de água utilizada de maneira indireta para a produção de itens do cotidiano das pessoas, bem como alguns dados que demonstram como ocorre o uso de água na agricultura, apresentando possíveis resoluções para a questão.
O que propor?
Distribua o texto impresso ao grupo, ou projete-o. Em seguida, combine com a turma que farão uma leitura compartilhada: você iniciará e apontará qual estudante deverá continuar. Informe-os de que durante esse momento poderão apresentar suas ideias acerca do que foi lido, atribuindo sentido às informações do texto apresentado. Eles também poderão grifar (com lápis de cor) informações que julgarem importantes e anotar as ideias discutidas no decorrer dos parágrafos.
Após essas reflexões, informe aos trios que eles deverão elaborar uma dramatização, dando sugestões viáveis à seguinte problematização:
Observamos no decorrer da aula que consumimos água de diferentes maneiras, que vão muito além da nossa rotina diária, já que ela é utilizada na fabricação de produtos industrializados que consumimos, na produção dos nossos alimentos (carnes e vegetais), entre outros.
- Pensando na conservação da água, no seu uso de maneira sustentável e como o consumo deste recurso está ligado a tudo o que consumimos, quais dicas vocês sugerem que a população coloque em prática a fim de contribuir para o consumo mais consciente e econômico da água?
Reforce que deem sugestões baseadas nas discussões coletivas realizadas até este momento da aula. Informe-os de que poderão criar uma situação na qual o consumo de maneira impensada de algum produto esteja resultando em desperdício de água, e então propondo soluções para diminuir esses gastos, ou poderão realizar alguma dramatização que já apresente uma forma consciente de consumir produtos de maneira que isso não acarrete o desperdício de água. Incentive os estudantes a também fazerem sugestões aos agricultores, visto que grande parte do consumo e desperdício da água ocorre neste meio de produção. Parte dessas ideias estava presente no texto e no infográfico que subsidiaram as reflexões desta aula. Oriente que se recordem da leitura desses recursos para amparar a resolução da problemática.
Durante a leitura compartilhada é importante que verifique se os estudantes estão compreendendo todos os termos presentes no texto ou se necessitam de ajuda para entender o vocabulário e alguma informação. Permita que manifestem suas impressões sobre a quantidade de água observada para a produção de itens de consumo diário, produtos alimentícios, bem como os gastos relacionados à agricultura. Percorra os grupos para observar se compreenderam a proposta da dramatização e, caso note dificuldades, reforce com eles as possibilidades de dramatização.
Sistematização
Tempo sugerido
15 minutos.
Orientações
Organize para que cada grupo vá à frente da sala de aula e apresente a dramatização elaborada.
O que propor?
Combine com a turma que todos farão a apresentação da dramatização elaborada nos trios. Você chamará um grupo por vez à frente da sala, retomará a problematização e definirá um tempo para que os grupos se apresentem (dentro do tempo previsto para essa etapa). Durante cada apresentação, os demais estudantes não se manifestam, apenas escutam a explanação de maneira atenta. Escreva no quadro as resoluções pensadas por eles, conforme as dramatizações forem ocorrendo.
Sugestões de adequação
Se desejar, filme as dramatizações para poder, posteriormente, disponibilizar aos estudantes e desenvolver trabalhos voltados à autoavaliação da oralidade, por exemplo.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
8 minutos.
Orientações
Essa etapa, destinada à finalização da aula, será um momento para que os estudantes realizem uma avaliação coletiva das ideias propostas pelos outros trios. Todos os grupos deverão participar, propondo novas alternativas e/ou avaliando as dramatizações apresentadas pautadas nos questionamentos realizados por você.
O que propor?
Solicite que cada grupo avalie a dramatização realizada por outro, guiados por duas questões. Indique o grupo que irá começar e qual trabalho irá avaliar (faça isso sucessivamente até todos terem participado e os trabalhos serem avaliados), e questione:
- A dramatização elaborada propôs ideias possíveis de serem colocadas em prática que contribuíram para o consumo consciente da água até mesmo quando não percebemos que estamos utilizando-a? Justifique.
- Você daria alguma sugestão ao grupo para aprimorar as ideias?
Realize anotações pessoais das melhorias sugeridas pelos estudantes, bem como as conclusões apresentadas, para ao final partilhar com a turma, sintetizando os olhares para a temática.