Texto 1
Plano de Aula
Plano de aula: Uso da água: como consumir de uma maneira sustentável
Descrição
Este plano promove reflexões sobre consumo e origem da água, atrelado à sustentabilidade, permitindo um modo de vida mais consciente social e financeiramente. Subsidiados pela leitura de texto informativo, infográfico e reflexões oriundas dos diversos momentos da aula, os estudantes manifestarão suas ideias sobre o assunto e pensarão em soluções viáveis às questões propostas. O plano contempla habilidades do componente curricular Geografia.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Sustentabilidade.
- Origem e consumo da água.
- Planejamento financeiro e cidadania.
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar origem, consumo da água e sustentabilidade.
- Planejar ações que impactarão de forma sustentável no consumo direto e indireto da água.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha trabalhado com alguns temas relacionados às habilidades aqui desenvolvidas, como: sustentabilidade, uso direto da água e estratégias de consumo consciente desse recurso. Caso isso não tenha ocorrido anteriormente à execução deste plano, você poderá trabalhar com o plano também destinado à educação financeira e intitulado “Consumo de água: refletir para economizar”, que pode ser encontrado no site da Nova Escola.
Outra possibilidade é retomar as discussões sobre o uso consciente da água a partir do plano de aula “Uso da água - agricultura, indústria e atividades cotidianas”, disponível em: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/3ano/geografia/uso-da-agua-agricultura-industria-e-atividades-cotidianas/5379. Acesso em 4 de nov. de 2021
Para se aprofundar
Para compreender como ter uma vida mais sustentável, acesse:
- 4 dicas simples para uma vida mais sustentável. Disponível em: https://www.redeasta.com.br/post/4-dicas-simples-para-uma-vida-mais-sustentavel?gclid=Cj0KCQjwiNSLBhCPARIsAKNS4_dotnWM9RN0-RRWT-_jpmn1PZjm3BPiKT_DXUOFP9WxQClyCQXpEugaAtL6EALw_wcB
- As 6 perguntas do consumo consciente. Disponível em: https://www.redeasta.com.br/post/as-6-perguntas-do-consumo-consciente
Sobre o assunto sustentabilidade, indica-se que assista aos vídeos abaixo:
- Sustentabilidade - Enraizando #6. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qky8NVaAfK8. Acesso em 4 Nov. 2021.
- Espiral da Sustentabilidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jzttKY1Mqkw. Acesso em 4 Nov. 2021.
- Sustentabilidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wxXFgtUWNVc. Acesso em 4 Nov. 2021.
As informações presentes nesta aula remetem ao conceito de pegada hídrica (quantidade de água total direta e indiretamente usada para a produção de um produto). Para saber mais sobre isso e subsidiar as reflexões dos estudantes, clique no link abaixo:
- https://exame.com/economia/a-agua-invisivel-que-comemos-todo-dia-sem-saber-e-seus-problemas/. Acesso em 10 de nov. de 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Lápis de cor.
- Texto 1
- Infográfico 1
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA