Plano de Aula

Plano de aula: O Fascismo e suas faces

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Fascismo e Nazismo

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI13 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Conduza a aula por meio de problematizações e estranhamento dos documentos históricos, para que os próprios estudantes mostrem as necessidades mais urgentes e também para que seja possível mediar o processo de construção do conhecimento histórico.

Materiais necessários: textos impressos ou projetados, folhas de sulfite, canetas, lápis e borracha.

Material complementar:

Documento 01: Excerto do livro “Fascismo: um alerta”

A autora Madeleine Albright, natural da Tchecoslováquia, escreveu o livro nos seus 81 anos de idade. Com a experiência de ter sido Secretária de Estado dos Estados Unidos da América entre os anos 1997/2001, a autora caracteriza o fascismo e o nazismo como regimes totalitaristas, mostrando como esses tipos de governo tiveram aceitação, quando de sua introdução e, como isso pode ocorrer novamente na atualidade.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PAzSNMWW6nhTQw6ZrDUUACxWZaW8NYb4rKQSvAaGGT85UkxpQEsMer96dn33/his9-13und01-fascismo-um-alerta.pdf

Documento 02: Discurso de Mussolini ao Parlamento italiano, em 1921

Benito Amilcre Andrea Mussolini (1883-1945), criador da ideologia e do movimento fascista na Europa do século XX, foi o líder máximo da Itália entre os anos 1922-1943, carregando o título de Dulce.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q6b3YZcWSwsApGv9wjnpRxYQ2suBE3uwWE9USR3dPjgAxjfFq8YPrPaD7hmg/his9-13und01-discurso-de-mussolini-ao-parlamento-em-1921.pdf

Para você saber mais:

Para melhor trabalhar com a construção do conceito histórico de fascismo com seus estudantes, sugerimos a consulta ao verbete sobre “Fascismo”, no Dicionário de Conceitos Históricos.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Editora Contexto.p.141-145.

O artigo de George Orwel, publicado no site da Revista Piauí, traz uma discussão sobre o uso do conceito histórico de “fascismo”, contribuindo no embasamento teórico e posicionamento do professor em relação ao conteúdo. O artigo está disponível aqui:

https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-que-e-fascismo/ Acesso em 19/02/2019.

PAIVA, Marcelo Rubens. Alerta contra o Fascismo. In: ESTADÃO, 24 de setembro de 2018. O texto de Paiva é sobre o livro de Madeleine Albright, “Fascismo, um alerta”, no qual o autor discute as possibilidades de termos, novamente, governanças políticas fascistas em muitos lugares do mundo. O texto está disponível aqui:

https://cultura.estadao.com.br/blogs/marcelo-rubens-paiva/alerta-contra-o-fascismo/ Acesso em 19/02/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É importante que todos os estudantes tenham de forma clara, o que se espera da aula e onde chegarão, ao fim dela.

Nesse momento, exponha para os estudantes que eles irão construir a própria aprendizagem por meio da análise e estudo de documentos históricos. Os estudantes irão reconhecer as características do fascismo italiano em discursos proferidos por Mussolini, em trechos de livros por quem vivenciou o período histórico e também com a análise de foto do chefe de Estado.

Dessa forma, não serão oferecidas a eles as respostas, mas, sim, as perguntas que irão direcionar o seu próprio entendimento do contexto histórico e, consequentemente, a construção do pensamento histórico de forma protagonista. Ao analisar os documentos, é importante que seja descrito que esse material faz parte da história mundial e que foi construído por pessoas que o vivenciaram, assim como eles, hoje, vivenciam grandes momentos que, no futuro, serão importantes para a história do país e a história local.

Para que o fascismo seja compreendido como um fato histórico surgido na Itália e expandido para outros locais e períodos históricos, propomos uma atividade na Sistematização que faça os estudantes pensarem sobre a volta da aceitação de discursos com ideologias fascistas, como por exemplo, a ridicularização da democracia e a busca por uma valorização das instituições do Estado. Dessa forma, tem-se a diferenciação do fascismo que ocorreu na Itália e seus desenrolares do discurso atual de intolerância e agressividade com ideais fascista, nesse caso, discurso motivado por ódio e restritor de liberdades democráticas.

Para você saber mais:

O artigo de George Orwel, publicado no site da Revista Piauí, traz uma discussão sobre o uso do conceito histórico de “fascismo”, contribuindo no embasamento teórico e posicionamento do professor em relação ao conteúdo. O artigo está disponível aqui:

https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-que-e-fascismo/ Acesso em 19/02/2019.

PAIVA, Marcelo Rubens. Alerta contra o Fascismo. In: ESTADÃO, 24 de setembro de 2018. O texto de Paiva é sobre o livro de Madeleine Albright, “Fascismo, um alerta”, no qual o autor discute as possibilidades de termos, novamente, governanças políticas fascistas em muitos lugares do mundo. O texto está disponível aqui:

https://cultura.estadao.com.br/blogs/marcelo-rubens-paiva/alerta-contra-o-fascismo/ Acesso em 19/02/2019.

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