Trecho-livro Hitler
Plano de Aula
Plano de aula: O nazismo e o Holocausto
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Fascismo e Nazismo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Folhas sulfite, lápis colorido, borracha, folhas impressas, multimídia.
Material complementar:
- Documento 1: Trecho do livro Minha luta
Neste documento tem-se um trecho do livro escrito por Adolf Hitler (1889-1945), líder do Partido Nazista, intitulado de Minha luta. Nele, os alunos lerão alguns argumentos de Hitler que sustentavam as teorias racistas de superioridade do povo de origem ariana, para que pudesse se sobrepor aos outros povos que com eles dividiam o continente europeu.
- Documento 2: Texto e imagem Noite dos Cristais
A Noite dos Cristais (9/11/1938) deu início a uma busca violenta por judeus que viviam na Alemanha. Após o assassinato de um oficial alemão por um adolescente judeu em Paris, 300 mil judeus foram presos e enviados para campos de concentração, 250 sinagogas foram queimadas e mais de 7 mil estabelecimentos comerciais foram destruídos em apenas dois dias.
- Documento 3: Diário de Anne Frank
Anne Frank (1929-1945) era judia e vivia em Amsterdã com seus pais e irmãos. Escrito entre junho de 1942 e agosto de 1944, o diário de Anne traz os registros de como sua família vivia escondida no anexo secreto de um escritório durante a ocupação nazista em Amsterdã. Encontrados e presos pela Gestapo em agosto de 1944, Anne e seus familiares foram enviados para campos de concentração, ela foi para o campo de Auschwitz, no qual ficou até morrer, no fim de fevereiro, ou início de março, de 1945, provavelmente pela contaminação por tifo.
As aulas estão estruturadas para que os estudantes possam problematizar os documentos históricos em todas as suas etapas. Desta forma, ao apresentá-los à sala, atente para que não exponha informações que de alguma maneira possam diminuir a investigação e o questionamento dos estudantes sob o documento histórico.
Para você saber mais:
O site do Museu do Holocausto de Curitiba pode ser utilizado para embasamento do professor e também, caso tenha a oportunidade de um ambiente de pesquisa on-line, o site pode ser explorado pelos estudantes. . O link é esse: http://www.museudoholocausto.org.br/depoimentos/ Acesso em 19/02/2019.
STEINER, Felix. “Noite dos Cristais” e o silêncio dos alemães. Revista Carta Capital. 10 de dezembro de 2018. https://www.cartacapital.com.br/internacional/noite-dos-cristais-e-o-silencio-dos-alemaes Acesso em 19/02/2019.
Site do Memorial do Holocausto de São Paulo, onde se pode entrar em contato com muitos relatos de sobreviventes dos campos de concentração durante o período da Alemanha nazista. http://www.memorialdoholocausto.org.br/ Acesso em 19/02/2019
O site traz uma coleção de fotos e histórias que podem enriquecer o debate em sala, entre estudantes e professor. Link disponível: http://web.annefrank.org/pt/Anne-Frank/O-resumo-da-historia/ Acesso em 19/02/2019.
Nesse site, temos uma enciclopédia sobre o Holocausto. https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/holocaust-denial-key-dates Acesso em 19/02/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Escreva, projete ou imprima o objetivo da aula para a turma. A leitura pode ser feita por você, mas é importante que todos compreendam o objetivo, reconheçam o tema que irão estudar e quais os conhecimentos que deverão ser construídos com o término da aula.
Atente para que o protagonismo do estudante seja preservado nos momentos de estudos em grupo e falas direcionadas para toda a turma. Esta aula foi estruturada para que os documentos históricos sejam problematizados, analisados e compreendidos por meio de questionamentos e discussões em grupo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO