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Plano de Aula
Plano de aula: Práticas corporais de aventura urbana: relações com o ambiente físico
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano contempla atividades que permitirão aos estudantes identificar as práticas corporais de aventura urbana e os espaços onde acontecem, investigando as opções para realizá-las na própria escola e nos arredores, além de discutir novas formas de utilização de espaços públicos com diálogo, responsabilidade e segurança de todos durante as práticas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Práticas corporais de aventura urbana
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer as práticas corporais de aventura urbanas.
- Identificar os espaços onde seja possível realizar práticas corporais de aventura urbanas na escola e arredores.
- Propor a realização das práticas corporais de aventura urbanas priorizando a segurança e preservando o patrimônio público.
Competências gerais
1. Conhecimento
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Sala de aula.
- Projetor de vídeo, televisão, computador ou aparelho celular.
- Quadro ou painel.
- Caderno dos estudantes.
- Obstáculos encontrados nos espaços da escola, como escadas, rampas, grades, muros etc.
- Celular ou câmera fotográfica.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Sugerimos que esta aula seja iniciada com um quadro ou painel para registrar a atividade e, se possível, um projetor de vídeo.
Retome com os estudantes os conceitos de práticas corporais de aventura. Se necessário, utilize o Para saber mais como suporte ou proponha uma discussão na qual os estudantes podem auxiliar os colegas. A seguir, questione-os: baseado nesses conceitos, o que seriam práticas corporais de aventuras urbanas? Possibilite que os estudantes expressem suas ideias sobre o tema. Observe se é necessário utilizar outras linguagens de comunicação para que toda a turma participe da discussão. Continue a discussão, solicitando aos estudantes para nomear os elementos que fazem parte da paisagem urbana. Estimule-os a pensar nos espaços públicos em que circulam diariamente e o que pode ser encontrado neles: escadas, rampas, ruas, lombadas, calçadas, muretas, paredes, canteiros, árvores, postes, cercas, grades, entre outros.
Se possível, apresente alguns vídeos de práticas corporais de aventura urbanas, conforme as sugestões a seguir:
Caso não seja possível projetar vídeos, mostre-os na tela do computador, do celular, ou imprima imagens das práticas.
Questione os estudantes sobre as formas de interagir com o espaço. Faça com que percebam que as práticas corporais de aventura urbanas têm como característica a subversão dos deslocamentos no meio urbano, realizando movimentos e ações diferentes dos habituais naquele espaço/obstáculo, sem pautar-se por códigos ou regras e com o intuito de se alcançar novas sensações.
Faça a comparação, por exemplo, entre uma pessoa caminhando pela calçada em frente a um muro de um prédio ou casa e o praticante de parkour que escala o muro, salta de um ponto a outro e aterrissa na calçada novamente.
Pergunte também se eles já viram pessoas praticando essas atividades nos locais que frequentam ou nos arredores da escola. Se alguns estudantes já tiverem experimentado algumas das práticas relacionadas, permita-lhes compartilhar as sensações vividas e descrever como foi a realização (local, equipamentos utilizados, riscos envolvidos, medidas de segurança tomadas).
Reforce também a importância do equilíbrio da relação entre aventura e risco controlado. Explique-lhes que os praticantes precisam conhecer seus próprios limites, desafiando-se diariamente nos treinos e práticas, o que oferece a segurança para continuarem realizando a sua atividade.
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