Plano de Aula
Plano de aula: Ginásticas de conscientização corporal
Por: Rafael Kanitz Braga
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
A proposta deste plano é levar os estudantes a conhecerem as ginásticas de conscientização corporal, compreendendo as suas origens, experimentando práticas com essas características e compartilhando as sensações advindas das práticas com os colegas, comparando-as com outras modalidades de ginástica.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Ginásticas de conscientização corporal.
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer os conceitos e a origem das ginásticas de conscientização corporal.
- Vivenciar práticas com as características das ginásticas de conscientização corporal.
- Compartilhar as sensações advindas das práticas de ginásticas de conscientização corporal.
- Comparar as sensações das práticas de ginástica de conscientização corporal com as sensações de ginástica de condicionamento físico.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
8. Autoconhecimento e autocuidado
Aula
Materiais sugeridos
- Colchonetes ou outros materiais para os estudantes se sentarem.
- Equipamento de reproduzir áudio.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Sugerimos aqui que comece a aula com uma atividade. Peça aos estudantes que se distribuam pelo espaço e se sentem. Inicie com um aquecimento corporal. Se possível, coloque uma música de relaxamento. Peça que prestem o máximo de atenção aos movimentos e às sensações corporais, como o aquecimento do corpo, o tensionamento, o alongamento e o relaxamento dos músculos, o aumento da frequência respiratória e cardíaca, o estalar das articulações, entre outras.
Inicie ativando com os estudantes as principais articulações do corpo, solicitando que realizem os movimentos lentamente, cada um no seu ritmo.
- Girando os tornozelos nos dois sentidos.
- Flexionando e estendendo os tornozelos.
- Deitados de costas, unindo e afastando as pernas, flexionando e estendendo os joelhos. Elevando e abaixando o quadril ao chão.
A cada movimento, peça que prestem atenção na região corporal que está sendo solicitada e nas sensações corporais advindas dessa região: Sente calor? Desconforto? Estalidos? Limitações? Relaxamento? Alongamento?
- Em pé, proceda da mesma forma em relação a tronco, ombros, cabeça, pescoço, cotovelos, punhos e dedos.
- Deixe-os livre para que explorem os movimentos articulares durante um tempo sempre solicitando que percebam as sensações.
Ao final, peça que se deitem e sintam o seu corpo, dessa vez, em silêncio e com atenção à respiração, voltando à calma, o calor percorrendo o corpo, as regiões ativadas, entre outros.
Proceda com uma conversa:
Quais foram as sensações com as práticas? Sentiram dificuldade em realizar alguma? Gostaram das práticas? Alguém já realizou alguma prática semelhante? Como se sentiram ao final da prática e como estão se sentindo nesse momento? Conhecem alguma prática que se assemelha ao que realizaram?
Permita que os estudantes relatem sobre as sensações e observe se conseguem relacionar o que fizeram com alguma prática que já conhecem.
A seguir, explore um conjunto de modalidades de ginástica denominadas ginástica de conscientização corporal. Peça aos estudantes que criem um quadro no qual irão registrar as suas aprendizagens sobre o tema. Na primeira coluna, serão dispostas as questões advindas das discussões e experiências dos estudantes. Na segunda coluna irão escrever a fonte de pesquisa que utilizaram para obter as respostas. Na terceira coluna, irão escrever as respostas encontradas para as questões. Observe o modelo a seguir:
Questões | Fontes de consulta | Respostas |
Quais são as principais modalidades de ginástica de conscientização corporal de origem ocidental? | Google acadêmico | Eutonia, antiginástica, holística, pilates etc. |
O que é a eutonia e quais são os seus princípios? | Site da Sociedade Brasileira de Eutonia | “A eutonia é uma abordagem de educação somática em que a pessoa acessa a sabedoria que é própria do corpo. Por meio da atenção às sensações, promove a ampliação da percepção e da consciência corporal, propiciando a flexibilização do tônus contribuindo no cuidado das dores e do estresse, além de uma melhor adaptabilidade do corpo para as diversas ações no cotidiano e nas atividades artísticas e esportivas”. |
Quando, onde e quem criou a eutonia? | E-mail enviado para a Associação Brasileira de Eutonia | A eutonia surgiu na Alemanha no século XX e foi criada pela professora Gerda Alexander (1908-1994). |
Quais as sensações corporais do exercício de abdominais? | Vivência em aula | Os exercícios abdominais provocaram uma sensação de “queimação” no abdômen. |
Quais as principais capacidades físicas desenvolvidas na prática de pilates? | Pesquisa em sites e com professores das modalidades | Força e resistência muscular, flexibilidade, equilíbrio. |
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO