Plano de Aula

Plano de aula: A Noite dos Cristais: como discursos de ódio podem mudar o mundo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano contextualiza o início da violência institucionalizada contra judeus antes da guerra e da deportação em massa e complementa “O nazismo e o Holocausto” com um olhar sobre o contexto brasileiro atual para apoiar os estudantes a se posicionarem de maneira crítica diante de fake news e propagação de discursos de ódio.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador e projetor digital.

Materiais diversos:
imagens, linha do tempo, slides e rubrica de avaliação.

Materiais necessários para construção da linha do tempo: impressão das partes da linha, corda de varal e 5 prendedores de roupa, ou 1,5 metros de papel em rolo e cola para colar as partes da linha do tempo.

Materiais necessários para confecção dos cartazes na aula 2: cinco cartolinas, marcadores permanentes de diversas cores, lápis de cor, canetinhas.

Recursos educacionais digitais:
sugestão de tour virtual pelo Memorial do Holocausto como atividade a ser realizada em casa. https://www.ushmm.org/pt-BR

Unidade temática (História, Geografia, Arte)/Prática de Linguagem (língua Portuguesa)

  • Totalitarismos e conflitos mundiais.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Segunda Guerra Mundial

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a relação entre o contexto histórico da Noite dos Cristais (1938) e a política antissemita nazista, conectando a escalada do nazismo com formas contemporâneas de intolerância (xenofobia, racismo e discurso de ódio).

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico, criativo.

7. Argumentação.

9. Empatia e Cooperação

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Acesse

Bibliografia

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

  • HALBWACHS, Maurice. Gostaríamos de informá-lo de que amanhã seremos mortos com nossas famílias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

  • LEVI, Primo. A Assimetria e a Vida: artigos e ensaios (1955-1987). Tradução de Ivone Benedetti. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

  • PEREIRA, João Pedro Cioffi. Antissemitismo nos livros infantis na Alemanha Nazista (1939 - 1945). Ponta Grossa, 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/869646/1/Antissemitismo%20nos%20livros%20infantis%20na%20Alemanha%20Nazista%201939%20-%201945.pdf. Acesso em 12 ago. 2025.

  • SCHPUN, Mônica Raisa. Justa: Aracy de Carvalho e o resgate de judeus: trocando a Alemanha nazista pelo Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

  • STEINER, Jean-François, 1938- ; GIL, Artur Pedro - Treblinka : a revolta de um campo de extermínio. Venda Nova : Bertrand, D.L. 1989. 411 p.

  • WEISS, Helga. O diário de Helga. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Aula 1 - Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 minutos

Orientações gerais:

Este plano de aula tem foco na compreensão da escalada antissemita, marcada pela Noite dos Cristais, abrindo possibilidades de relacionar com episódios de apologia ao nazismo perpretados por grupos neonazistas no Brasil.

Dificuldades antecipadas:

Alguns estudantes podem desconhecer o significado de algumas palavras, como antissemitismo, nazismo, facismo e Holocausto. Assim, seguem as definições de termos que podem ser desconhecidos, de acordo com os dicionários Houaiss e Michaelis.

• Antissemita: aquele ou aquela que se opõe aos semitas, aos judeus.

• Antissemitismo: atitude política ou corrente política que se opõe aos judeus.

• Ditadura: governo autoritário exercido por uma pessoa ou um grupo de pessoas, que tomam o poder desrespeitando as leis em vigor, com supremacia quase absoluta do poder executivo, apoiado pelas forças armadas, e com o poder legislativo inexistente ou enfraquecido e subordinado ao poder do(s) ditador(es), o mesmo acontecendo com o judiciário, e onde geralmente não há estado de direito, imprensa livre, liberdade de associação, de expressão, nem eleições livres e regras claras de sucessão.

• Eugenia: na Biologia, refere-se ao estudo e aplicação de métodos que visam aprimorar fatores que influenciam as qualidades hereditárias de uma espécie, favorecendo o reforço de certas características e a eliminação de outras, como as doenças hereditárias; eugenismo, melhoramento genético. (Foi interpretada radicalmente na Alemanha com a finalidade de exterminar todos que não fossem arianos).

• Facismo: sistema ou regime político e filosófico, antiliberal, imperialista e antidemocrático, centrado em um governo de caráter autoritário, representado pela existência de um partido único e pela figura de um ditador, fundado na ideologia de exaltação dos valores da raça e da nação em detrimento do individualismo. (Itália)

• Nazismo: doutrina e partido alemão de extrema direita, caracterizado pelo preconceito excessivo e pela ênfase à superioridade da raça ariana, fundado e liderado por Adolf Hitler (1889-1945); hitlerismo, nacional-socialismo.

• Neonazismo: movimento de caráter radical que busca resgatar os valores do nazismo ou nacional-socialismo; caracteriza-se pela discriminação racial, por ataques às minorias étnicas, a homossexuais, punks, comunistas e pela negação do Holocausto.

RESSALVA: Os temas abordados são sensíveis e devem ser tratados de maneira crítica, de forma que reflitam o perigo e o mal que representam para uma sociedade, atitudes que caracterizam uma cultura ou raça superior a outra, bem como a discrimição, o preconceito, os discursos de ódio, o racismo e a intolerância religiosa.

Aula 1 - Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 20 minutos.

Para realização desta roda de conversa, espera-se que os estudantes tenham conhecimento da Segunda Guerra, do Holocausto, das causas da guerra e do que significam os termos apontados como dificuldades antecipadas. Caso os estudantes não conheçam os termos, esse é um excelente momento para apoiar a construção desses conhecimentos.

Esta conversa tem a finalidade de contextualizar o tema da aula. Com base em imagens do livro Der Giftpilz, de Ernst Hiemer (Nuremberg, Stürmerverlag, 1938) disponível em: https://research.calvin.edu/german-propaganda-archive/thumb.htm, promova uma roda de conversa com os estudantes.

Deixe preparada a seguinte apresentação de Slides que elaboramos, para mostrar à turma enquanto realiza a roda de conversa. A seguir, daremos orientações sobre como fazê-lo.

Observação importante: aconselha-se a utilização de slides para melhor ilustrar a aula, seguindo as orientações para professores, que podem ser acessadas ao clicar no arquivo com o botão direito e habilitar o "modo de exibição do apresentador".

Organize as mesas em semicírculo ou afaste as mesas e peça que os estudantes se sentem no chão em semicírculo para conversarem sobre as imagens enquanto são expostas ou projetadas.

Inicie a roda de conversa perguntando:

– Vocês sabem que este ano completam-se 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. O que vocês sabem sobre a Segunda Guerra?

(Em todas as perguntas, acolha as respostas e complete com o que for necessário a fim de propor a próxima pergunta).

– Quando falamos da Segunda Guerra, nos vem à mente o Holocausto. O que vocês sabem sobre o Holocausto?

– Qual doutrina, pensamento ou corrente política fez com que milhares de judeus fossem exterminados?

– O que é nazismo?

– Qual a diferença entre nazismo e fascismo?

– Qual a relação entre o nazismo e a eugenia?

– O que quer dizer antissemita?

– E as crianças e jovens, como eram ensinadas na Alemanha, nesse período?

Apenas acolha as respostas mas não complemente. Então, inicie a apresentação de slides e explique para a turma:

- Vamos ver agora imagens de um livro antissemita direcionado para o público infantil alemão entre 1939 e 1945, intitulado Der Giftpilz. (pronuncia-se dér guífti-pílts)

Este livro encontra-se disponível no diretório de pesquisa da Universidade Calvin e já foi tema de estudo de professores de história no Brasil. A imagem está disponível nos slides. (https://research.calvin.edu/german-propaganda-archive/images/giftpilz/scan1.jpg)

Esta é a capa do livro:

Capa do livro antissemita direcionado para o público infantil alemão entre 1939 e 1945, intitulado Der Giftpilz.

Observem que a capa desse livro, que foi produzido para crianças na Alemanha em 1936.

– O que vocês veem na imagem? Como essa imagem se relaciona com os judeus?

Apresente aos estudantes a imagem seguinte dos slides, que trata de ensinamentos antissemitas dirigidos às crianças na Alemanha. Pergunte:

– O que vocês veem? Como as crianças eram ensinadas?

Imagem do que era considerado ideal para se ensinar na escola.

– O que podemos perceber nos desenhos feitos na lousa?

– Como a comparação de características físicas entre vocês (estudantes) resulta na disseminação do ódio?

Neste momento, é importante discutir com os estudantes a respeito do bullying, de como os ataques às características físicas promovem a violência. A gordofobia, a discriminação pela estatura - muito alto ou muito baixo -, os ataques racistas sobre o cabelo cacheado são formas idêntidas de disseminação do ódio na escola.

Vamos ver mais uma imagem, disposta nos slides. Nesta figura, uma mãe explica à criança que é tão difícil distinguir cogumelos comestíveis de venenosos, como distinguir um judeu trapaceiro e um criminoso.

Esta imagem está na página 29 da dissertação de Pereira, 2024

(Esta imagem está na página 29 da dissertação de Pereira, 2024)

– O que essas imagens mostram para nós?

– O que podemos concluir sobre elas?

– As ideias difundidas no livro são verdadeiras?

– Qual relação existe entre elas e fake news?

– Como podemos analisar as informações que chegam até nós hoje?

– Como essas que foram difundidas no livro contribuíram para o Holocausto?

Espera-se que os estudantes relacionem as imagens com formas de disseminação de discursos de ódio, preconceito, racismo e que trazem como consequência a violação de direitos humanos.

Projete a imagem que se refere à Noite dos Cristais, também presente nos slides.

A Sinagoga de Aachen ardendo em chamas durante a "Noite dos Cristais" (ou “Noite dos Vidros Quebrados”). Aachen, Alemanha. Cerca de 10 de novembro de 1938.

A Sinagoga de Aachen ardendo em chamas durante a "Noite dos Cristais" (ou “Noite dos Vidros Quebrados”). Aachen, Alemanha. Cerca de 10 de novembro de 1938. Disponível em: https://collections.ushmm.org/search/catalog/pa1117983

– Vocês já ouviram falar sobre a “Noite dos Cristais” ou “Kristallnacht”? (pronuncia-se crristalnarrt).

Conte aos estudantes que a Noite dos Cristais marcou o auge da escalada antissemita e refere-se ao massacre contra judeus ocorrido nos dias 9 e 10 de novembro de 1938. Os vidros das vitrines de milhares de lojas judias se espalharam pelas cidades durante os ataques. Sinagogas foram vandalizadas, cemitérios judeus profanados, casas invadidas e empresas saqueadas. A “Noite dos Cristais” deve o nome aos milhares de cacos de vidro espalhados. Pelo menos 91 judeus foram brutalmente assassinados neste massacre.

Fonte: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/kristallnacht

Permita que os estudantes falem sobre a Noite dos Cristais e relacionem os conhecimentos prévios a respeito do tema.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO