Plano de Aula

Plano de aula: Ginásticas de conscientização corporal

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

A proposta deste plano é levar os estudantes a conhecerem as ginásticas de conscientização corporal, compreendendo as suas origens, experimentando práticas com essas características e compartilhando as sensações advindas das práticas com os colegas, comparando-as com outras modalidades de ginástica.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Ginásticas de conscientização corporal.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer os conceitos e a origem das ginásticas de conscientização corporal.
  • Vivenciar práticas com as características das ginásticas de conscientização corporal.
  • Compartilhar as sensações advindas das práticas de ginásticas de conscientização corporal.
  • Comparar as sensações das práticas de ginástica de conscientização corporal com as sensações de ginástica de condicionamento físico.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

8. Autoconhecimento e autocuidado

O termo ginástica de conscientização corporal é utilizado para definir um grande número de modalidades de práticas que utilizam as sensações corporais e a atenção ao corpo como princípio. No âmbito específico das ginásticas, as de conscientização corporal são classificadas como ginásticas não competitivas.

Ginásticas de conscientização corporal reúnem as novas propostas de abordagem do corpo, também conhecidas como técnicas alternativas ou ginásticas suaves. Estes tipos de Ginásticas, pelo menos grande parte, tiveram sua origem na busca da solução de problemas físicos posturais. Fazem parte deste campo a ginástica holística, que é um trabalho corporal complementar atendendo áreas como a neurologia, ortopedia e reumatologia; a antiginástica; a eutonia; o método Feldenkrais; a bioenergética; dentre outras. (SOUZA, 1997, p. 25-26)

De acordo com a BNCC, as ginásticas de conscientização corporal envolvem outras práticas, como as práticas corporais alternativas ou práticas alternativas, muitas delas milenares, em geral, com origem no oriente e que não são advindas da ginástica, como o tai chi chuan (China) e a yoga (Índia).

As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados

para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. Algumas dessas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental. (BNCC, 2017, p. 218)

Essa questão é importante quando se estuda a origem das ginásticas de conscientização corporal. A eutonia, a ginástica holística, a bioenergética, a antiginástica foram modalidades criadas no século XX na Europa. A yoga teve a sua origem na Índia há mais de 5.000 anos. O tai chi chuan é derivado do kung fu e surgiu na China há aproximadamente 700 anos.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

SOUZA, E. P. M. de. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114431. Acesso em: 12 jan. 2022.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO