Plano de aula: Preço e valor: qual a diferença?

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com os componentes curriculares Ciências e Geografia, e pode ser ampliado, considerando a importância do trabalho interdisciplinar.

Apresentamos importantes reflexões sobre a diferença entre preço e valor, discutindo de que forma essa diferença pode interferir na precificação dos produtos e serviços. É importante considerar que não apenas os recursos envolvidos no processo produtivo determinam esse valor final. Temos também a logística de distribuição do produto e, além disso, a raridade, o valor histórico e cultural , além de outros aspectos que serão explorados ao longo da aula, possibilitando a sua ampliação em sequências posteriores.

Objeto de conhecimento

• Recursos naturais.
  • Processo produtivo.
  • Inovação tecnológica.
  • Industrialização.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar as principais mudanças no processo produtivo ao longo do tempo.
  • Discutir formas de precificar produtos.
  • Diferenciar preço e valor, considerando as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Antes da aula, organize uma lista com algumas profissões e alguns itens considerados comuns e outros considerados mais raros. Essa lista servirá de apoio para as discussões que serão propostas ao longo da aula. A ideia é que os estudantes percebam que, muitas vezes, o preço de um produto ou serviço não se relaciona apenas ao recurso usado para sua produção, mas também à raridade de profissionais que o desenvolvem, ao seu aspecto histórico e cultural, entre outras questões. Para isso, a lista deve ser variada e trazer exemplos que mobilizem essas reflexões. Você pode pensar no afinador de pianos e no construtor ou ainda em um papiro e um caderno de anotações. Esses extremos, com sua mediação, possibilitarão ricas discussões e, de maneira progressiva, os estudantes serão capazes de diferenciar preço e valor.

Também será necessário que a turma se organize em grupos, que devem escolher dois itens que farão parte de um leilão. Para essa escolha, é preciso que considerem a utilidade do item e um aspecto cultural ou histórico. Obviamente, pela raridade de alguns objetos, não será possível levá-los para a aula. Sendo assim, oriente que os grupos busquem imagens que possam ser projetadas ou impressas em cartões para apresentação aos demais grupos.

Providencie também um conjunto de cartas para os lances do leilão. Você encontra uma sugestão disponível no Anexo 01 - Cartas para o Leilão e deve distribuir um conjunto de cartas para cada grupo.

Providencie a tabela disponível no Anexo 02 - Tabela final para cada grupo.

Por fim, separe a imagem de um museu com objetos famosos e de grande valor. Essa imagem será usada no momento de sistematização da aula, quando o objetivo principal é diferenciar preço e valor.

Para se aprofundar

Preço e valor, caro ou barato, é tudo a mesma coisa? Essa percepção depende de muitos fatores, como os recursos usados para a produção, a logística de distribuição ou, ainda, aspectos pessoais. Valor é diferente de preço. Para saber um pouco mais sobre isso e aprofundar suas reflexões, ampliando ainda mais as discussões com os estudantes, sugerimos a leitura da matéria disponível em https://dinheirama.com/caro-barato-ponto-vista/.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA