Plano de Aula

Plano de aula: Orações coordenadas assindéticas e sindéticas (aditivas e adversativas) em artigo de opinião

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Coordenação por justaposição (assindéticas), por oposição de sentidos (adversativas), por soma de sentidos (aditiva)

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é:

  • Aula 1: Identificar e apreender a organização dos períodos compostos por coordenação assindética (sem conjunção) ou sindética (com conjunção) que expressem, implícita ou explicitamente, ideia de soma ou oposição de sentidos.
  • Aula 2: Apreender, por meio de exercícios, a organização dos períodos compostos por coordenação assindética (sem conjunção) e sindética (por meio das conjunções aditivas e adversativas), com base em um trecho de artigo de opinião.
  • Aula 3: Apreender, por meio de atividade de reescrita, a organização sintática dos períodos compostos por coordenação assindética e sindética (aditivas e adversativas).

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto destas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p. 137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

Cópias do artigo “De onde vêm as ideias para os superpoderes?”

Disponível em: http://chc.org.br/artigo/de-onde-vem-as-ideias-para-os-superpoderes/ - Acesso em: 29/11/2018.

Canetas marca-texto coloridas.

Dificuldades antecipadas:

Compreender as diferenças entre os períodos compostos por coordenação assindética ou sindética e os efeitos de sentido gerados com base na mudança das conjunções aditivas e adversativas.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.

CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Artigo: A vírgula entre as orações coordenadas”.

In.: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/a-virgula-entre-as-oracoes-coordenadas.htm - acesso em 29/11/2018.

MIRANDA, Lucas. Artigo: “De onde vêm as ideias para os superpoderes?”

In: http://chc.org.br/artigo/de-onde-vem-as-ideias-para-os-superpoderes/ - Acesso em: 29/11/2018.




Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula explicando aos alunos que eles irão estudar os períodos compostos por orações coordenadas (assindéticas e sindéticas), com base na leitura de um trecho de artigo de opinião.

*Obs.: Para as duas primeiras aulas deste plano foi selecionado um trecho do artigo “De onde vêm as ideias para os superpoderes?” , disponível em Materiais para impressão.
Para ler o texto integralmente, basta acessar o site da revista Ciência Hoje das Crianças: Disponível em: http://chc.org.br/artigo/de-onde-vem-as-ideias-para-os-superpoderes/

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