Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Coloque o objetivo no quadro ou apresente o slide e leia, compartilhando com seus alunos, para que eles compreendam o que irão aprender.
Propósito: Apresentar aos alunos o que deverão aprender durante a aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação:Apresente o problema para a turma, discutindo com eles as possibilidades de resoluções, resolvendo coletivamente e registrando no quadro. Considere todas resoluções e estratégias diversas apresentadas pelos alunos, comparando as soluções.
Discuta com a turma:
- De que fala o problema?
- O que será apresentado na escola?
- Quem irá participar da dança?
- Você pode me dizer o que significa “pares”?
- Quem vai formar os “pares”?
- O que a pergunta pede?
Propósito: Retomar os conhecimentos necessário para o desenvolvimento da aula.
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação:
Divida a turma em duplas. Projete o slide, passe no quadro se preferir ou entregue uma cópia para cada aluno, apresentando o problema. Discuta com eles com base nas questões abaixo e peça que solucionem discutindo com sua dupla e registrando como pensaram. Considere todas as resoluções e estratégias diversas utilizadas pelo aluno, fazendo as intervenções necessárias para que os alunos possam avançar e compreender as diversas formas de fazer combinações e suas diferenças. Faça combinados com a turma para manter a concentração com a atividade.
Discuta com a turma:
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- O que o problema conta?
- O que o problema pede?
- Quem vai receber os presentes?
- Que tipo de presente Maria e Maittê vão receber?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
Propósito: Resolver o problema, utilizando diversas estrategias.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, peça aos alunos que expliquem para a turma como chegaram à solução. Você pode escolher algumas duplas, para colocarem suas soluções aos colegas, enquanto circula pela sala e acompanha o trabalho dos alunos. Depois peça para outros alunos exporem suas ideias se forem diferentes. É importante que esses alunos coloquem suas resoluções no quadro.
Terminada a socialização, apresente as soluções dos slides 6 a 9 e peça que comparem com as suas soluções, caso sejam diferentes.
Discuta com a turma:
- Pode me mostrar como resolveu?
- Qual a diferença entre os modos de resolver apresentados e o seu?
- Qual a semelhança entre o seu modo de resolver e os dos seus colegas?
- Você acha que pode resolver de outro modo?
Propósito: Discutir as diversas estratégias e soluções para o problema.
Sistematização do conceito (slides 10 e 11)
Tempo Sugerido: 5 minutos.
Orientação: Relembre com os alunos os pontos importantes da aula. Retome esses pontos utilizando o slide ou desenhando no quadro. Utilize as questões do “discuta com a turma”, para dialogar com os alunos.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- O que aprenderam na aula de hoje?
- Quais os tipos de resolução podemos usar para encontrar as combinações possíveis?
- Tem alguma solução mais prática?
- Explique o porquê.
Sistematização do conceito (slides 10 e 11)
Tempo Sugerido: 5 minutos.
Orientação: Relembre com os alunos os pontos importantes da aula. Retome esses pontos utilizando o slide ou desenhando no quadro. Utilize as questões do “discuta com a turma”, para dialogar com os alunos.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- O que aprenderam na aula de hoje?
- Quais os tipos de resolução podemos usar para encontrar as combinações possíveis?
- Tem alguma solução mais prática?
- Explique o porquê.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para finalizar, peça que os alunos digam o que aprenderam durante a aula e vá registrando as aprendizagens. Depois encerre a aula lendo a síntese que está no slide ou escreva no quadro.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- O que acharam mais fácil?
- O que acharam mais difícil?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Distribua a atividade, ou passe no quadro, apresentando o problema e pedindo que resolvam individualmente e registrando suas estratégias para chegar à resposta. Acompanhe o trabalho dos alunos para entender o caminho que escolheram para resolver o problema e verificar o que cada um aprendeu com a aula. Depois pode discutir coletivamente as soluções que os alunos encontraram.
Discuta com a turma:
- O que conta o problema?
- Por onde devemos começar para resolver o problema?
- Que tipo de prato é servido neste restaurante?
- Como posso me servir neste restaurante?
- Você pode me explicar como os pratos são servidos?
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Quais as perguntas do problema?
Propósito: Verificar se o aluno consegue resolver o problema com autonomia.
Materiais Complementares
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar