Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Arte, Criatividade e Tecnologia: desenhando ideias para salvar o mundo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este é um conjunto de duas aulas, que integra artes visuais e tecnologia em interface com a temática dos problemas ambientais. Cada aula tem duração de 50 minutos. O plano tem como foco relacionar criatividade e tecnologia para desenvolver uma peça de design visual que destaque a relevância de discutir sobre os problemas ambientais com base na arte. Na primeira aula, os estudantes são organizados em grupos para refletir sobre problemas ambientais, sendo incentivados a elaborar esboços de cartazes que abordam a temática de modo visual. Além disso, eles terão a oportunidade de conhecer algumas ferramentas de Inteligência Artificial (IA). A segunda aula propõe o uso da ferramenta de IA, como o Copilot, para a criação de cartazes. Os estudantes farão uso dessas ferramentas de IA para gerar imagens e para aprimorar os esboços dos cartazes.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Projetor multimídia.
Computador, tablet ou celular com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations. - Materiais diversos:
Folhas de papel A4 para para esboços.
Lápis e canetas hidrográficas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Processos de criação.
- Arte e tecnologia.
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar artes visuais, criatividade e tecnologia.
- Utilizar as artes visuais e a tecnologia na abordagem de questões relevantes.
- Criar esboços de cartazes sobre problemas ambientais.
- Experimentar ferramentas de IA para design visual.
- Produzir cartazes que evidenciam problemas ambientais e aprimorar as ideias utilizando ferramentas IA.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
3. Repertório cultural.
5. Cultura digital.
7. Argumentação.


Planeje suas aulas pelo whatsapp
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula - aula 01
Tempo previsto: 50 min
Esta aula corresponde ao primeiro momento de um conjunto de planos que integra artes visuais, criatividade e tecnologia na discussão de problemas ambientais. O foco é refletir sobre o uso de ferramentas de IA para criação de cartazes.
Dificuldades antecipadas:
Caso a escola não disponha de um computador por aluno, providencie, pelo menos, 5 aparelhos eletrônicos com acesso à internet (computador, notebook, tablet ou celular) para que a turma trabalhe em grupo.
Organização da aula - aula 01
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 15 min
Inicie a aula exibindo um vídeo sobre problemas ambientais à turma.
Este vídeo aborda animais ameaçados de extinção, caça ilegal e poluição.
“Dream” (feat. Natalie Bergman, Ryan Merchant, Keenan O’Meara & Tal Altman). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RjMzXykfbm8&t=5s Acesso em 28 nov. 2024.
Questione a turma:
- Quais os sentimentos e sensações esse vídeo provocou?
- Quais problemas ambientais foram abordados no vídeo?
- Que outros problemas ambientais vocês conhecem?
- Qual a relevância de discutir essa temática na sociedade?
- Quais formas criativas poderíamos utilizar para discutir a conscientização ambiental, a partir da arte?
- Como as imagens podem impactar a consciência ambiental?
Destaque o papel da arte na comunicação e expressão de ideias e sua relevância na discussão da consciência ambiental e tantas outras temáticas emergentes. Pergunte à turma:
- De que forma a arte poderia ser utilizada para provocar reflexões nas pessoas de seu entorno, sensibilizando para questões ambientais?
Os estudantes podem apontar algumas possibilidades de expressão artística, como: música, teatro, performance, desenho, fotografia, cartaz etc.
Destaque a potencialidade da linguagem visual na comunicação e expressão de ideias.
Amplie a discussão, perguntando:
- E a tecnologia, como pode nos ajudar em um processo artístico de conscientização de forma criativa?
Os estudantes podem apontar o audiovisual, cinema, produção de curtas, etc. Caso a IA seja citada, aproveite para dialogar com a turma, caso contrário, acrescente-a à discussão.
Introduza a discussão sobre IA.
- Vocês já fizeram uso da IA em um processo artístico? Como foi essa experiência? Gostariam de experimentar?
Apresente à turma a proposta de criação de design de peça visual utilizando IA para aprimorar suas ideias.
Projete um PPT com as duas imagens abaixo (inicialmente sem fonte) e pergunte como os estudantes acham que elas foram produzidas.
Imagem 1:

Prompt: “Crie uma imagem de um cartaz referente às mudanças climáticas.”
Resposta do Copilot: “Aqui está a imagem de um cartaz relacionado às mudanças climáticas! Espero que você goste. Se precisar de mais alguma coisa, estarei aqui.”
Imagens 2 e 3:

Prompt: “Crie um cartaz relacionado às mudanças climáticas, destacando o contraste entre um planeta saudável e um ambiente degradado.”
Reflitam sobre a mensagem da peça visual:
- Que mensagem essas imagens transmitem?
- Quais as potencialidades e limites da linguagem visual?
Após essa discussão, revele as fontes e informe que as imagens foram produzidas por IA, que tomou por base uma solicitação escrita.
Apresente um PPT com a logo e as informações sobre a ferramenta digital utilizada (Copilot). Lembre-se de estudar previamente o tutorial elaborado pelos formadores da NOVA ESCOLA (acesse aqui). Escute o que os estudantes têm a dizer e amplie o diálogo com questionamentos.
- Vocês já conheciam o Copilot?
- Já haviam experimentado seus recursos?
- O que acharam desses resultados?
Explique que, com base nas informações que são fornecidas ao aplicativo, as imagens podem ser reformuladas, atendendo ao gênero solicitado no comando. Pergunte aos estudantes como se chama esse comando dado à IA (o prompt).
Explique que o prompt é a instrução dada ao chat da ferramenta de IA, solicitando o que ela deve fazer. Explique que os comandos para essas ferramentas podem ser feitos como se estivéssemos a falar ou pedir a uma pessoa, e que isso significa utilizar a linguagem natural. Assim como com humanos, quanto mais específicos formos em relação às nossas expectativas e necessidades em um pedido/comando, melhores serão os resultados obtidos.
Converse com a turma e diga que para criarem suas imagens, precisam pensar que pedidos farão à IA, para que as imagens correspondam às suas solicitações ou aproximem-se delas.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO