Plano de aula: Brincadeiras e jogos de matriz africana

Descrição

Este plano se propõe a proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer e experimentar algumas brincadeiras de matriz africana, identificar as habilidades motoras e capacidades físicas presentes nessas práticas corporais, os materiais, as regras e os espaços nos quais são praticados. Serão também conduzidas discussões sobre a importância de se valorizar a diversidade cultural brasileira e reconhecer a influência da cultura nas brincadeiras e jogos.

Objeto de conhecimento

• Brincadeiras e jogos do Brasil e do mundo.
  • Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.

Objetivos de aprendizagem

• Experimentar brincadeiras e jogos de matriz africana.
  • Fruir brincadeiras e jogos populares de matriz africana.
  • Reconhecer a influência da cultura por meio dos jogos e brincadeiras.
  • Conhecer as características das brincadeiras e jogos de matriz africana.
  • Discutir a importância do respeito à diversidade cultural brasileira.
  • Identificar as capacidades físicas e ações motoras nas práticas vivenciadas.
  • Localizar na comunidade e no entorno da escola, espaços para experimentação segura das brincadeiras tematizadas.
  • Compreender o significado das brincadeiras de matriz africana para sua cultura de origem.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

5. Cultura digital

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos
  • Bastão ou cabo de vassoura para cada estudante.
  • Giz ou fita adesiva.
  • Equipamento para reproduzir vídeo.
  • Computador com acesso à internet.
  • Lápis de cor (cores diversas).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Apresente o objetivo da aula e o tema central de estudo: brincadeiras e jogos de matriz africana. Utilize algumas perguntas disparadoras para fomentar o interesse e realizar uma sondagem diagnóstica:

• Quais são as brincadeiras e jogos preferidos da turma?

Solicite que cada estudante responda oralmente e utilize uma tabela para organizar as respostas no quadro, usando-as como ponto de partida para o conhecimento do assunto a ser estudado. Essa estratégia proposta é inspirada na técnica de brainstorm ou “tempestade de ideias” e tem o objetivo de estimular o levantamento de saberes, além de favorecer a participação ativa nas aulas, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Continue com a estratégia, indagando:

• Quais dessas brincadeiras e jogos citados vocês acreditam ser de origem africana? Por quê?
  • Já pensaram de onde vem essas atividades, ou seja, onde elas foram criadas?
  • O que vocês sabem sobre o continente africano e os povos africanos?

Peça para falarem rapidamente o que vem à mente. Considere a possibilidade de ouvir respostas apresentando uma visão reducionista e preconceituosa sobre os povos africanos. Neste momento, não faça juízo de valor, uma vez que depois as palavras e frases citadas serão melhores analisadas e discutidas. Possivelmente, aparecerão respostas evidenciando pobreza, lugares desérticos, animais ferozes, capoeira e negros. Diga aos estudantes que as ideias apresentadas revelam a concepção (noção, ideia, compreensão) histórica e social, construída ao longo dos tempos sobre os povos africanos. Quanto aos aspectos culturais, é comum a referência à capoeira (manifestação da cultura brasileira com influências africanas).

Prossiga com o questionamento:

• Conhecem alguma brincadeira ou jogo de matriz africana? Qual? Será que as brincadeiras e jogos africanos são apenas praticados na África?

Considere todas as respostas, mesmo que inicialmente elas não apresentem tanta ligação com o solicitado. Após o registro, retome as ideias e explore o sentido de cada uma delas. Aproveite para abordar o assunto da aula, comente que os estudantes vão vivenciar e conhecer um pouco da cultura africana, por meio de algumas brincadeiras e jogos, e entender a influência desses povos na formação cultural brasileira.

Reforce o conhecimento de que os africanos chegaram ao Brasil escravizados pelos europeus.

Se julgar necessário ampliar o repertório de conhecimentos dos estudantes, exiba o vídeo a seguir:

Vídeo 2:

Caso tenha dificuldade ou impossibilidade de acesso aos recursos multimídia para exibição do vídeo, utilize o texto de apoio na seção Para saber mais, que apresenta a transcrição da narração do vídeo. Proponha uma leitura colaborativa entre os estudantes.

Após a apresentação do vídeo ou a leitura do texto, realize perguntas problematizadoras para internalizar os conhecimentos:

• O que mais surpreendeu a turma na apresentação do vídeo/texto?
  • De acordo com o vídeo/texto, tudo mudou e se resolveu quando acabou a escravidão no Brasil? Justifique sua resposta.
  • Vocês acham que a contribuição dos povos africanos é valorizada por todas as pessoas do Brasil? Por exemplo, os jovens, os idosos, as pessoas do sexo feminino e do sexo masculino? E as pessoas de diferentes etnias ou de níveis diferentes de escolarização? Será que todas elas respeitam e valorizam o papel dos africanos na constituição da nossa brasilidade? Justifique sua resposta
  • De que forma os africanos mantiveram sua cultura viva?
  • Qual a prática criada pelos africanos que mistura luta, dança e música?

Valorize as respostas apresentadas, especialmente as condutas positivas e posturas não preconceituosas. Se julgar necessário, discuta com a turma outras questões presentes no vídeo/texto, mas considere o nível de reflexão dos estudantes.