Plano de Aula
Plano de aula: A influência do Mercosul na economia familiar brasileira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 8º ano do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular Geografia. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Neste plano de aula, os estudantes terão a oportunidade de analisar dados referentes à balança comercial brasileira com os países do Mercosul. E, por meio da análise de dados referentes ao aumento das importações de alguns gêneros, poderão relacionar as trocas comerciais com o aumento do custo de vida no país.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Bloco econômico/Mercosul.
- Relações internacionais.
- Economia.
Objetivos de aprendizagem
- Analisar a influência do Mercosul no custo de vida no Brasil.
- Compreender a dinâmica das relações comerciais entre os países do Mercosul.
- Reconhecer a interligação econômica proporcionada pelo desenvolvimento da globalização.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Antes de realizar a aula deste plano, é importante que os estudantes já saibam o que são os blocos econômicos e quais são os blocos econômicos de que o Brasil faz parte, ou seja, é preciso que já tenham trabalhado a habilidade EF08GE12 (Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros), mesmo que de maneira introdutória e/ou superficial.
Para se aprofundar
Acesse o site Comex Stat, um sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro. São divulgados mensalmente os dados detalhados das exportações e importações brasileiras, extraídas do SISCOMEX e baseados na declaração dos exportadores e importadores. Disponível no link: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis. Acesso em 15 Dez. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Cópia ou equipamento de projeção para compartilhamento de gráficos e dados relacionados à balança comercial brasileira e o Mercosul.
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