Plano de Aula

Plano de aula: Heróis invisíveis e contradições na ditadura de Vargas: a atuação brasileira na Segunda Guerra Mundial

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano aborda a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial com base em fontes históricas, incentivando a reflexão crítica sobre seus impactos políticos e sociais do conflito no país. A desigualdade racial é um tema central, pois os heróis invisíveis de que fala o título são soldados negros, que, ao retornarem ao Brasil, foram colocados na invisibilidade.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

projetor digital, tablet, celular ou computador.

Recursos Educacionais Digitais:
áudio e vídeo.

Materiais diversos:
papel sulfite.

Unidade temática (História, Geografia, Arte)/Prática de Linguagem (língua Portuguesa)

  • Totalitarismos e conflitos mundiais

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Segunda Guerra Mundial

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a importância da participação brasileira na Segunda Guerra e as contradições sociais, especialmente as raciais, presentes no contexto social brasileiro.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico, criativo.

7. Argumentação.

9. Empatia e Cooperação.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Acesse

Bibliografia

  • ALEKSIÉVITCH, Svetlana. A guerra não tem rosto de mulher, Companhia das Letras, 2016.

  • FERRAZ, Francisco César. Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. Zahar, 2005.

  • MAXIMIANO, César Campiani. Barbudos, sujos e fatigados: soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Grua, 2010.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Dificuldades antecipadas: É importante que os estudantes já tenham conhecimentos prévios acerca do racismo institucional e estrutural no Brasil, bem como dos fatos principais do período da ditadura no Brasil, mesmo período em que ocorreu a Segunda Guerra, tendo se estendido até a década de 1980.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 minutos

Use como recurso a apresentação preparada para esta aula. Caso a escola tenha projetor, aconselha-se a utilização de slides para melhor ilustrar a aula, seguindo as orientações para professores, que podem ser acessadas ao clicar no arquivo com o botão direito e habilitar o "modo de exibição do apresentador". Projete para os estudantes a imagem, gerada por IA a partir da história do soldado João Pedro Paz, pracinha brasileiro que lutou na Segunda Guerra Mundial, na Itália, e se apaixonou por Gioconda Iole, italiana.

Ilustração criada por inteligência artificial representando o soldado brasileiro João Pedro Paz e a italiana Gioconda Iole, cuja história inspirou a música 'Mia Gioconda'. A imagem retrata o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial na Itália e foi criada a partir de prompt no Gemini.

Ilustração criada por inteligência artificial representando o soldado brasileiro João Pedro Paz e a italiana Gioconda Iole, cuja história inspirou a música 'Mia Gioconda'. A imagem retrata o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial na Itália e foi criada a partir de prompt no Gemini.

- O que vemos na imagem?

- Vocês sabiam que o amor entre esse soldado brasileiro e a italiana Gioconda, é contado em uma música escrita por Vicente Celestino? (Entregue a letra da música impressa para os estudantes)

- Vamos ouvir? Quem souber pode cantar junto. É uma música antiga mas que conta uma história real. A imagem foi feita a partir de Inteligência Artificial generativa, mas fica o convite para que vocês façam um tour virtual pelo site do Memorial da FEB, que contém fotos do casal. Ao final da aula, será entregue um QR Code que direciona para o Memorial.

Link para reprodução da música
Letra da música

- Mas essa história teve um final feliz. João Pedro e Gioconda Iole se casaram por procuração, ela em Péscia, na Itália e ele em Porto Alegre, no Brasil. E meses depois ela mudou-se para o nosso país e viveram juntos por 75 anos.

Projete o desenho do casal mais velho, que também consta da apresentação em slides.

Ilustração criada por inteligência artificial mostrando João Pedro Paz e Gioconda Iole idosos, celebrando a vida juntos após o término da Segunda Guerra Mundial. A imagem faz referência à ilustração anterior do casal jovem e representa o final feliz da história que inspirou a música 'Mia Gioconda'. Criada a partir de prompt no Gemini.

Ilustração criada por inteligência artificial mostrando João Pedro Paz e Gioconda Iole idosos, celebrando a vida juntos após o término da Segunda Guerra Mundial. A imagem faz referência à ilustração anterior do casal jovem e representa o final feliz da história que inspirou a música 'Mia Gioconda'. Criada a partir de prompt no Gemini.

- Nessa aula vamos abordar a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e estudar os principais impactos da Guerra em nosso país.

- Pela música, como podemos refletir sobre os impactos da guerra na vida desse combatente?

- Mas existem outros impactos importantes que precisam ser discutidos e para isso vamos organizar uma rotação por estações.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO