Plano de Aula

Plano de aula: Aproximações de potência de 10

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aproximação para múltiplos de potências de 10

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Localizar na reta numérica a potência de 10 mais próxima de um número.

Conceito-chave

Localizar a potência de 10 mais próxima.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Localizar na reta numérica a potência de 10 mais próxima de um número.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.

Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.

Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.

Nessa aula, trabalharemos a estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural, usando a reta numerada. Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes, através da atividade principal, elaborem generalizações da aproximação de múltiplos da potência de 10.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Um número elevado ao quadrado (ou segunda potência), ao cubo (ou terceira potência), à quarta potência, à quinta potência e assim por diante.
  • Base, expoente, potência
  • Mais próximo de
  • Potência de base 10 ou potência de 10
  • Múltiplos da potência de 10

Propósito: Apresentar e compartilhar o objetivo com a turma.

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar o múltiplo de dez mais próximo, e consequentemente o múltiplo da potência de dez equivalente a esse múltiplo.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se desenhar a tabela e as retas no caderno, ou ainda a professora pode ditar de forma resumida os itens apresentados.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se imprimir o material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando as relações das potências menores para as potências maiores.

Material de apoio:

  • Retome a unidade MAT6_01NUM, como apoio para conceitos do sistema de numeração decimal.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO