Plano de Aula

Plano de aula: Danças do Brasil: região Nordeste

Descrição

Este plano se propõe a conduzir os estudantes a conhecer as principais danças da região Nordeste, seus sentidos, significados, passos, coreografias, origens sociais e históricas. Identificar e comparar os seus adereços, indumentárias e instrumentos com os da região de origem.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Danças do Brasil e do mundo.

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar o relaxamento segmentar (partes do corpo) e global (corpo inteiro).
  • Recriar as danças populares do Nordeste do Brasil: ciranda e coco.
  • Experimentar atividades rítmicas, expressivas e gestuais da danças brasileiras da região Nordeste.
  • Fruir as músicas das danças, individual e coletivamente.
  • Identificar os seus passos, gestos e ocupação do espaço nas danças do Nordeste do Brasil.
  • Utilizar movimentos nos planos: alto, médio e baixo presentes nas danças brasileiras da região Nordeste.
  • Relacionar os movimentos dos passos ao pulso e à marcação rítmica nas danças do Nordeste do Brasil.
  • Praticar os fatores tempo, força, fluência e espaço, presentes nas danças do Nordeste do Brasil.
  • Elaborar sequências coreográficas simples das danças brasileiras da região Nordeste.
  • Compartilhar as sequências das danças elaboradas com os demais estudantes.
  • Reconhecer as diferenças das danças entre os seus movimentos e os movimentos dos colegas.
  • Discutir sobre a importância do respeito às diversidades étnicas.

Competências gerais

1.       Conhecimento

3.       Repertório cultural

9.       Empatia e cooperação

10.   Responsabilidade e cidadania