Plano de Aula

Plano de aula: Conversas iluminadas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi pensado para ser realizado em duas aulas de 50 minutos cada. Seu objetivo principal é que os estudantes consigam identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo por meio do estudo dos principais filósofos iluministas.

Na primeira aula, organizados em seis grupos, os estudantes retomam o que estudaram sobre o Absolutismo e sobre os teóricos do Absolutismo. Na segunda parte da aula, com auxílio da Inteligência artificial (IA), cada grupo produzirá uma conversa entre um personagem histórico defensor do Iluminismo e, outro, defensor do Antigo Regime. Por fim, parte do grupo realizará o ensaio da encenação sobre a conversa que apresentarão na próxima aula e a outra parte do grupo, a produção de uma imagem com IA sobre a conversa entre os personagens.

Na segunda aula os estudantes apresentam suas produções para toda a turma. Após cada apresentação, estudantes e professor analisam a conversa criada, identificando e analisando os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo econômico que foram apresentados. Por fim, os estudantes devem realizar a autoavaliação da sua participação na prática.

É esperado que, durante todo o plano de aula, os alunos tenham uma “atitude historiadora”, como preconizado na BNCC, analisando as fontes apresentadas, realizando pesquisas, utilizando IA de forma crítica e construindo o conhecimento histórico. Desta forma, não dê respostas prontas durante as atividades, mas auxilie os estudantes, realizando perguntas que facilitem a análise das fontes, a realização das atividades e a produção do conhecimento.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.

    Projetor multimídia ou seis imagens produzidas pelos grupos, impressas.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

  • Materiais diversos:
    Imagens produzidas pelos grupos impressas, caso não disponha de um projetor multimídia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • A questão do Iluminismo e da ilustração.

Prática de Linguagem

  • Produção de texto.
  • Oralidade.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo por meio do estudo dos principais filósofos iluministas.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura Digital.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Acesse

  • Acesse aqui o tutorial sobre o Copilot e o MS Designer criado pelos formadores da NOVA ESCOLA.

  • Videoaula “Ancien Régime e Iluminismo” ministrada pelo professor doutor Peter Demant na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oqBRq00R1Bo. Acesso em 04 nov. 2024.

  • Entrevista com Jorge Grespan, “O século XVIII iluminista: revolução e crítica. Canal da Revista de História da USP. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_PBq91Nwf_8. Acesso em 04 nov. 2024.

Bibliografia

  • SOUZA, Maria das Graças de; NASCIMENTO, Milton Meira do. Iluminismo: a revolução das luzes. São Paulo: Discurso Editorial, 2020.

  • LEFEBVRE, Georges. 1789: o surgimento da Revolução Francesa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2019.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO