Plano de Aula
Plano de aula: Lutas do mundo: aprofundando aprendizagens
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano se propõe a levar os estudantes a pesquisar a origem, a evolução até os dias de hoje e quais as transformações no modo de prática de lutas do mundo. A experiência visa levá-los a valorizar as diferentes culturas, além do respeito às diferenças de gosto pessoal e de desempenho.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Lutas do mundo.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar diferentes lutas do mundo, seus principais fundamentos, finalidades e objetivos, de acordo com as diferentes culturas e contextos.
- Experimentar as lutas do mundo, no que se refere aos seus aspectos técnicos, táticos, históricos e filosóficos.
- Adaptar a modalidade de luta às demandas do grupo e à realidade do contexto escolar (escola pública).
- Compreender sobre as transformações históricas que constituem as práticas de lutas, o processo de esportivização e a midiatização das lutas.
- Valorizar e respeitar as culturas de origem das modalidades de lutas do mundo.
Competências gerais
1. Conhecimento
3. Repertório cultural
7. Argumentação
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
Assim como outras práticas corporais, as lutas acompanham o desenvolvimento da humanidade. Algumas delas nasceram da necessidade de se defender de predadores e inimigos, outras estão relacionadas a um estilo de vida, buscando equilíbrio entre o corpo e a mente.
Independente do seu uso, as lutas estão muito presentes no mundo. Algumas delas percorreram longos caminhos até que se disseminassem pelo mundo e chegassem a outros continentes e países.
Hoje em dia, entretanto, a velocidade de disseminação das informações e o contato com outras culturas são muito mais frequentes. Modalidades pouco conhecidas se tornam febre de uma hora para a outra. Muitas delas seguem os princípios dos seus criadores, outras são adaptadas à realidade local ou a determinados fins, como o jiu-jitsu brasileiro.
De acordo com a BNCC, as lutas compõem o conjunto de práticas corporais a serem desenvolvidas ao longo das aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, constituindo-se em “[...] disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário” (BRASIL, 2017, p. 216).
“Além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser tratadas lutas brasileiras (capoeira, huka-huka, luta marajoara etc.), bem como lutas de diversos países do mundo (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, chinese boxing, esgrima, kendo etc.)” (BRASIL, 2017, p. 216).
Considerando as lutas no contexto da Educação Física Escolar, interessa o significado das lutas como práticas de oposição e confrontos, e “[...] parcialmente os aspectos filosóficos e teológicos que envolvem as artes marciais e outras codificações específicas de regras dos esportes de combate” (CAMPOS, 2014, p. 43).
Neste plano, propomos estudar o boxe, representando uma das mais conhecidas e tradicionais modalidades de lutas do mundo.
Considera-se que a primeira atividade associada ao boxe ou pugilismo aconteceu no Egito por volta de 3.000 a.C, e os praticantes lutavam completamente nus seguindo os rituais de festividade do rei. Desde então, o boxe vem evoluindo bastante, atraindo muitos praticantes, especialmente por suas características e fundamentos específicos: socos e movimentos rápidos. O primeiro lutador a conquistar o cinturão olímpico foi um homem chamado Onosmastos de Esmirna, configurando tal modalidade como esporte de luta há mais de 2.600 anos (DUARTE, 2005).
A partir do século XVII, começaram a surgir as primeiras instituições de regras, sendo instituídas as luvas e o número de assaltos no Reino Unido, em 1867. Em 1904, aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos com a modalidade de boxe, nos Estados Unidos, na cidade de Saint-Louis, com sete categorias de peso. A partir desse marco, o boxe foi ganhando maior visibilidade, cabendo ressaltar que a estreia do boxe feminino ocorreu nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 (AIBA; CBB, 2021).
A fim de igualar e aumentar a competitividade durante os combates, categorias foram criadas considerando o peso corporal de cada atleta. O boxe profissional, conta com no máximo doze assaltos (períodos) com três minutos cada. Ao término de cada assalto, pontos são destinados aos lutadores, determinados por cinco juízes e classificados de acordo com os golpes e as defesas realizadas. No caso do atleta ser nocauteado, permanecendo por mais de dez segundos no solo, sem apresentar reação, a luta é encerrada. Lembrando que não são permitidos golpes abaixo da cintura, podendo o lutador ser punido por esta atitude (VIEIRA; FREITAS, 2007).
Os principais fundamentos e/ou golpes do boxe são:
Direto - golpe mais potente, aplicado com a mão que fica atrás da guarda.
Jab - golpe curto, com a mão que fica à frente da base (no caso dos destros, com a mão esquerda).
Cruzado - golpe lateral, de curta distância.
Uppercut - golpe executado de baixo para cima, tendo como alvo principal o queixo do adversário.
Gancho - golpe feito com um movimento semicircular curto que visa atingir a lateral da cabeça ou do torso do adversário, com ângulo mais aberto que o cruzado.
Outros fundamentos bastante utilizados no boxe:
Clinch - quando os praticantes estão se segurando ou se apoiando sem trocar golpes.
Esquiva - ato de desviar dos golpes do oponente.
Guarda - posição inicial do combate, com uma perna levemente à frente da outra e as mãos posicionadas na altura do rosto.
Knockdown - quando um pugilista cai com um soco do adversário.
Sparring - nome dado ao pugilista que auxilia no treino.
Os confrontos devem ocorrer na presença de oficiais de luta, árbitros, cronometristas e médicos, em um espaço denominado ringue com solo macio e que permita a mobilidade dos movimentos de perna (não escorregadio) e quatro postes rígidos interligados por cordas elásticas. Os principais equipamentos de proteção utilizados no boxe são: protetores de cabeça, camiseta (somente no boxe feminino), protetor bucal, cinto, calção, protetor genital e botas. As luvas e uniformes de luta geralmente são diferenciados por cor (azul e vermelho) (VIEIRA; FREITAS, 2007).
Bibliografia
AIBA. Associação Internacional de Boxe Amador, 2021. Disponível em: http://www.aiba.org/. Acesso em: 20 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 out. 2020.
CBB. Confederação Brasileira de Boxe, 2021. Disponível em: http://www.cbboxe.com.br/. Acesso em: 20 dez. 2021.
CAMPOS, L. A. S. Metodologia do ensino das lutas na Educação Física Escolar. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2014.
DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Panda, 2005.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso, 2015.
VIEIRA, V.; FREITAS, A. O que é boxe. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007.
Sugerimos a leitura desta monografia que fala sobre as lutas na Educação Física. Disponível em: https://docplayer.com.br/3067467-Lutas-na-educacao-fisica-escolar-alternativas-pedagogicas-jader-emilio-da-silveira-lancanova-resumo.html. Acesso em: 28 nov. 2021.
Sugerimos a leitura desta monografia que fala sobre as lutas na Educação Física. Disponível em: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=000360059. Acesso em: 28 nov. 2021.
Sugerimos a leitura desta dissertação que fala sobre as lutas na Educação Física. Disponível em: https://1library.org/document/rz3llg9z-sistematizacao-conteudo-aulas-educacao-fisica-ensino-fundamental-medio.html. Acesso em: 28 nov. 2021.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO