Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Conversas iluminadas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi pensado para ser realizado em duas aulas de 50 minutos cada. Seu objetivo principal é que os estudantes consigam identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo por meio do estudo dos principais filósofos iluministas.
Na primeira aula, organizados em seis grupos, os estudantes retomam o que estudaram sobre o Absolutismo e sobre os teóricos do Absolutismo. Na segunda parte da aula, com auxílio da Inteligência artificial (IA), cada grupo produzirá uma conversa entre um personagem histórico defensor do Iluminismo e, outro, defensor do Antigo Regime. Por fim, parte do grupo realizará o ensaio da encenação sobre a conversa que apresentarão na próxima aula e a outra parte do grupo, a produção de uma imagem com IA sobre a conversa entre os personagens.
Na segunda aula os estudantes apresentam suas produções para toda a turma. Após cada apresentação, estudantes e professor analisam a conversa criada, identificando e analisando os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo econômico que foram apresentados. Por fim, os estudantes devem realizar a autoavaliação da sua participação na prática.
É esperado que, durante todo o plano de aula, os alunos tenham uma “atitude historiadora”, como preconizado na BNCC, analisando as fontes apresentadas, realizando pesquisas, utilizando IA de forma crítica e construindo o conhecimento histórico. Desta forma, não dê respostas prontas durante as atividades, mas auxilie os estudantes, realizando perguntas que facilitem a análise das fontes, a realização das atividades e a produção do conhecimento.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.
Projetor multimídia ou seis imagens produzidas pelos grupos, impressas. - Recursos Educacionais Digitais:
Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations. - Materiais diversos:
Imagens produzidas pelos grupos impressas, caso não disponha de um projetor multimídia.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- A questão do Iluminismo e da ilustração.
Prática de Linguagem
- Produção de texto.
- Oralidade.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo por meio do estudo dos principais filósofos iluministas.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura Digital.


Aula
Antes da aula
Para otimizar o tempo e tornar mais eficiente a prática, inicie seus preparativos na aula anterior.
Utilize parte da aula anterior ao início da prática e explique resumidamente este plano de aula para a turma, descrevendo cada etapa dele: formação dos grupos, escolha de 2 personagens históricos por grupo, pesquisa individual sobre os personagens, produção de conversa entre os personagens com uso de IA, criação e apresentação de dramatização da conversa, produção de uma imagem com IA, apresentações e avaliações.
Em seguida, divida a turma em seis grupos. Forme grupos compostos por estudantes com habilidades diferentes, de forma que eles possam se ajudar mutuamente na realização das atividades propostas. Em seguida, atribua dois personagens históricos para cada grupo, conforme tabela a seguir. Explique que cada grupo terá um personagem defensor do Antigo Regime e, outro, do Iluminismo e Liberalismo.
Tabela 1. Personagens de cada grupo
Grupo | Personagens para a conversa |
A | Voltaire e Bossuet |
B | Adam Smith e Jean-Baptiste Colbert |
C | Rousseau e Thomas Hobbes |
D | Robespierre e Luís XVI |
E | Montesquieu e Luís XIV |
F | Olympe de Gouges e Maria Antonieta |
Solicite que cada estudante, individualmente e em casa, pesquise sobre os dois personagens sorteados para o seu grupo. Peça para que eles busquem informações sobre o período no qual os personagens viveram, suas realizações e suas principais ideias.
Explique que, na próxima aula, cada grupo, utilizando IA, produzirá uma conversa entre seus dois personagens e que, na segunda aula do presente plano, dois alunos do grupo deverão realizar uma dramatização representando este diálogo para todos os colegas da turma. Os demais alunos do grupo deverão produzir uma imagem representando a conversa entre os dois personagens, utilizando IA, e preparar uma minibiografia de cada um deles que será apresentada antes da encenação.
Lista de site recomendados para a pesquisa
Textos recomendados para a pesquisa inicial dos estudantes e para validação das produções feitas pelas IAs.
SOUZA, Agnes Cruz de. Rousseau: a arte da filosofia, literatura e educação. UNICAMP, Campinas, 2002. Disponível em: https://unicamp.br/~jmarques/cursos/2001rousseau/acs.htm. Acesso em 13 nov. 2024.
National Geographic Portugal. Voltaire, uma das mentes mais brilhantes do século das luzes. Portugal, 2021. Disponível em: https://www.nationalgeographic.pt/historia/voltaire-uma-das-mentes-mais-ilustres-do-seculo-das-luzes_2730. Acesso em 13 nov. 2024.
Enciclopédia Britannica: Montesquieu. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Montesquieu. Acesso em 13 nov. 2024.
Gonçalves, Iuri. E Investidor – Estadão. Quem foi Adam Smith e qual a sua importância para a economia. São Paulo, 09 mar. 2023. Disponível em: https://einvestidor.estadao.com.br/comportamento/quem-foi-adam-smith-e-o-que-ele-defendia/. Acesso em 13 nov. 2024.
National Geographic Portugal. Robespierre e a época mais cruel da Revolução Francesa. Portugal, 2023. Disponível em: https://www.nationalgeographic.pt/historia/robespierre-e-a-epoca-mais-cruel-da-revolucao-francesa_2949. Acesso em 13 nov. 2024.
EBC Brasil. História hoje: Há 230 anos, ativista Olympe de Gouges era executada. Brasília, 3 nov. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2023-11/historia-hoje-ha-230-anos-ativista-olympe-de-gouges-era-executada. Acesso em 13 nov. 2024.
Olympe de Gouges. Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. Paris, 1791. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/414/2018/10/DeclaraDirMulherCidada1791RecDidaPESSOALJNETO.pdf. Acesso em 13 nov. 2024.
Sobre esta aula - aula 01
Tempo previsto: 50 min
Esta aula está dividida em duas partes, na primeira os estudantes analisam quatro imagens relacionadas a Luís XIV e ao absolutismo francês, retomando os conteúdos e habilidades trabalhadas no ano anterior e no início deste.
Na segunda parte da aula, cada grupo produzirá um diálogo entre seus dois personagens históricos, utilizando nesta produção uma ou mais ferramentas de IA. Após concluída a produção, dois alunos do grupo devem ensaiar a conversa entre os dois personagens. Os demais alunos do grupo utilizam uma ferramenta de IA para a produção de uma imagem da conversa dos dois personagens e a minibiografia deles, para apresentação na aula seguinte.
Durante a realização da atividade é importante que você, professor, destaque nas produções dos estudantes os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo, como a igualdade jurídica, a liberdade religiosa, a liberdade de expressão, o combate aos privilégios, os três poderes, o combate ao absolutismo, entre outros. Destaque nos textos produzidos os conceitos importantes e explique-os para o grupo.
É recomendado que os estudantes utilizem diferentes ferramentas de IA em suas produções, escolhendo a melhor produção ou mesclando parte delas. O Copilot é uma das ferramentas que pode ser usada para a produção do texto. Já para a criação da imagem, representando a conversa entre os dois personagens, os grupos também podem utilizar diferentes ferramentas de IA, como o Microsoft Designer entre outros.
Dificuldades antecipadas:
É possível que alguns alunos tenham dificuldade em utilizar a IA. Se este for o caso, antes desta aula, explique para os estudantes o que é IA e como ela funciona. Exiba algumas ferramentas de IA, demonstrando como uma pesquisa pode ser realizada em cada ferramenta. Explique que a IA é algo novo e que, algumas vezes, podem ocorrer erros em suas resoluções, desta forma é importante conferir as informações apresentadas pela IA em livros, sites confiáveis e outras fontes. Solicite que os estudantes utilizem suas pesquisas.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO