GEO09_02UND01 - Ação Propositiva - Alternativa
Plano de Aula
Plano de aula: A formação do mundo global contemporâneo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Globalização econômica
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade está relacionada com a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais, e como ,estas afetam diretamente o cotidiano das populações
Materiais necessários: Um mapa mundi em branco para cada dupla, a charge, lápis de cor, lápis preto, borracha e régua.
Material complementar:
Imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6aEhg2VYzy6wjNG5kSWHDFf9GxhfgJXX48N3gfgKHYRwhT8F4dXqHJmDbxAF/geo09-02und01-contextualizacao-imagens.pdf
Imagem sul pobre x norte rico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7MTbKXnpD6WVakrUG2F2z5ExqWwZbBGX2JAPG9h7Yrdbqrtx2uVKppPPU6hM/geo09-02und01-problematizacao-imagem-sul-x-norte.pdf
Ação propositiva - Mapa-mundi em branco: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7TGMRBeynEnUwpff8tMKN5jbtBcveAkvhwGyR5gXfZPKkZFy44pxreG9BCHW/geo09-02und01-acao-propositiva-mapa-mundi-em-branco.pdf
Ação propositiva - alternativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdDXYrdXuuEQHn3YstbcEaFz3dj6SSaWBfWyj4D3B8JUEZcykfc8Azt55nr/geo09-02und01-acao-propositiva-alternativa.pdf
Mapa-mundi - resolução: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SwjN4FATtNCbRx7qHznwVGsCQZhpdDzf6jfvG6qkCWZVEpqGUdNX9qw6JxSN/geo09-02und01-sistematizacao-mapa-paises-pobres-e-paises-ricos.pdf
Para você saber mais: Nessa aula nós vamos iniciar o trabalho com os conceitos de dispersão industrial e da Divisão Internacional do trabalho. Estes dois processos são pilares para entendermos como se dá a atuação das grandes corporações internacionais dentro do mundo globalizado.
A dispersão industrial ocorreu a partir de meados do século XX em meio a 3° Revolução Industrial, também chamada de Revolução técnico-científico informacional, esse fenômeno foi responsável pela robotização da produção, da melhoria dos meios de comunicação (informatização da sociedade) e dos meios de transportes. Todas essas mudanças facilitou para as indústrias transnacionais a se dispersarem pelo mundo, sobretudo para países de industrialização tardia (Brasil, México, China, Tailândia entre outros). Essas transnacionais buscavam a exploração de uma força de trabalho mais barata, leis ambientais mais flexíveis, isenções de impostos, além da expansão para novos mercados consumidores.
Esse processo abriu as portas para a Nova Divisão Internacional do trabalho, em que, esses países de industrialização tardia passaram a exportar para os países ricos não só matérias primas (como na DIT clássica), mas também, produtos industriais semi-elaborados ou de baixo valor agregado. Já os países centrais passaram a exportar além de máquinas e equipamentos, tecnologias e capitais. Dessa forma, segundo Coutinho e Belluzo (1983) “um grupo relevantes de economias nacionais transformou-se em campo de absorção de investimentos produtivos, contribuindo para que o capital se reproduza a uma taxa de lucro mais elevada e num ritmo mais intenso”.
Abaixo listamos dois links de textos para aprofundar sua leitura sobre o tema.
DECICINO, Ronaldo. Divisão Internacional do Trabalho: Os países e a economia mundial. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/divisao-internacional-do-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.htm. Acesso em: 05 de novembro de 2018
FIRKOWSKI, Olga Lúcia. A Nova Divisão Internacional do trabalho e o surgimentos dos NIC's (Newly Industrializing Countries). Disponível em:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/viewFile/9901/8711. 14 de novembro de 2018
HARVEY, David. A transformação político-econômico do capitalismo do final do século XX. In_____. A Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Edições Loyola, 1992
POCHMANN, Fábio. Economia Global e a nova Divisão Internacional do trabalho. Disponivel em http://decon.edu.uy/network/panama/POCHMANN.PDF. Acessado em 05 de novembro de 2018
Contextos Prévios: Para ter um melhor aproveitamento dos conceitos trabalhados nessa aula é necessário que aluno já tenha estudado a divisão norte e sul entre países pobres e ricos e o processo de industrialização mundial.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicialmente, agrupe os alunos em duplas. Após esse primeiro momento, projete, ou escreva no quadro o tema: O Mundo “globalizado” e desigual. As aspas no termo globalizado é intencional, quando se iniciou as discussões sobre a globalização, os países ricos tinham o discurso que esse fenômeno iria equalizar as desigualdades entre as nações, no entanto, as iniquidades só aprofundaram. Dessa forma o termo “globalizado” é uma crítica a um fenômeno que é extremamente desigual. De forma breve apresente o tema para a turma, uma possível abordagem é mostrar que todos, de uma forma ou de outra, participamos como atores dentro da ordem global.
Como adequar a sua realidade: Procure informações sobre a presença de fábricas e complexos industriais na sua cidade ou na região em que mora. Caso tenha levante informações sobre a origem da empresa, se é brasileira ou filial de alguma multinacional (empresa com sede em outro país do mundo). Essa adequação é importante para que o estudante perceba que esse tema faz parte da realidade cotidiana dele.
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