Plano de Aula

Plano de aula: Ginástica de solo: explorando e desenvolvendo sequências

Descrição

Neste plano procuramos desenvolver aprendizagens sobre as ginásticas e as diferentes possibilidades da prática individual e coletiva desta modalidade. O tema foi abordado de forma teórica e prática, através de brincadeiras, encenação, replicação e criação de novas possibilidades de movimentos, resolução de problemas, trabalho em equipe e discussão sobre o tema.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica geral

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar movimentos de rolamentos, velas, espacates, paradas de mão, equilíbrios e pontes.
  • Construir sequências de ginástica de solo, individuais e coletivas.
  • Identificar as habilidades motoras predominantes na ginástica de solo.
  • Compreender a importância das habilidades motoras.
  • Reconhecer as estruturas e potencialidades do corpo para movimentar-se na ginástica.
  • Discutir sobre as dificuldades enfrentadas na prática da ginástica de solo.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Equipamento para reproduzir áudio e vídeo.
  • Colchonetes, colchões, tatame, tapetes de EVA ou material adaptado.
  • Bancos.
  • Plinto (ou similares).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula questionando os estudantes sobre quais modalidades de ginástica conhecem e quais movimentos já praticaram. Utilize, de acordo com as características dos estudantes e da disponibilidade de equipamentos de sua escola, diferentes formas de introduzir o assunto, observando se atende as necessidades de todos. Apresente aos estudantes imagens, áudios ou vídeos sobre a prova de solo na ginástica artística, procure superar possíveis barreiras para que todos possam participar deste momento. Peça que analisem os movimentos e suas características e identifiquem partes e estruturas do corpo que permitam realizá-los.

EDF4_07GIN01-IMAGEM1

EDF4_07GIN01-IMAGEM2

EDF4_07GIN01-IMAGEM3

EDF4_07GIN01-IMAGEM4

EDF4_07GIN01-IMAGEM5

EDF4_07GIN01-IMAGEM6

EDF4_07GIN01-IMAGEM7

Em seguida, peça que comentem sobre cada uma das imagens. Confirme o que sabem  sobre cada um dos movimentos (rolamentos, velas, espacates, paradas de mão, equilíbrios e pontes). Anote os comentários dos estudantes para que possa retomá-los posteriormente.

Convide os estudantes a assistir a um vídeo que apresenta a prova de solo da ginástica artística, peça para que eles percebam os movimentos realizados e questione-os sobre a importância do corpo para a prática desta modalidade e das atividades do cotidiano. Observe a necessidade de inserir legendas no vídeo ou fazer uma audiodescrição.

   Conhecendo os movimentos básicos da ginástica

Apresente o vídeo “solo: elementos básicos”,  peça aos estudantes para se organizar na sala, por exemplo, em semicírculo ou ainda para formar pequenos grupos para que todos possam assistir.

Peça que analisem os movimentos e suas características e identifiquem partes e estruturas do corpo que permitem realizá-los. Faça-os inferir sobre como realizá-los com segurança de modo a respeitar os limites pessoais e dos colegas.

Após a apresentação do vídeo, elabore questionamentos sobre as observações e análises, como, por exemplo: Já realizaram alguns dos movimentos que aparecem no vídeo? Quais os movimentos que as pessoas utilizaram para os rolamentos ou paradas de mão, por exemplo? Quais partes do corpo foram importantes para a realização desses movimentos? Quais os cuidados devemos ter para realizar os movimentos da ginástica de solo? Se fizermos grupos, como podemos ajudar nosso colega a realizar alguns desses movimentos sem machucar?

Anote os comentários dos estudantes para que possa retomá-los posteriormente.

Avalie a disponibilidade de utilização deste recurso junto aos estudantes ou considere outra estratégia para que possa realizá-lo na aula.