No desenvolvimento deste plano, os estudantes irão conhecer a origem das danças de salão em relação à época e sociedade que as gerou, e ainda os estereótipos e preconceitos reproduzidos por elas. Os estudantes também irão experimentar a prática de passos básicos de uma dança de salão vivenciando seus elementos constitutivos.
Compreender as transformações sociais das danças de salão.
Refletir sobre os estereótipos e preconceitos originários das transformações sociais das danças de salão.
Vivenciar os elementos constitutivos das danças de salão (ritmo, espaço e gestos).
Planejar danças de salão típicas de seu contexto explorando os seus elementos constitutivos.
Competências gerais
1. Conhecimento
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
7. Argumentação
10. Responsabilidade e cidadania
As danças de salão são objeto de conhecimento proposto para o 8° e 9° anos.
Explorar o universo das danças de salão nos remete a compreender o que elas são, sua origem, a época e a sociedade que as geraram, o que levaram as suas criações, como as pessoas as praticavam e qual o significado dessas danças para elas.
As danças de salão são modalidades de danças realizadas em pares (Kroll, 2002). Cada uma dessas danças possui características dos seus locais de origem e sofreram transformações e adequações conforme espalharam-se por outros contextos sociais. As danças de salão também são chamadas de danças sociais, devido ao seu caráter de lazer e socialização entre casais.
As danças de salão tiveram sua origem nas chamadas “danças de corte” praticadas nos salões aristocráticos europeus dos séculos XVII e XVIII. Assim, se tornaram “uma forma de lazer muito apreciada, pela nobreza, nos salões frequentados por esta classe social, com danças da corte, e pelo povo em geral, com as danças folclóricas” (De Paula, 2008, p. 12). É interessante notar que as danças de corte se desenvolveram a partir de danças camponesas, mas ao serem levadas para os salões da corte assumiram outras funções sociais relativas ao arranjo de casais, de acordo com interesses políticos como formação de alianças entre reinados ou para fortalecer vínculos dentro da própria corte. A partir do final do século XIX, elas passaram por grandes transformações até serem realizadas em salões cada vez mais populares, principalmente nos Estados Unidos. Já no início do século XX, as danças de salão continuaram a atender funções sociais agora na vida de pessoas de todas as classes, mas também adquiriram uma conotação de performance, no sentido de explorar com alto grau de desempenho seus elementos constitutivos marcando o que se pode chamar de esportivização da dança, sobretudo na América do Norte e na Europa. Nesse desenvolvimento, a preocupação passa a ser com a estética do movimento e o grau de coordenação entre os parceiros de dança.
Se fizermos uma breve pesquisa, descobriremos que muitas são as danças de salão em prática por todo o mundo hoje. Das mais tradicionais às mais contemporâneas, elas se espalham por culturas diversas e carregam características e elementos culturais dos dançarinos que as praticam. Como exemplos das danças de salão que são tematizadas desde a sua origem, temos: minueto, valsa, tango, havanera, polca, samba, rumba, fox trot, mambo, salsa, lambada, zouk, bolero, forró, soltinho, samba de gafieira, maxixe, lambada, entre outras.
Para construção deste plano, sugerimos uma dança que surgiu como uma das primeiras danças de salão, o minueto. Segundo Bastos, o minueto teve sua origem numa dança realizada por camponeses na região de Poitu e seu nome vem de pas menu, que significa “passo miúdo”. Do campo e do homem simples, a dança foi modificada e levada para a aristocracia francesa. Sob o reinado de Luís XIV invadiu os salões da corte e se espalhou pela Europa, a ponto de se tornar a principal dança da aristocracia, atingindo o mais alto grau de luxo e magnificência.
Para aprofundar as informações sobre o minueto e ampliar a compreensão dos fatores sociais geradores das danças de salão, sugerimos a leitura dos artigos que seguem nos links abaixo:
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie pedindo que os estudantes formem duas fileiras uma à frente da outra, propondo que cada estudante forme um par com quem mais conhece. Agora, peça que virem de costas e comece a mudá-los de posição na fileira e retornarem à posição frente a frente. Nessa situação eles deverão estar diante de um colega que conhecem menos. Peça agora que façam perguntas para saber mais a respeito um do outro. Depois de cinco minutos, pergunte a todos o que acharam dessa situação de saber a respeito de quem não conhecem.
Agora, mostre o seguinte vídeo para falar de uma prática corporal vinda da Europa com mais de 200 anos, o minueto, que tinha como um dos seus objetivos criar uma situação de conversa e troca de informação em pares desconhecidos.
Comente que irão estudar uma prática corporal que hoje é muito difundida pelo mundo e que foi criada com o objetivo de possibilitar momentos de interação social, por isso recebe o nome de dança social ou dança de salão.
Explique que a dança de salão surgiu nas cortes europeias há 300 anos, mas sua origem foram danças realizadas em vilas de camponeses com o propósito de formar pares, casais, e também celebrar acontecimentos importantes da comunidade, incluindo a vida do trabalho na terra (por exemplo, comemorar a chegada da primavera, a colheita do ano etc.) entre os séculos XVII e XVIII. Observe que faz parte do currículo do 8° ano desenvolver habilidades sobre esse período e sobre o processo de colonização europeia. Assim, verifique com os professores de outros componentes sobre essas aprendizagens.
Comente que, como essas danças tinham um objetivo social, era importante que tivessem movimentos simples para que todos pudessem dançar. Convide os estudantes a entrarem nessa situação hipotética: Eles foram convidados para um baile no qual irão aprender sobre os elementos constitutivos das danças por meio do minueto, uma dança que nasceu nas cortes europeias nesse período.
Para fechar a conversa, exponha aos estudantes que as danças desempenham pelo menos três papéis importantes: (1) Dança cerimoniosa, que visa celebrar momentos importantes na vida social e comunitária, como foi o caso do minueto, no passado, e é o caso das danças em eventos como festas de casamento, de tradição regional e de celebração de eventos de cada região (por exemplo, danças típicas de cada região do Brasil); (2) Dança para o lazer, que visa ser uma atividade social que preenche o tempo livre, por exemplo, aos finais de semana em locais com espaços para dança, como bares e boates. Nessa categoria, a dança social é específica para cada grupo etário ou interesse de acordo com variadas orientações culturais; (3) Dança de desempenho dedicada à exploração da expressão artística como forma de contar estórias, apresentar ideias e concepções de mundo e do estado das coisas na vida pessoal, social e coletiva. Peça aos estudantes que procurem identificar exemplos dessas três orientações da dança em suas vidas, em sua comunidade.
As características principais dos elementos constitutivos do minueto trazem elementos ligados à cultura em que essa dança de salão foi criada. O ritmo se dava de modo bem marcado em ternários como em valsas; os gestos dessa dança estão ligados a movimentos comuns do dia a dia com posturas de cortesia e reverência entre os pares, deslocamentos em que um parceiro acompanha o outro, e trocas de pares; e os espaços que são sempre compartilhados com o outro (logo, espaços sociais) em que a ação de cada um está sempre em associação com o espaço do outro criando uma vinculação ao que cada um faz na evolução dos passos da dança. Nessa época, as danças em grupos e pares eram bem diferentes das danças que conhecemos em pares hoje, essas danças eram conhecidas como danças sociais realizadas na corte, em que o toque e o cuidado com a proximidade corporal eram realizados com certo distanciamento e pudor.
Reforce com os estudantes que as danças de salão têm como característica três elementos: a dama, o cavalheiro e a música. O contato físico é iminente e faz parte da prática desse tipo de dança, no entanto, é algo que requer um nível de respeito e cuidado.
Na seção Para saber maishá informações sobre a origem e história dessa dança para auxiliá-lo, caso necessite.
Atividade
Atividade 1 - o minueto
Retome o minueto como prática para a atividade principal e como forma de apresentar os seus elementos constitutivos principais.
Mostre novamente o vídeo da Conversa Inicial, em seguida, organize a classe para realizar a dança. Após algumas execuções, faça uma roda e, tomando alguns pares para ilustrar, apresente os elementos constitutivos:
O ritmo se dava de modo bem marcado em ternários como em valsas.
Os gestos ligados a movimentos comuns do dia a dia com posturas de cortesia e reverência entre os pares, deslocamentos em que um parceiro acompanha o outro, e trocas de pares.
Os espaços sempre compartilhados com o outro (logo, espaços sociais) em que a ação de cada um está sempre em associação com o espaço do outro, criando um espaço de ação único para ambos, isto é, um espaço social.
Inicialmente, proponha movimentações para que os estudantes vivenciem o ritmo. Faça marcações do tempo da música com palmas no tempo da música e peça aos estudantes que acompanhem. A seguir, faça o mesmo com os pés no local onde estão. Na sequência, proponha que se desloquem pelo espaço no ritmo da música. É importante que este seja um momento de vivência e fruição, cada estudante descobrindo a forma de se deslocar no ritmo. Proponha que se desloquem para frente, para trás, lateralmente, combinando variações como puderem. Lembre aos estudantes de que são movimentos do dia a dia, portanto, não há necessidade de nenhuma coreografia específica ou de habilidades muito elaboradas para sua prática.
Disponibilize o tempo que julgar necessário para que os estudantes experimentem os passos de dança.
Observe durante a atividade a atitude dos estudantes: se participaram, se respeitaram os colegas que estavam dançando, se sentiram vergonha de dançar, se se soltaram, se exploraram os espaços, se ajudaram os colegas interagindo durante a prática.
Ao final, retome os elementos constitutivos das danças (ritmo, espaços e gestos) e pergunte-lhes sobre qual sentiram mais facilidade ou dificuldade durante a prática.
A seguir, comente com os estudantes. Se eles estiverem em um local com a intenção de interagir socialmente, como poderiam realizar essa prática com o outro ou a outra?
É importante considerar que nesta faixa etária, muitas vezes, o contato com o outro traz situações de vergonha ou timidez. Observe com os estudantes que a interação ocorre de maneira bem sutil. Às vezes, somente com as mãos, às vezes, apenas trocando de lugar com o outro. A intenção naquele momento é poder, por meio da dança, tentar alguma forma de comunicação.
Contextualize que os países onde essas danças surgiram colonizaram muitos outros países, levando consigo, nesse processo, as manifestações culturais europeias pelo mundo, o que, de forma miscigenada com outras culturas, gerou outras danças com características locais.
Atividade 2 - Danças cerimoniosas e sociais de sua comunidade
Peça que os estudantes formem pequenos grupos para levantarem, identificarem e organizarem danças com papel de cerimônia e de lazer. Peça que cada grupo apresente suas conclusões e sistematize as respostas para encontrar o que foi comum e o que foi diferente em relação a cada dança apresentada. Organize e oriente cada grupo para fazerem apresentações de cada categoria de dança (cerimoniosa e de lazer). Estabeleça a seguinte dinâmica:
Um grupo apresenta as danças escolhidas.
Toda classe experimenta as danças.
Professor destaca os elementos constitutivos e orienta novas experiências.
Toda classe experimenta com foco nos elementos constitutivos.
Professor levanta características das danças escolhidas com relação a preconceitos e estereótipos. Por exemplo, no caso das danças cerimoniosas as ações são efetuadas de acordo com os estereótipos como cavalheiro e dama, no caso das danças de lazer, as práticas são organizadas de acordo com a geração que traz estereótipos como dança de jovem, dança de idosos ou dança para determinados grupos sociais* como EMO.
*grupos sociais que são formados a partir de interesses em comum e que têm o propósito de formar relações sociais de fundo identitário.
Momento da reflexao
Após as atividades, faça uma roda e proponha algumas perguntas aos estudantes:
Gostaram de conhecer uma dança de salão?
Sentiram-se confortáveis ao praticar essa dança?
O que acharam das origens das danças de salão?
As danças de salão praticadas antigamente se assemelham às danças de salão praticadas atualmente?
Quais características das danças de salão podemos identificar? (Casais, música, espaço, ritmo, vestimentas).
O ritmo e os gestos do minueto se assemelham ao de alguma dança praticada por eles ou que conhecem?
As danças de salão são inclusivas? Todos podem praticar? Por quê?
Conseguiram identificar quando a dança de salão tem o papel de cerimoniosa e de lazer?
Proponha estratégias para incluir todos nesta reflexão. Faça uma roda de conversa, utilize recursos para que os estudantes respondam as perguntas, como uma caixa para colocar as respostas, um cartaz ou um quizz para preencherem, um celular com perguntas para responderem, ou peça que respondam espontaneamente, escrevendo-as no quadro da sala. Conecte as respostas dos estudantes à Sistematização do conhecimento.
Sistematizacao do conhecimento
Sistematize as aprendizagens conversando com os estudantes sobre o que praticaram e discutiram acerca das danças de salão.
Contextualize que a dança de salão foi criada com a intenção de ser uma dança social, onde os praticantes procuravam se socializar e se divertir, sendo criada nas cortes europeias. Inicialmente, era praticada pela nobreza e os movimentos propiciavam a socialização oportunizando que as pessoas se conhecessem socialmente na corte.
Comente com a turma que as danças de salão se difundiram pelo mundo e se modificaram de acordo com a cultura e a época onde passaram a ser praticadas.
Ressalte que essas danças nos dias de hoje são realizadas normalmente em bailes, por lazer, mas também podem ser praticadas como exercício físico ou competição esportiva.
É importante ressaltar que com o passar do tempo as danças de salão foram se popularizando, aproximando os dançarinos em pares e permitindo o toque, se assemelhando à forma como são dançadas ainda hoje.
Valorize com os estudantes a dança como um importante elemento de manifestação cultural, e no caso específico das danças de salão, tendo como características o contato físico, ela deve ser praticada a partir do seu significado, e não tendo o aprendizado da técnica como fim, evidenciando que o respeito e o cuidado com o outro devem prevalecer na prática dessas danças, a fim de evitar atitudes inapropriadas.
Explique como se manifestam os elementos constitutivos da dança de salão, sendo:
Ritmo - Tempo que demora para repetir um movimento na dança: bem marcado pelos instrumentos musicais.
Espaço - Espaços pessoais e espaços compartilhados com o outro (se tratando de espaços pessoais interligados criando espaços sociais): curtos e elegantes em postura e posicionamentos de braços, pernas e tronco.
Gestos - Movimentos expressivos que podem criar determinados passos da dança: firmes e elegantes, envolvendo uma postura corporal que é marcada pela delicadeza dos movimentos.
Comente sobre como essas danças podem ser praticadas na atualidade, como prática esportiva e de exercício físico, possibilitando o desenvolvimento das capacidades físicas, como a coordenação, o ritmo, a resistência muscular e as habilidades motoras de locomoção e estabilidade.
Assim como no momento de reflexão, pode-se utilizar o recurso do cartaz, o quadro da sala, ou o caderno dos estudantes com as perguntas para sistematizar as aprendizagens dos estudantes.
Registro e avaliacao
No registro e avaliação proponha um breve relato para que os estudantes evidenciem suas aprendizagens. Divida a turma em duplas para que gravem em formato de áudio uma pequena entrevista, um com o outro, com questionamentos dirigidos conforme sugestão:
O que aprendeu sobre as danças de salão?
O que mais te chamou a atenção sobre origem e história dessas danças?
A prática do minueto foi legal? Do que mais gostou?
Explique com suas palavras como é o ritmo, os gestos e o espaço da dança que praticou.
Essa atividade pode ser realizada como tarefa de casa a fim de possibilitar que os estudantes ampliem os recursos para sua realização.
Determine uma data para que os estudantes entreguem, enviem, apresentem os áudios em aula e avalie a partir das respostas obtidas se os objetivos de aprendizagem traçados para este plano foram contemplados.
Barreiras
Barreiras
Disponibilizar apenas uma forma de identificação dos elementos constitutivos do minueto.
Direcionar somente uma forma de prática dos passos do minueto.
Orientar apenas uma forma para a gravação do relato no registro e avaliação.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
Dividir a turma em duplas e orientar que conversem e expliquem um ao outro o que estão identificando acerca dos elementos constitutivos na dança do vídeo.
Possibilitar aos estudantes que se desloquem pelo espaço e façam os gestos e acompanhem o ritmo da maneira como conseguirem, sem exigência de certo e errado, mas possibilitando que a fruição seja o objetivo da prática, podendo se deslocar sentado no chão e como puderem.
Praticar a avaliação e o registro em duplas, possibilitando que outras linguagens possam ser utilizadas para esse registro, como textos escritos, vídeos ou desenhos.
Desdobramentos
Para as aulas e atividades subsequentes, sugerimos que os estudantes se aprofundem em pesquisar e contextualizar as danças de salão brasileiras.
Sugerimos uma pesquisa local sobre as danças de salão praticadas no estado e na cidade onde moram, podendo buscar conhecer sua prática em teatros, escolas de danças, faculdades e projetos sociais.
Uma vez identificando as danças de salão locais, pode-se convidar um professor de dança de salão para uma oficina na escola, possibilitando aos estudantes ampliar a vivência desse elemento da cultura corporal de movimento.
Para o ensino remoto, podemos iniciar apresentando o que vai ser desenvolvido nesta aula: aprendizagens sobre dança de salão. Ressalte que essas danças nos dias de hoje são realizadas normalmente em bailes, por lazer, mas também podem ser praticadas como exercício físico ou competição esportiva. Pergunte-lhes o que eles sabem em relação à dança de salão? Se alguém conhece a dança minueto? Essas questões são importantes para obter os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do tema da aula. Utilize os argumentos e reflexões da Conversa inicial e informe-os que vamos aprofundar o tema utilizando a dança minueto.
Retome com os estudantes que as danças de salão nasceram com a característica de se utilizar movimentos do dia a dia de maneira bem marcada pelo ritmo, com respeito e delicadeza, envolvendo uma coreografia.
Contextualize que os países onde essas danças surgiram colonizaram muitos outros países, levando consigo, nesse processo, as manifestações culturais europeias pelo mundo, o que, miscigenado com outras culturas, gerou outras danças com características locais.
Solicite aos estudantes que perguntem aos seus pais ou algum adulto com quem eles tenham mais afinidade o que eles sabem sobre dança de salão e, mais especificamente, sobre o minueto. Peça que eles anotem o que acharem mais importante para discutirmos na próxima aula.
Apresente aos estudantes o vídeo com a dança minueto, e peça-lhes para prestar atenção nos gestos, na coreografia da dança, no ritmo da música, nos gestos, na interação social etc. E faça os seguintes questionamentos: Todos podem participar das danças de salão? Por quê?
Quais as capacidades físicas mais desenvolvidas nesta dança?
Quais as habilidades motoras mais solicitadas?
O ritmo e os gestos do minueto se assemelham ao de alguma dança praticada por eles ou que conhecem?
Após os estudantes conhecerem mais sobre a dança de salão e o minueto, solicite aos alunos que criem uma pequena coreografia de aproximadamente 40 segundos com os passos da dança. Solicite a eles que registrem esses passos, o registro pode ser feito por diferentes linguagens (desenhos, vídeos, textos, fotos etc.), e seá apresentado aos demais estudantes durante a aula remota. Diga que quando as aulas presenciais retornarem nós iremos vivenciar a dança minueto em aula com as devidas adaptações ao espaço escolar.
Conduza os estudantes a compreenderem a dança como um importante elemento de manifestação cultural, em que a técnica não é o fim e sim o seu significado.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Anansa Campos
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Edison de Jesus Manoel
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho