Plano de aula: Vídeo tutorial

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Listening sills: Note taking

Preparação para a aula: Como esta aula irá trabalhar a habilidade de compilação de ideias-chave de textos orais por meio da tomada de notas, você, professor, irá precisar dos recursos/materiais listados abaixo. Caso haja indisponibilidade de algum recurso em sua escola, ao lado de cada recurso/material, entre parênteses, há sugestões de recursos/materiais alternativos.

• Materiais necessários:
  • Slide 2: projetor e computador para exibição da imagem (a imagem pode ser impressa em uma folha grande e fixada no quadro ou, ainda, impressa e entregue aos alunos, em pequenos grupos);
  • Slide 3: projetor e computador para exibição do objetivo (você, professor, pode escrever o objetivo da aula no quadro, caso julgue necessário);
  • Slide 4: projetor e computador para exibição da imagem (que pode ser impressa e fixada no quadro ou distribuída aos alunos, como sugerido nos materiais para o Slide 2, acima); acesso à internet para exibição do vídeo; caixas de som. No ponto 3 do Slide 4, você irá usar o quadro para organizar as informações que os alunos vão trazendo, de acordo com o modelo que você pode encontrar aqui. (você poderá imprimir o handout e entregá-lo aos alunos);
  • Slide 5: projetor e computador para exibir o modelo de tomada de notas e o vídeo; handout com marcadores para a tomada de notas igual ao do slide (que você poderá imprimir e entregar aos alunos ou escrever sua estrutura no quadro; o link pode ser acessado no ponto anterior); handout 2, para a peer correction (você poderá escrever as informações no quadro, conforme sugerido no ponto 6, Slide 5);

• Materiais complementares/sugestões de leitura e preparação para o professor:
  • No Slide 4, há um link para a transcrição do vídeo. Este pode e deve ser utilizado em sua preparação para a aula e pode ser encontrado aqui, também.
  • Como a aula será sobre a tomada de notas de um texto oral, neste link você poderá acessar mais algumas informações sobre métodos de tomada de notas e, neste, sobre estratégias que podem ser utilizadas durante o processo.

Context

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima a imagem em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

• What do you see in this picture? (Os alunos podem responder coisas como Two people studying for exams/selecting information/reading books)
  • How do you study before exams? (Os alunos poderão responder coisas parecidas com I read the notes in my notebook/I redo exercises/I watch videos on the Internet/I make summaries etc.)
  • What is the difference between the expectation and the reality? (As respostas podem ser parecidas com In picture 1, the person is highlighting one or two lines. In picture, the person is highlighting the whole page)
  • Where are you in this picture when you study? Are you more on the expectation team or on the reality team? (Aceite respostas como I’m in the expectation/reality picture ou apenas as palavras-chave expectation e reality)
  • In your opinion, which one is the best to study for a test: the expectation or the reality? (Os alunos poderão responder coisas como The expectation/reality is the best to study for a test ou apenas as palavras-chave expectation e reality).