Materiais sugeridos
- Colchonetes ou outros materiais para os estudantes se sentarem.
- Equipamento de reproduzir áudio.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Sugerimos aqui que comece a aula com uma atividade. Peça aos estudantes que se distribuam pelo espaço e se sentem. Inicie com um aquecimento corporal. Se possível, coloque uma música de relaxamento. Peça que prestem o máximo de atenção aos movimentos e às sensações corporais, como o aquecimento do corpo, o tensionamento, o alongamento e o relaxamento dos músculos, o aumento da frequência respiratória e cardíaca, o estalar das articulações, entre outras.
Inicie ativando com os estudantes as principais articulações do corpo, solicitando que realizem os movimentos lentamente, cada um no seu ritmo.
- Girando os tornozelos nos dois sentidos.
- Flexionando e estendendo os tornozelos.
- Deitados de costas, unindo e afastando as pernas, flexionando e estendendo os joelhos. Elevando e abaixando o quadril ao chão.
A cada movimento, peça que prestem atenção na região corporal que está sendo solicitada e nas sensações corporais advindas dessa região: Sente calor? Desconforto? Estalidos? Limitações? Relaxamento? Alongamento?
- Em pé, proceda da mesma forma em relação a tronco, ombros, cabeça, pescoço, cotovelos, punhos e dedos.
- Deixe-os livre para que explorem os movimentos articulares durante um tempo sempre solicitando que percebam as sensações.
Ao final, peça que se deitem e sintam o seu corpo, dessa vez, em silêncio e com atenção à respiração, voltando à calma, o calor percorrendo o corpo, as regiões ativadas, entre outros.
Proceda com uma conversa:
Quais foram as sensações com as práticas? Sentiram dificuldade em realizar alguma? Gostaram das práticas? Alguém já realizou alguma prática semelhante? Como se sentiram ao final da prática e como estão se sentindo nesse momento? Conhecem alguma prática que se assemelha ao que realizaram?
Permita que os estudantes relatem sobre as sensações e observe se conseguem relacionar o que fizeram com alguma prática que já conhecem.
A seguir, explore um conjunto de modalidades de ginástica denominadas ginástica de conscientização corporal. Peça aos estudantes que criem um quadro no qual irão registrar as suas aprendizagens sobre o tema. Na primeira coluna, serão dispostas as questões advindas das discussões e experiências dos estudantes. Na segunda coluna irão escrever a fonte de pesquisa que utilizaram para obter as respostas. Na terceira coluna, irão escrever as respostas encontradas para as questões. Observe o modelo a seguir:
Questões | Fontes de consulta | Respostas |
Quais são as principais modalidades de ginástica de conscientização corporal de origem ocidental? | Google acadêmico | Eutonia, antiginástica, holística, pilates etc. |
O que é a eutonia e quais são os seus princípios? | Site da Sociedade Brasileira de Eutonia | “A eutonia é uma abordagem de educação somática em que a pessoa acessa a sabedoria que é própria do corpo. Por meio da atenção às sensações, promove a ampliação da percepção e da consciência corporal, propiciando a flexibilização do tônus contribuindo no cuidado das dores e do estresse, além de uma melhor adaptabilidade do corpo para as diversas ações no cotidiano e nas atividades artísticas e esportivas”. |
Quando, onde e quem criou a eutonia? | E-mail enviado para a Associação Brasileira de Eutonia | A eutonia surgiu na Alemanha no século XX e foi criada pela professora Gerda Alexander (1908-1994).
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Quais as sensações corporais do exercício de abdominais? | Vivência em aula | Os exercícios abdominais provocaram uma sensação de “queimação” no abdômen. |
Quais as principais capacidades físicas desenvolvidas na prática de pilates? | Pesquisa em sites e com professores das modalidades | Força e resistência muscular, flexibilidade, equilíbrio. |
Atividade
A seguir, proponha uma atividade de ginástica de condicionamento físico para que os estudantes comparem as sensações entre as duas modalidades. Pode ser uma prática de ginástica aeróbica, step, fitdance ou outra que julgar apropriada.
Propomos aqui uma atividade prática com circuito de exercícios de ginástica de condicionamento físico.
Sugerimos que o circuito seja construído pelos estudantes a partir das suas aprendizagens anteriores sobre as ginásticas, evidenciando a sua aprendizagem. De qualquer modo, sugerimos um circuito com quatro estações para auxiliar nessa construção.
Estação 1
Subir e descer em um banco, degrau de arquibancada ou outro local imitando um exercício de step.
Imagem 1
Estação 2
Flexão inversa com apoio no banco.
Imagem 2
Estação 3
Exercícios abdominais.
Estação 4
Alongamentos gerais
Observe a necessidade de adaptação de algum dos exercícios propostos nas estações, de acordo com as características dos estudantes. Se julgar necessário, demonstre os exercícios aos estudantes ou utilize algum estudante como modelo para apresentar os movimentos.
Sugerimos que cada circuito tenha por volta de um minuto e os estudantes passem por cada estação pelo menos três vezes.
Momento da reflexao
Dialogue com os estudantes sobre o que fizeram e discutiram até esse momento. Faça alguns questionamentos, como:
Gostaram da atividade?
Quais foram as sensações da prática inicial?
Quais foram as sensações do circuito?
Os exercícios das estações foram fáceis de realizar?
E os exercícios da parte inicial?
Qual exercício foi mais fácil e qual foi mais difícil durante a prática nas estações?
Existe algum exercício das estações que se assemelha ao exercício proposto na parte inicial?
Acham que seria possível prestar atenção no corpo durante a prática independente da modalidade?
Acreditam que as duas modalidades são indicadas para os mesmos objetivos?
Possibilite que os estudantes verbalizem as suas respostas e escrevam no quadro do conhecimento novas dúvidas que surgirem.
Observe com os estudantes sobre a necessidade de utilizar outras linguagens para incluir todos na participação das discussões ou no registro das suas dúvidas. Alguns elementos, como cartazes, vídeos com audiodescrição, agrupamento de estudantes, podem ser utilizados.
Sistematizacao do conhecimento
Comente com os estudantes que nas aulas subsequentes irão aprofundar aprendizagens sobre as origens das ginásticas de conscientização corporal e sobre como elas se manifestam nos dias de hoje.
Explique que as ginásticas de conscientização corporal, em geral, reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, com ênfase na postura e respiração. Alguns são utilizados como forma de fortalecer a musculatura, melhorar o tônus e garantir maior flexibilidade do corpo, como o pilates, enquanto outros incluem práticas meditativas que procuram trabalhar corpo e mente de maneira interligada e agem no combate ao estresse, como a yoga.
Comente que, assim como nas ginásticas de condicionamento físico, as sensações variam de pessoa para pessoa, mas, em geral, apesar de parecerem de baixa intensidade, existem ginásticas de conscientização corporal de grande exigência física.
Registro e avaliacao
Utilize o preenchimento do quadro dos estudantes como registro e avaliação.
Insira novas questões, de acordo com o desenvolvimento das aulas, inclusive pontuações feitas durante as discussões. Por exemplo, se alguém relata que não gosta dessas modalidades de ginásticas, inclua esta pergunta no quadro, ampliando para outras práticas corporais:
Por que existem pessoas que gostam de determinadas práticas corporais e de outras não? Isso se deve às sensações advindas das práticas? As práticas exigem movimentos muito complexos? A prática exige a repetição contínua de movimentos para que se chegue a uma execução adequada? As práticas corporais permitem interagir com os outros? As práticas corporais permitem conhecer novas culturas? As práticas corporais nos auxiliam a compreender a nossa identidade? As práticas corporais nos permitem discutir sobre uma sociedade mais justa e democrática?
É importante ter sempre em mente que os registros ajudam a organizar o pensamento. Em uma discussão, questões atitudinais podem ocorrer sem a devida reflexão sobre elas. Ao registrá-las, os estudantes conseguem elaborar melhor as suas ideias e, com isso, exercitar elementos importantes das competências, como o autoconhecimento, a cooperação, a empatia, a importância do conhecimento como base para uma argumentação coerente.
Barreiras
Barreiras
- Limitar a forma de exposição dos conceitos da aula.
- Exigir que todos executem os exercícios da mesma forma.
- Exigir que o preenchimento do quadro do conhecimento seja feito somente por meio da escrita.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
- Ampliar a forma e os recursos utilizados para exposição dos conceitos da aula.
- Possibilitar o auxílio entre os estudantes para realização e preenchimento dos registros no quadro do conhecimento.
- Observar a necessidade de adaptação das práticas de modo que inclua todos e todas.
Desdobramentos
Para o desdobramento deste plano sugerimos que aprofunde aprendizagens sobre as origens das ginásticas de conscientização corporal, considerando duas frentes: uma oriental e uma ocidental.
Divida os estudantes em grupos e peça que pesquisem uma modalidade. Eles devem propor uma apresentação à turma, de modo que todos saibam:
- Onde surgiram?
- Teve um criador específico?
- Qual o momento histórico?
- Como chegaram até nós?
- Quais os princípios da prática?
- Quais os principais benefícios da prática?
- Onde pode ser praticada?
É importante que se equilibre a distribuição dos grupos em práticas de conscientização corporal do ocidente e do oriente.
Veja se conhecem alguém que ensina alguma dessas modalidades e que possa fazer uma visita à escola para uma oficina.
Outra sugestão seria a de convidar uma pessoa praticante de ginásticas de condicionamento físico e uma de conscientização corporal para uma visita ou entrevista na qual falariam dos benefícios que obtiveram com a prática.