Plano de Aula
Plano de aula: As modalidades de ginástica de conscientização corporal
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
No desenvolvimento deste plano, os estudantes serão mobilizados a conhecer novas modalidades de ginástica de conscientização corporal, aprofundar e ampliar os conhecimentos sobre essa modalidade de ginástica.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Ginásticas de conscientização corporal.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer o conceito de ginástica de conscientização corporal.
- Identificar as exigências corporais da ginástica de conscientização corporal.
- Conhecer os conceitos e princípios de uma ginástica de conscientização corporal com foco na eutonia.
- Experimentar movimentos básicos de uma ginástica de conscientização corporal com foco na eutonia.
- Reconhecer a importância da ginástica de conscientização corporal para contribuir com a melhoria do bem-estar e o cuidado consigo mesmo.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
Aula
Materiais sugeridos
- Caderno para registro dos estudantes.
- Quadro.
- Espaço amplo ou quadra poliesportiva.
- Colchões.
- Colchonetes.
- Toalhas.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula retomando com os estudantes o conceito de ginástica de conscientização corporal que aprenderam no ano anterior. Apresente as imagens que seguem abaixo e peça que analisem as posições, os movimentos realizados, as estruturas corporais envolvidas, as características quanto ao esforço exigido para realizar esses movimentos.
Anote as respostas dos estudantes no quadro para que possa ajudar a construírem juntos os conceitos de ginástica de conscientização corporal. Faça-os inferir sobre as possíveis denominações dessas modalidades de ginástica que conhecem. Utilize novamente o quadro para anotar as respostas dos estudantes. Em seguida, apresente os objetivos das aulas e descubra o que sabem sobre eutonia e relaxamento, suas finalidades, os movimentos realizados nessas práticas.
Se possível e considerando os dispositivos e equipamentos disponíveis em sua escola, incentive-os a realizar uma rápida pesquisa em sites de busca, como o Google acadêmico, sobre eutonia e relaxamento. Solicite que registrem no caderno de anotações informações relevantes sobre essas práticas. Caso verifique um estudante com deficiência, peça ajuda de um colega da sala para descrever as imagens apresentadas e reduzir ou eliminar barreiras.
Convide-os a experimentar algumas atividades relacionadas com a eutonia e o relaxamento. Peça que analisem as percepções e sensações vindas dos movimentos realizados.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO