Plano de aula: Danças do Brasil: região Nordeste

Descrição

Este plano se propõe a conduzir os estudantes a conhecer as principais danças da região Nordeste, seus sentidos, significados, passos, coreografias, origens sociais e históricas. Identificar e comparar os seus adereços, indumentárias e instrumentos com os da região de origem.

Objeto de conhecimento

•  Danças do Brasil e do mundo.

Objetivos de aprendizagem

• Experimentar o relaxamento segmentar (partes do corpo) e global (corpo inteiro).
  • Recriar as danças populares do Nordeste do Brasil: ciranda e coco.
  • Experimentar atividades rítmicas, expressivas e gestuais da danças brasileiras da região Nordeste.
  • Fruir as músicas das danças, individual e coletivamente.
  • Identificar os seus passos, gestos e ocupação do espaço nas danças do Nordeste do Brasil.
  • Utilizar movimentos nos planos: alto, médio e baixo presentes nas danças brasileiras da região Nordeste.
  • Relacionar os movimentos dos passos ao pulso e à marcação rítmica nas danças do Nordeste do Brasil.
  • Praticar os fatores tempo, força, fluência e espaço, presentes nas danças do Nordeste do Brasil.
  • Elaborar sequências coreográficas simples das danças brasileiras da região Nordeste.
  • Compartilhar as sequências das danças elaboradas com os demais estudantes.
  • Reconhecer as diferenças das danças entre os seus movimentos e os movimentos dos colegas.
  • Discutir sobre a importância do respeito às diversidades étnicas.

Competências gerais

1.       Conhecimento

3.       Repertório cultural

9.       Empatia e cooperação

10.   Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie com uma roda e apresente todos os objetivos da aprendizagem das danças brasileiras do Nordeste do Brasil: ciranda e coco. Previamente, prepare os passaportes culturais com os estudantes. Ele pode ser feito com folhas de papel A4 dobradas e grampeadas. Nele estão os registros de aula. Pode ser dividido em: região, dança, passos (descrição), instrumentos. Também reserve um espaço para que a turma expresse o que sentiu em cada um dos momentos da aula. Explique que o projeto será finalizado com uma apresentação de coreografia para a turma ou até mesmo para a comunidade escolar. Antecipe, em sua turma, as possíveis barreiras para o livre acesso às danças, estimulando os estudantes a encontrarem possíveis soluções para isso.

Mostre o mapa cultural do Brasil e localize seu lugar de origem. Faça uma linha entre ele e o Nordeste. Converse com a turma sobre o que sabem a respeito de sua própria região, particularmente suas danças. Se julgar necessário, caso perceba que os estudantes não têm esse conhecimento prévio, selecione, antecipadamente, algum material da sua região, como imagens, áudios ou vídeos de danças locais. Lembre-se de escolher os recursos de sensibilização de acordo com as características da sua turma, superando possíveis barreiras sensoriais.

Investigue o conhecimento prévio de elementos da música e da dança, o que sabem sobre pulso, planos de movimento (alto, médio e baixo), contagem do tempo rítmico, e peça para que demonstrem esse conhecimento com movimentos. Caso necessário, exemplifique. Nomeie esses elementos da dança.

Pergunte à turma o que sabem sobre as danças do Nordeste. Como essa é uma região muito explorada pela indústria cultural, investigue esse conhecimento a partir da imagem projetada pelos meios de comunicação. Questione sobre possíveis diferenças entre os diversos ambientes e sua relação com as danças, como a areia da praia e o chão duro do sertão. Relate as matrizes culturais dessa região, informando que a ciranda será a dança escolhida para iniciar este plano. Levante o conhecimento prévio sobre as rodas cantadas que são conhecidas pela turma. Informe que as danças circulares fazem parte da humanidade, e que a Ciranda é um tipo específico, não necessariamente circular, com características próprias que serão conhecidas neste plano. Se estiver na região Nordeste, aproveite para destacar os traços característicos da sua paisagem. Informe que será feita uma viagem sobre/até o Nordeste brasileiro.