Plano de aula: O papel de jogador nos esportes de campo e taco

Descrição

Neste plano, apresentamos possibilidades para que os estudantes mobilizem conhecimentos sobre os esportes de campo e taco mais familiares, retomando as características e a lógica interna dessas modalidades, analisando as habilidades motoras e as capacidades físicas requisitadas nesses esportes, usando habilidades técnicas e táticas na experimentação do papel de jogador.

Objeto de conhecimento

Esportes de campo e taco

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer as características e a lógica interna dos esportes de campo e taco.
  • Experimentar o papel de jogador nos esportes de campo e taco usando habilidades técnicas e táticas básicas.
  • Identificar os elementos técnicos individuais e as regras básicas presentes nos esportes de campo e taco.
  • Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de campo e taco.
  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes de campo e taco.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos
  • Caderno para registro dos estudantes.
  • Bolas de borracha ou bolas de tênis.
  • Tacos de madeira, cabos de vassoura ou tacos construídos com os estudantes.
  • Cones pequenos ou garrafas pet de 1 litro cheias de pedrinhas ou água.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Em roda de conversa, mobilize os estudantes perguntando o que sabem sobre os esportes de campo e taco, quais modalidades conhecem ou já praticaram. Tendo em vista que já experimentaram essa categoria de esportes nos 3o, 4o e 5o anos do Ensino Fundamental, espera-se que citem modalidades como beisebol, críquete, softbol e jogos como o taco ou bets, tacobol, base 4, entre outros (dependendo da região do Brasil).

Após esse levantamento, faça alguns questionamentos aos estudantes: Quais são as principais características dos esportes de campo e taco? Podem citar alguns movimentos requeridos nessas modalidades? Quais habilidades motoras são fundamentais nesses esportes? Que capacidades físicas são exigidas nessas modalidades? Quais equipamentos são necessários nesses esportes? Identificam as posições e funções exercidas pelos jogadores em campo? Existem locais no entorno da escola para a prática dos esportes de campo e taco?

Verifique a possibilidade de utilizar outras estratégias para que consiga avaliar os conhecimentos prévios de toda a turma, como a utilização de vídeos, a apresentação de fotos ou o pedido para que estudantes expliquem aos colegas com os quais estão acostumados a se comunicar.

Após essa verificação inicial, apresente aos estudantes um “Quadro avaliativo de registro”, que será utilizado para  registrar as atividades (de acordo com o modelo a seguir). Peça aos estudantes que anotem em seus cadernos, preenchendo-os conforme as perguntas forem sendo respondidas durante e após a aula.

Sugestão do quadro avaliativo de registros:

Perguntas

Respostas durante a aula

Respostas após a aula

Quais são as principais características dos esportes de campo e taco?

Quais regiões corporais são exigidas na prática dos esportes de campo e taco?

Quais habilidades motoras são requeridas nos esportes de campo e taco?

Quais capacidades físicas são solicitadas nos esportes de campo e taco?

Quais equipamentos são necessários nesses esportes?

Identificam as posições e funções exercidas pelos jogadores em campo?

Qual é a principal função do lançador?

Qual é a principal função do rebatedor?

Os jogadores podem mudar de posição durante o jogo?

A área do jogo é compartilhada?

O time ofensivo rebate ou lança a bola?

Qual é a ação do time na defesa?

Registros importantes sobre os esportes de campo e taco.

Outras dúvidas sobre os esportes de campo e taco.

Resumo do que aprendi sobre esportes de campo e taco.

Solicite aos estudantes que se reúnam em pequenos grupos e discutam sobre as características e a lógica interna dos esportes de campo e taco, apontando os elementos constitutivos desses esportes (perguntas do quadro avaliativo). Os grupos podem fazer uma breve pesquisa usando seus próprios celulares ou a sala de informática, devendo registrar no quadro e apresentar oralmente as características para toda a turma.

Caso não seja possível utilizar a internet, produza um texto de apoio com as informações contidas no Para saber mais como suporte para que os estudantes façam a pesquisa. Verifique se existem estudantes com dificuldade de registrar as pesquisas ou as conversas. Pode pedir a colegas que os auxiliem na escrita.

Após a apresentação, comente com os estudantes que, culturalmente, os esportes de campo e taco não são tão populares no Brasil, quando comparados com esportes mais tradicionais, como o futebol, o voleibol e o basquete. Destaque ainda que essas modalidades podem ser adaptadas quanto ao espaço de jogo (campo), às regras e aos materiais (taco e bola) nas aulas de Educação Física.

Solicite aos estudantes nos grupos que levantem hipóteses sobre como fazer essas adaptações (quais materiais estão disponíveis e de quais vão precisar, quais os espaços adequados para a prática, como serão as regras etc.) para a experimentação desses esportes na escola, propondo que escolham coletivamente a modalidade/jogo de campo e taco mais familiar e em seguida realizem a prática dessa modalidade vivenciando o papel de jogador. É importante que as discussões pensem em práticas que incluam todos. Devem flexibilizar as regras? Devem adequar os materiais? Devem organizar os espaços de forma diferente? Devem definir posições específicas de acordo com os potenciais de movimentação de cada um?