Plano de Aula

Plano de aula: Exercício físico e atividade física - cada coisa em seu lugar

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

A partir do objeto de conhecimento proposto pela BNCC, Ginásticas de condicionamento físico, este plano de ensino possui como objetivo a vivência pelos estudantes de exercícios que estimulem as diferentes capacidades físico-motoras para a compreensão dos conceitos de atividade física e exercício físico e suas relações com a saúde, de modo que possam ser incorporados nas atividades da vida diária como manutenção e desenvolvimento do bem-estar físico e mental.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginásticas de condicionamento físico

Objetivos de aprendizagem

  • Diferenciar os conceitos de exercício físico e atividade física.
  • Experimentar exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas.
  • Relacionar exercício físico às capacidades físicas.
  • Propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.
  • Reconhecer a importância da realização de exercícios físicos para a manutenção e o desenvolvimento da saúde física e mental.

Competências gerais

1. Conhecimento

6. Trabalho e projeto de vida

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Folhas de papel A4 ou o próprio caderno dos estudantes.
  • Lápis e/ou canetas.
  • Celular e/ou material para registro, se assim for possível.
  • Materiais diversos para a realização de diferentes exercícios físicos, de acordo com a disponibilidade de oferta em seu contexto profissional (exemplo: halteres, caneleiras, bolas, elásticos, colchonetes, cordas, cones etc.).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Nesta atividade, os estudantes deverão se dividir em quartetos. Em seus próprios cadernos, deverão construir uma tabela, como no exemplo a seguir, listando as práticas que acreditam corresponder a atividades físicas e outras que correspondem aos exercícios físicos e estão presentes em seus próprios contextos. Observe a necessidade de os estudantes auxiliarem os colegas na escrita daquilo que consideram atividade física e exercício físico.

Atividades físicas

Exercícios físicos 

Esta atividade será disparadora para uma reflexão após as vivências. Como atividade introdutória, não esperamos que os estudantes tenham, nessa etapa da aula, clareza dos conceitos sugeridos, mas que possam refletir sobre as semelhanças e diferenças estabelecidas em cada uma das práticas. Essa atividade serve como disparador para a introdução dos conceitos de exercício físico e atividade física. A depender do conhecimento prévio dos estudantes, é possível aprofundar em cada uma das questões colocadas. É importante que os estudantes compartilhem suas tabelas com a turma, possibilitando assim outros exemplos sobre cada um dos conceitos, que, na sistematização, o professor deve retomar.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO