Plano de Aula

Plano de aula: O papel de jogador nos esportes de campo e taco

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano, apresentamos possibilidades para que os estudantes mobilizem conhecimentos sobre os esportes de campo e taco mais familiares, retomando as características e a lógica interna dessas modalidades, analisando as habilidades motoras e as capacidades físicas requisitadas nesses esportes, usando habilidades técnicas e táticas na experimentação do papel de jogador.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de campo e taco

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer as características e a lógica interna dos esportes de campo e taco.
  • Experimentar o papel de jogador nos esportes de campo e taco usando habilidades técnicas e táticas básicas.
  • Identificar os elementos técnicos individuais e as regras básicas presentes nos esportes de campo e taco.
  • Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de campo e taco.
  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes de campo e taco.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania  

Os esportes na BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os esportes como uma das práticas corporais que devem ser tematizadas nas aulas de Educação Física ao longo do Ensino Fundamental. Segundo a BNCC, é imprescindível que os estudantes tenham contato com o maior número possível de práticas corporais e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que elas representam. Por isso, a BNCC apresenta sete categorias de esportes, que, segundo o documento, “possibilita a distribuição das modalidades esportivas

Temas contemporâneos transversais

Para ampliar as possibilidades de integrar os conhecimentos mobilizados nas aulas de Educação Física com o cotidiano dos estudantes, inclua no seu planejamento os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Esses temasapresentam uma proposta de ensino atual e contextualizada, que prioriza o desenvolvimento da cidadania, com a discussão de assuntos que interessam aos estudantes, fazendo conexão com situações vivenciadas por eles em suas realidades e contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na Base Nacional Comum Curricular (COLARES; SANTA CRUZ, 2021). Alguns TCTs apresentam maior possibilidade de intervenção e integração com a área de conhecimento específica da Educação Física, tais como saúde, multiculturalismo.

Bibliografia

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 15 out. 2021.

COLARES, B. de S.; SANTA CRUZ, R. A. R. Abordagem intradisciplinar dos temas contemporâneos transversais nas aulas de Educação Física. Revista Educação Pública, v. 21, no 31, 17 de agosto de 2021. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/31/abordagem-intradisciplinar-dos-temas-contemporaneos-transversais-nas-aulas-de-educacao-fisica>. Acesso em: 15 out. 2021.

GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.

NOVA ESCOLA. Bê-á-bá dos esportes. Esportes na BNCC de Educação Física: o glossário das categorias. [2018]. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12904/glossario- dos-esportes>. Acesso em: 15 out. 2021.

SANTA CRUZ, R. A. R. Temas contemporâneos transversais na BNCC. YouTube. 21 fev. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j2iqLrMj6qk&t=98s>. Acesso em: 15 out. 2021.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO