Plano de Aula

Plano de aula: Introdução aos investimentos financeiros

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo os componentes curriculares Matemática, Geografia e História. Como existem diferentes aspectos e implicações sobre porcentagem, você observará que a habilidade em questão não será contemplada aqui em sua totalidade. Com este plano os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre as possibilidades de investimento existentes no mercado financeiro, desde produtos financeiros criados pelas instituições bancárias ao investimento na bolsa de valores, passando também pelas recém-criadas criptomoedas. Além disso, será possível refletir sobre os processos econômicos que influenciam o mercado financeiro de modo geral, incluindo os processos políticos, históricos e geográficos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Porcentagem.
  • Economia internacional.
  • Economia brasileira.

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar dados econômicos na história recente da economia brasileira.
  • Planejar investimentos financeiros futuros.
  • Identificar impactos de fatos históricos no mercado financeiro.
  • Identificar características geopolíticas que contextualizam o comportamento da economia local e nacional.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os estudantes já tenham intimidade com cálculos envolvendo porcentagem e com a análise de gráficos, principalmente de gráficos de linhas. Trabalhe o plano de aula “Como o dinheiro rende?” antes de desenvolver esta aula, para que os estudantes possam compreender melhor como rendem as aplicações financeiras que não dependem imediatamente das variações do mercado financeiro.

É importante que sejam propostas pesquisas prévias sobre o funcionamento dos investimentos no mercado financeiro, objetivando quebrar paradigmas e construir uma relação de compreensão com o universo do mercado financeiro, e não de distanciamento, como verificamos em muitas situações. Quanto mais o estudante conhece, mais fácil fica compreender como funciona o sistema socioeconômico em que estamos inseridos e quais os impactos do mesmo em nossa vida cotidiana.

Você pode propor que eles façam registros das descobertas realizadas no material de apoio do estudante. É possível otimizar o tempo, solicitando que a turma socialize as descobertas por meio de recursos virtuais, como, por exemplo, o Padlet, ou criando um painel em sala para que os estudantes deixem seus registros físicos fixados nele.

Após a organização das informações colhidas pelos estudantes, você pode organizar tópicos com os principais temas apontados por eles. Essa lista de tópicos servirá como ponto de discussão na introdução da aula e dará oportunidade de a turma se expressar sobre o assunto estudado.

Para se aprofundar

Para aprofundamento e como material de pesquisa para atividades propostas neste plano de aula, os estudantes poderão acessar a página da Olimpíada Brasileira de Investimentos, disponível no link: OBInvest (acesso em 08 Fev. 2022). Na página é possível conhecer um pouco mais sobre a olimpíada e sobre as possibilidades de estudo para a realização da mesma, introduzindo termos e linguagem específicos, além de gerar interesse na participação a partir do ano seguinte (Ensino Médio).

Outra referência interessante para esse trabalho está no Portal do Investidor, mantido pelo governo federal, disponível em: Portal do Investidor (acesso em 08 Fev. 2022).

Segue uma lista de leituras para ampliar os horizontes sobre o tema:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Aparelhos eletrônicos para que os estudantes possam acessar a internet para pesquisa.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO