Materiais sugeridos
- Caderno para registro dos estudantes.
- Bolas de borracha ou bolas de tênis.
- Tacos de madeira, cabos de vassoura ou tacos construídos com os estudantes.
- Cones pequenos ou garrafas pet de 1 litro cheias de pedrinhas ou água.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Em roda de conversa, mobilize os estudantes perguntando o que sabem sobre os esportes de campo e taco, quais modalidades conhecem ou já praticaram. Tendo em vista que já experimentaram essa categoria de esportes nos 3o, 4o e 5o anos do Ensino Fundamental, espera-se que citem modalidades como beisebol, críquete, softbol e jogos como o taco ou bets, tacobol, base 4, entre outros (dependendo da região do Brasil).
Após esse levantamento, faça alguns questionamentos aos estudantes: Quais são as principais características dos esportes de campo e taco? Podem citar alguns movimentos requeridos nessas modalidades? Quais habilidades motoras são fundamentais nesses esportes? Que capacidades físicas são exigidas nessas modalidades? Quais equipamentos são necessários nesses esportes? Identificam as posições e funções exercidas pelos jogadores em campo? Existem locais no entorno da escola para a prática dos esportes de campo e taco?
Verifique a possibilidade de utilizar outras estratégias para que consiga avaliar os conhecimentos prévios de toda a turma, como a utilização de vídeos, a apresentação de fotos ou o pedido para que estudantes expliquem aos colegas com os quais estão acostumados a se comunicar.
Após essa verificação inicial, apresente aos estudantes um “Quadro avaliativo de registro”, que será utilizado para registrar as atividades (de acordo com o modelo a seguir). Peça aos estudantes que anotem em seus cadernos, preenchendo-os conforme as perguntas forem sendo respondidas durante e após a aula.
Sugestão do quadro avaliativo de registros:
Perguntas | Respostas durante a aula | Respostas após a aula |
Quais são as principais características dos esportes de campo e taco? |
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Quais regiões corporais são exigidas na prática dos esportes de campo e taco? |
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Quais habilidades motoras são requeridas nos esportes de campo e taco? |
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Quais capacidades físicas são solicitadas nos esportes de campo e taco? |
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Quais equipamentos são necessários nesses esportes? |
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Identificam as posições e funções exercidas pelos jogadores em campo? |
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Qual é a principal função do lançador? |
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Qual é a principal função do rebatedor? |
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Os jogadores podem mudar de posição durante o jogo? |
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A área do jogo é compartilhada? |
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O time ofensivo rebate ou lança a bola? |
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Qual é a ação do time na defesa? |
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Existem locais no entorno da escola para a prática dos esportes de campo e taco? |
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Registros importantes sobre os esportes de campo e taco. |
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Outras dúvidas sobre os esportes de campo e taco. |
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Resumo do que aprendi sobre esportes de campo e taco. |
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Solicite aos estudantes que se reúnam em pequenos grupos e discutam sobre as características e a lógica interna dos esportes de campo e taco, apontando os elementos constitutivos desses esportes (perguntas do quadro avaliativo). Os grupos podem fazer uma breve pesquisa usando seus próprios celulares ou a sala de informática, devendo registrar no quadro e apresentar oralmente as características para toda a turma.
Caso não seja possível utilizar a internet, produza um texto de apoio com as informações contidas no Para saber mais como suporte para que os estudantes façam a pesquisa. Verifique se existem estudantes com dificuldade de registrar as pesquisas ou as conversas. Pode pedir a colegas que os auxiliem na escrita.
Após a apresentação, comente com os estudantes que, culturalmente, os esportes de campo e taco não são tão populares no Brasil, quando comparados com esportes mais tradicionais, como o futebol, o voleibol e o basquete. Destaque ainda que essas modalidades podem ser adaptadas quanto ao espaço de jogo (campo), às regras e aos materiais (taco e bola) nas aulas de Educação Física.
Solicite aos estudantes nos grupos que levantem hipóteses sobre como fazer essas adaptações (quais materiais estão disponíveis e de quais vão precisar, quais os espaços adequados para a prática, como serão as regras etc.) para a experimentação desses esportes na escola, propondo que escolham coletivamente a modalidade/jogo de campo e taco mais familiar e em seguida realizem a prática dessa modalidade vivenciando o papel de jogador. É importante que as discussões pensem em práticas que incluam todos. Devem flexibilizar as regras? Devem adequar os materiais? Devem organizar os espaços de forma diferente? Devem definir posições específicas de acordo com os potenciais de movimentação de cada um?
Atividade
Como sugestão para a experimentação dos esportes de campo e taco, apresentamos o taco ou bets. Mesmo que essa modalidade já tenha sido desenvolvida com eles, comente que a proposta é um aprofundamento nas aprendizagens sobre os esportes de campo e taco. Como é uma sugestão, é possível, a partir dos materiais, espaços e características da sua turma, desenvolver outras modalidades.
A organização de material, espaço de jogo, formação das equipes e regras deve ser construída pelos estudantes colaborativamente, seguindo as discussões realizadas na conversa inicial. Você pode contribuir, explicando que o jogo de taco é disputado entre duas duplas. Uma dupla fica em posse dos tacos (bets) em uma base e a outra fica em posse da bola na outra base, separados em um campo com distância de 10 metros entre uma base e outra. A dupla que está com a bola deve acertar o alvo (pode ser feito com garrafas pet), ocorrendo isso, o taco deve ser repassado para a dupla que derrubou o alvo. Caso a dupla que está com o taco consiga rebater a bola, deverá trocar de lado quantas vezes for possível, pois assim marcará pontos.
Todos devem participar da atividade, se organizando em duplas mistas ou não, e dependendo do espaço disponível na escola, podem jogar mais equipes simultaneamente.
Durante a experimentação, enquanto algumas duplas exercem o papel de jogador, as demais devem observar, discutir e analisar os elementos constitutivos e a lógica interna da modalidade, e sobre como melhor utilizar as habilidades motoras (por exemplo, o arremesso e a rebatida) e as capacidades físicas (por exemplo, a velocidade para se deslocar entre as bases e a força necessária para rebater a bola mais longe). Cada dupla pode definir suas estratégias como jogadores para solucionar os desafios técnicos (segurar o taco para golpear a bola) e táticos (se posicionar na frente da base para rebater a bola).
Converse com os estudantes sobre as estratégias técnico/táticas que combinaram durante a observação, estimulando-os a colocá-las em prática no momento do jogo.
Após algumas rodadas, peça aos estudantes que discutam nas duplas se já conseguem perceber a lógica interna do jogo, analisando se a utilização das habilidades motoras e capacidades físicas requisitadas durante a prática da modalidade contribuem nas ações técnicas individuais e nas ações táticas coletivas em prol do resultado. É importante os estudantes entenderem que os aspectos técnicos e táticos dos esportes de campo e taco se modificam com base na interação com o adversário.
Após essa análise, é importante que façam o registro no quadro avaliativo.
Como forma de monitorar e acompanhar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem dos estudantes durante a prática é importante que:
- Observe e certifique-se se todos os estudantes estão participando efetivamente das atividades, sendo colaborativos nos grupos.
- Avalie e registre se os estudantes conseguem colocar em prática habilidades motoras e capacidades físicas intervenientes no jogo, contribuindo para a aprendizagem desses aspectos.
- Caso seja necessário, intervenha na solução de alguma dúvida relacionada com as regras do jogo ou forma de jogar.
- Observe se os estudantes empregam as ações técnicas e táticas associando a lógica interna do jogo que está sendo tematizado.
- Realize intervenções, se julgar necessário, observando questões como a inclusão dos estudantes nas atividades, a importância de se esforçar para superar as dificuldades, e ajude-os na intermediação de possíveis conflitos e resolução de problemas.
Momento da reflexao
Em roda de conversa, retome com os estudantes as questões elencadas no Quadro avaliativo de registros, perguntando-lhes sobre o que aprenderam nos esportes de campo e taco relacionado a lógica interna, habilidades motoras, capacidades físicas, movimentos e funções dos jogadores, equipamentos e área de jogo utilizados nesses esportes. Para isso, peça aos estudantes que procedam da mesma maneira que a produção do quadro, ou seja, utilizando estratégias para que todos possam compreender e preencher o quadro, como, por exemplo, auxiliar os colegas com dificuldade de escrever ou baixa visão.
Pergunte também como discutiram em duplas estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos durante a prática e sobre a relação de cooperação e ajuda mútua entre os jogadores.
Sistematizacao do conhecimento
Utilize o Quadro avaliativo de registros para organizar e sistematizar com os estudantes o que foi aprendido. Eles devem fazer uma análise crítica do percurso que realizaram na aula, considerando seus conhecimentos prévios, as discussões e experimentações em duplas e grupos e os apontamentos do professor. Essa análise deve estar associada ao que efetivamente aprenderam referente às características e à lógica interna dos esportes de campo e taco, às funções técnico/táticas assumidas por quem exerce o papel de jogador nesses esportes, à compreensão e utilização das habilidades motoras e capacidades físicas intervenientes para a melhor realização dessas modalidades, além de componentes importantes relacionados às competências gerais como a criatividade, a elaboração de hipótese, a capacidade de se expressar, a disposição de ouvir o outro, o respeito aos próprios limites e os limites dos colegas, a empatia, o agir coletivamente em prol de um objetivo com resiliência e com base em princípios éticos.
Registro e avaliacao
Utilize o quadro avaliativo de registros como evidência e consolidação do que os estudantes aprenderam, solicitando que após o momento de reflexão respondam as perguntas no espaço Respostas após a aula. Lembre-se de que alguns estudantes podem ter dificuldade de registro e considere para isso outras estratégias para este fim, como utilizar a gravação das falas, solicitando aos colegas que as transcrevam para o quadro.
Para a sua avaliação, sugerimos que elabore uma planilha com a composição de algumas tarefas realizadas pelos estudantes no decorrer da aula em escala de 1, 3 e 5 que irão compor um valor total (sendo 1 para a não realização da tarefa, 3 para a realização parcial da tarefa, e 5 para a realização integral da tarefa):

Reúna os estudantes em roda de conversa e forneça um feedback geral, pautado na composição de conceitos, experimentações e relações construídas na aula. Explique-lhes que aplicou uma avaliação pautada em escalas de 1, 3 e 5, evidenciando a não realização, a realização parcial e a realização integral das tarefas propostas. Durante a conversa, enfatize a importância do seu envolvimento pessoal na construção da sua aprendizagem, fazendo-os refletir sobre suas potencialidades e limitações, evitando comparações entre os estudantes.
Barreiras
Barreiras
- Solicitar aos estudantes a realização de movimentos especializados.
- Não flexibilizar as regras.
- Excluir estudantes das atividades, ao invés de propor adaptações.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
- Permitir que os estudantes adaptem as regras às características da turma.
- Orientar para que cada estudante realize os movimentos dentro do seu potencial.
- Organizar as atividades de modo que nenhum estudante seja excluído.
Desdobramentos
Como opções para o desdobramento das próximas aulas, sugerimos que os estudantes:
- Experimentem outras modalidades de campo e taco citadas na conversa inicial, organizando os espaços, discutindo as regras e retomando os conceitos sobre a lógica interna desses esportes.
- Pesquisem em quais países os esportes de campo e taco são mais populares.
- Produzam textos sobre as características dos esportes de campo e taco, evidenciando a relação entre “esporte x cultura”.
- Discutam e registrem quais as capacidades físicas e habilidades motoras são mais evidenciadas nos esportes de campo e taco.
- Criem infográficos sobre as regras, espaços, implementos e equipamentos utilizados nos esportes de campo e taco.
- Elaborem um mapa ou croqui retratando os locais disponíveis na escola e na comunidade para a prática de esportes de campo e taco.
Temas contemporâneos transversais
Apresentamos como sugestão a macro área Multiculturalismo e o tema transversal Diversidade cultural.
Macro área: Multiculturalismo
Tema: Diversidade cultural
Sugira que os estudantes pesquisem em quais regiões do Brasil os esportes de campo e taco são mais difundidos e praticados, levando em consideração a diversidade cultural do nosso país, o processo imigratório e a influência de outros países na nossa cultura esportiva. Peça-lhes para, na aula seguinte, compartilhar os resultados de suas pesquisas com os demais estudantes, promovendo uma discussão sobre a ampliação das vivências relacionadas aos esportes de campo e taco oferecidos na escola, evidenciando a habilidade EF89EF02 da BNCC.
É importante que todas as dúvidas dos estudantes, assim como as suas novas aprendizagens, sejam registradas no quadro avaliativo. Ao final dessa sequência, faça os estudantes observarem o quadro e perceberem o quanto aprenderam nas aulas.