Conversa inicial
Inicie a aula retomando com os estudantes o conceito de ginástica de conscientização corporal que aprenderam no ano anterior. Apresente as imagens que seguem abaixo e peça que analisem as posições, os movimentos realizados, as estruturas corporais envolvidas, as características quanto ao esforço exigido para realizar esses movimentos.
Anote as respostas dos estudantes no quadro para que possa ajudar a construírem juntos os conceitos de ginástica de conscientização corporal. Faça-os inferir sobre as possíveis denominações dessas modalidades de ginástica que conhecem. Utilize novamente o quadro para anotar as respostas dos estudantes. Em seguida, apresente os objetivos das aulas e descubra o que sabem sobre eutonia e relaxamento, suas finalidades, os movimentos realizados nessas práticas.
Se possível e considerando os dispositivos e equipamentos disponíveis em sua escola, incentive-os a realizar uma rápida pesquisa em sites de busca, como o Google acadêmico, sobre eutonia e relaxamento. Solicite que registrem no caderno de anotações informações relevantes sobre essas práticas. Caso verifique um estudante com deficiência, peça ajuda de um colega da sala para descrever as imagens apresentadas e reduzir ou eliminar barreiras.
Convide-os a experimentar algumas atividades relacionadas com a eutonia e o relaxamento. Peça que analisem as percepções e sensações vindas dos movimentos realizados.
Atividade
Atividade 1
Na sala de aula, sentados na cadeira, explique aos estudantes que deverão repetir três vezes cada movimento:
- mãos posicionadas sobre os braços da cadeira (ou sobre as próprias pernas); - elevar e soltar punho direito;
- elevar e soltar punho esquerdo;
- elevar e soltar os dois punhos;
- elevar e soltar joelho direito;
- elevar e soltar joelho esquerdo;
- elevar e soltar punhos e joelhos ao mesmo tempo;
- em pé, pernas ligeiramente afastadas, elevar e soltar o braço direito;
- em pé, pernas ligeiramente afastadas, elevar e soltar o braço esquerdo;
- em pé, pernas ligeiramente afastadas, elevar e soltar ambos os braços;
- em pé, pernas ligeiramente afastadas, elevar e soltar o joelho direito;
- em pé, pernas ligeiramente afastadas, elevar e soltar o joelho esquerdo;
- em pé, pernas ligeiramente afastadas, o pé direito apoiado no solo enquanto o pé esquerdo balança, irradiando para perna, tronco e braço;
- em pé, pernas ligeiramente afastadas, o pé esquerdo apoiado no solo enquanto o pé direito balança, irradiando para perna, tronco e braço.
Caso verifique um estudante com deficiência, realize a atividade levando em conta as limitações físicas para reduzir ou eliminar barreiras.
Atividade 2
Num espaço amplo, distribua um colchonete ou toalha para cada estudante. Peça que se posicionem de modo a explorar o espaço organizadamente. Reapresente as imagens e, com base nas análises e descrições dos movimentos realizados, peça que reproduzam as posições. Para isso, incentive-os a criar a sua própria sequência combinando os movimentos. Explique como devem se sentir e executar os movimentos para um bom controle da sua posição. Se considerar oportuno, realize uma vez juntamente com os estudantes para que se sintam mais confiantes e motivados.
Caso verifique um estudante com deficiência, realize a atividade levando em conta as limitações físicas para reduzir ou eliminar barreiras.
Atividade 3
Em duplas, frente a frente, estudante A em pé, pés unidos, se desequilibra para frente, estudante B, por sua vez, apara e evita a queda, apoiando as mãos no ombro do colega. Lembre-os de que o movimento de desequilíbrio deve ser realizado pelo estudante A, e B, por sua vez, deve amparar de maneira segura, lenta, sem solavancos ou trancos, e deixá-lo novamente na posição inicial, retomando assim o equilíbrio. Conforme perceber que há maior confiança entre eles, incentive-os a aumentar a amplitude do desequilíbrio. Após algumas experimentações, efetue a troca de situação.
Em trios, frente a frente, estudantes A e C, em pé, evitam a queda, apoiando as mãos no ombro do estudante B, que permanece também em pé entre eles. Lembre-os de que o movimento de desequilíbrio deve partir de B, e os colegas A e C devem amparar com um toque respeitoso, realizado de maneira segura e lenta, sem solavancos, até deixá-lo novamente na posição inicial, retomando, assim, o equilíbrio. Após algumas experimentações, realize a troca de situações.
Em quartetos, posicionados em roda, lado a lado, deverão amparar um estudante posicionado em pé, no centro da roda, que agora poderá se desequilibrar para qualquer direção. Lembre-os de que o toque e o contato no corpo do colega devem ser respeitosos e suaves. Após algumas experimentações, efetue a troca de situação.
Caso verifique um estudante com deficiência, realize a atividade levando em conta as limitações físicas para reduzir ou eliminar barreiras.
Atividade 4
Coloque os estudantes sentados sobre colchonetes ou toalhas, e explique que irão experimentar uma automassagem. Para isso, peça que realizem dez a quinze respirações profundas e lentas. Em seguida, mantenham os olhos fechados procurando relaxar a musculatura de todo o corpo, começando pelo músculo da face até os dedos do pés.
Diga que, com as mãos, massageiem a cabeça, o pescoço, os ombros, um braço depois o outro, o peito, as pernas, finalizando nos pés. Lembre-os de que o toque deve ser firme com a polpa dos dedos, mas não deve provocar dor. Poderão ainda ser utilizadas palmadas e socos com pouca intensidade para não se machucar. Caso verifique um estudante com deficiência, realize a atividade em dupla para reduzir ou eliminar barreiras.
Sistematizacao do conhecimento
Retome o conceito de ginástica de conscientização corporal criado no início da aula. Explique que, apesar de alguns movimentos parecerem menos complexos e, às vezes, banais, a eutonia exige percepção e controle acurados daquele segmento corporal. Ressalte sobre um bom posicionamento, assim como uma percepção das sensações de dor, que incidirá na tensão dos músculos e na maior ou menor amplitude das articulações envolvidas nos movimentos realizados.
Explique que os movimentos realizados são baseados na eutonia, auxilie-os na construção coletiva de um conceito de eutonia a partir do que foi explicado, pesquisado, percebido e experimentado.
Conscientize-os sobre os benefícios dessas práticas para possibilitar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Elogie condutas positivas com relação a respeito e empatia ao colega nas atividades em grupos, valorize a utilização do conhecimento científico para intervir na realidade, assim como se aprofundar sobre a eutonia.
Caso verifique um estudante com deficiência, lance mão de mais de uma linguagem para reduzir ou eliminar barreiras.
Desdobramentos
Apresente os temas de ginástica de conscientização corporal sugeridos na BNCC: biodança, bioenergética, eutonia, antiginástica, método Feldenkrais, ioga, tai chi chuan e ginástica chinesa. Organize os estudantes em grupos, de acordo com o número de estudantes da sua sala, e realize um sorteio para que cada grupo faça uma pesquisa. Aqui também outros temas poderão ser incorporados a partir da descoberta realizada por meio da pesquisa. Auxilie-os na busca correta por modalidades e práticas que são contempladas nessa categoria de ginástica, em sites como o Google acadêmico ou o Portal de periódicos da Capes.
Explique que deverão fazer parte da pesquisa: aspectos históricos, características, indicações/benefícios e formas de realização. Auxilie-os na definição e atribuição de funções para cada um dos integrantes do grupo, considerando as habilidades individuais. Incentive que sejam realizados apontamentos e registros individuais no caderno.
Oriente que a apresentação pode se dar por meio de um seminário com entrega de um roteiro antecipado para os demais grupos para que possam preparar questões sobre o tema. Combine o tempo mínimo e máximo para cada grupo se apresentar de maneira produtiva. A apresentação poderá contar ainda com um material gráfico (cartaz, folheto etc.) e uma experimentação coletiva organizada pelo grupo organizador.
Combine antecipadamente e peça ajuda aos estudantes para definirem juntos os critérios de avaliação. Lembre-se de lançar mão de instrumentos claros e bem definidos, assim como também utilizar formas diversificadas, como avaliação dos pares, autoavaliação e avaliação da turma sobre os estudantes ou o grupo.
Verifique a possibilidade da vinda de especialistas ou professores para realizar palestras e workshops e possibilitar um aprofundamento sobre o tema.