Plano de Aula

Plano de aula: A influência do Mercosul na economia familiar brasileira

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 8º ano do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular Geografia. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Neste plano de aula, os estudantes terão a oportunidade de analisar dados referentes à balança comercial brasileira com os países do Mercosul. E, por meio da análise de dados referentes ao aumento das importações de alguns gêneros, poderão relacionar as trocas comerciais com o aumento do custo de vida no país.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Bloco econômico/Mercosul.
  • Relações internacionais.
  • Economia.

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar a influência do Mercosul no custo de vida no Brasil.
  • Compreender a dinâmica das relações comerciais entre os países do Mercosul.
  • Reconhecer a interligação econômica proporcionada pelo desenvolvimento da globalização.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Antes de realizar a aula deste plano, é importante que os estudantes já saibam o que são os blocos econômicos e quais são os blocos econômicos de que o Brasil faz parte, ou seja, é preciso que já tenham trabalhado a habilidade EF08GE12 (Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros), mesmo que de maneira introdutória e/ou superficial.

Para se aprofundar

Acesse o site Comex Stat, um sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro. São divulgados mensalmente os dados detalhados das exportações e importações brasileiras, extraídas do SISCOMEX e baseados na declaração dos exportadores e importadores. Disponível no link: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis. Acesso em 15 Dez. 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Cópia ou equipamento de projeção para compartilhamento de gráficos e dados relacionados à balança comercial brasileira e o Mercosul.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO