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Plano de aula: Danças de salão: origem e história

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Descrição

No desenvolvimento deste plano, os estudantes irão conhecer a origem das danças de salão em relação à época e sociedade que as gerou, e ainda os estereótipos e preconceitos reproduzidos por elas. Os estudantes também irão experimentar a prática de passos básicos de uma dança de salão vivenciando seus elementos constitutivos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Dança de salão.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a origem das danças de salão.
  • Compreender as transformações sociais das danças de salão.  
  • Refletir sobre os estereótipos e preconceitos originários das transformações sociais das danças de salão.
  • Vivenciar os elementos constitutivos das danças de salão (ritmo, espaço e gestos).
  • Planejar danças de salão típicas de seu contexto explorando os seus elementos constitutivos.

Competências gerais

1.  Conhecimento

3.  Repertório cultural

4.  Comunicação

5.   Cultura digital

7.    Argumentação

10.   Responsabilidade e cidadania

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Materiais sugeridos
  • Aparelho para reproduzir vídeo.
  • Aparelho para reproduzir som.
  • Quadro.
  • Folhas de cartolina.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie pedindo que os estudantes formem duas fileiras uma à frente da outra, propondo que cada estudante forme um par com quem mais conhece. Agora, peça que virem de costas e comece a mudá-los de posição na fileira e retornarem à posição frente a frente. Nessa situação eles deverão estar diante de um colega que conhecem menos. Peça agora que façam perguntas para saber mais a respeito um do outro.  Depois de cinco minutos, pergunte a todos o que acharam dessa situação de saber a respeito de quem não conhecem.

Agora, mostre o seguinte vídeo para falar de uma prática corporal vinda da Europa com mais de 200 anos, o minueto, que tinha como um dos seus objetivos criar uma situação de conversa e troca de informação em pares desconhecidos.

Comente que irão estudar uma prática corporal que hoje é muito difundida pelo mundo e que foi criada com o objetivo de possibilitar momentos de interação social, por isso recebe o nome de dança social ou dança de salão.

Explique que a dança de salão surgiu nas cortes europeias há 300 anos, mas sua origem foram danças realizadas em vilas de camponeses com o propósito de formar pares, casais, e também celebrar acontecimentos importantes da comunidade, incluindo a vida do trabalho na terra (por exemplo, comemorar a chegada da primavera, a colheita do ano etc.) entre os séculos XVII e XVIII. Observe que faz parte do currículo do 8° ano desenvolver habilidades sobre esse período e sobre o processo de colonização europeia. Assim, verifique com os professores de outros componentes sobre essas aprendizagens.

Comente que, como essas danças tinham um objetivo social, era importante que tivessem movimentos simples para que todos pudessem dançar. Convide os estudantes a entrarem nessa situação hipotética: Eles foram convidados para um baile no qual irão aprender sobre os elementos constitutivos das danças por meio do minueto, uma dança que nasceu nas cortes europeias nesse período.  

Para fechar a conversa, exponha aos estudantes que as danças desempenham pelo menos três papéis importantes: (1) Dança cerimoniosa, que visa celebrar momentos importantes na vida social e comunitária, como foi o caso do minueto, no passado, e é o caso das danças em eventos como festas de casamento, de tradição regional e de celebração de eventos de cada região (por exemplo, danças típicas de cada região do Brasil); (2) Dança para o lazer, que visa ser uma atividade social que preenche o tempo livre, por exemplo, aos finais de semana em locais com espaços para dança, como bares e boates. Nessa categoria, a dança social é específica para cada grupo etário ou interesse de acordo com variadas orientações culturais; (3) Dança de desempenho dedicada à exploração da expressão artística como forma de contar estórias, apresentar ideias e concepções de mundo e do estado das coisas na vida pessoal, social e coletiva. Peça aos estudantes que procurem identificar exemplos dessas três orientações da dança em suas vidas, em sua comunidade.

As características principais dos elementos constitutivos do minueto trazem elementos ligados à cultura em que essa dança de salão foi criada. O ritmo se dava de modo bem marcado em ternários como em valsas; os gestos dessa dança estão ligados a movimentos comuns do dia a dia com posturas de cortesia e reverência entre os pares, deslocamentos em que um parceiro acompanha o outro, e trocas de pares; e os espaços que são sempre compartilhados com o outro (logo, espaços sociais) em que a ação de cada um está sempre em associação com o espaço do outro criando uma vinculação ao que cada um faz na evolução dos passos da dança. Nessa época, as danças em grupos e pares eram bem diferentes das danças que conhecemos em pares hoje, essas danças eram conhecidas como danças sociais realizadas na corte, em que o toque e o cuidado com a proximidade corporal eram realizados com certo distanciamento e pudor.

Reforce com os estudantes que as danças de salão têm como característica três elementos: a dama, o cavalheiro e a música. O contato físico é iminente e faz parte da prática desse tipo de dança, no entanto, é algo que requer um nível de respeito e cuidado.

Na seção Para saber mais há informações sobre a origem e história dessa dança para auxiliá-lo, caso necessite.

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