Plano de aula: Caro ou barato?

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única ou interdisciplinar. Nele são abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de Geografia.

Para ampliar as discussões propostas, você pode trabalhar também o plano Consumo Consciente, que aborda o consumo consciente e quanto nossas escolhas interferem em tudo o que está à nossa volta.

Neste plano, apresentamos a ideia de caro ou barato, considerando a produção inicial e a distribuição dos produtos até chegar ao consumidor final. A análise dos custos do processo produtivo interfere diretamente no repasse que é feito ao consumidor final. Além disso, a matéria-prima utilizada também impacta essa relação.

Considerando essas ideias, o plano está proposto de forma que seja possível comparar o ciclo produtivo de itens comuns, presentes no dia a dia dos estudantes.

Objeto de conhecimento

•  Processo de produção.
  •  Recursos naturais.
  •  Transformação da matéria.

Objetivos de aprendizagem

•  Refletir sobre o processo de produção de objetos comuns em seu local de vivência.
  •  Identificar os recursos naturais usados para a produção de bens materiais.
  •  Identificar o ciclo produtivo de alguns materiais.
  •  Diferenciar o que é caro e o que é barato, considerando o processo de produção dos materiais.

Competências gerais

2- Pensamento científico, crítico e criativo.

6- Trabalho e projeto de vida.

7- Argumentação.

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Antes da aula, selecione uma região situada distante daquela em que você atua e investigue a produção de materiais que podem ser distribuídos para sua cidade ou estado. Por exemplo, se você mora em São Paulo, busque produtos que são transportados de Fortaleza para São Paulo e, então, organize uma lista para ser utilizada na problematização do seu plano. Você pode pedir que essa pesquisa seja realizada pelos estudantes e combinar uma discussão prévia para que escolham alguns produtos com maior destaque para abordar nesta aula. Amplie essas ideias, considerando a importação de produtos, que cresce cada vez mais em nosso país, e organize os dados a serem usados com os estudantes.

Separe as imagens disponíveis nos anexos. Se necessário, atualize as informações.

Para se aprofundar

Está caro ou está barato? Tudo depende do nosso ponto de vista e do valor que atribuímos às coisas. E atenção: valor é diferente de preço. Para saber um pouco mais sobre isso e aprofundar suas reflexões, ampliando as discussões com os estudantes, sugerimos a leitura da matéria disponível em https://dinheirama.com/caro-barato-ponto-vista/

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

• Lista de produtos consumidos em seu local de vivência, mas produzidos em outros estados, além do preço com o qual são comercializados.
  • Imagem disponível no anexo 1. Você pode providenciar uma cópia da imagem para cada grupo ou projetá-la para que as discussões sejam realizadas.
  • Mapa do Brasil e mapa-múndi.
  • Sugestão de tabela para registro disponível no anexo 2. Esse material é apenas uma sugestão para a etapa de contextualização, que também pode ser registrada livremente no caderno.
  • Esquema para elaboração do ciclo de um produto, disponível no anexo 3.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA