TCT3_01UNI01-Atividade.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Quanto custa viver?
Por: Eliane Zanin
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de História (EF03HI11) e (EF03HI12), e as de Matemática (EF03MA26) e (EF03MA28), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui, podendo ter continuidade em aulas subsequentes.
O plano trabalha com o valor do salário mínimo para dar a dimensão de horas de trabalho para o sustento de determinado número de pessoas em uma mesma casa. Os estudantes são desafiados a calcular as despesas de uma família e fazer comparações com outras famílias de diferentes estruturas, moradia e profissões.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Relações de trabalho, salário mínimo e condições de lazer.
- Orçamento familiar.
- Leitura, interpretação de dados retirados de textos e representação em tabela.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar o valor do salário mínimo.
- Reconhecer os gastos mensais de pessoas que convivem na mesma casa.
- Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos.
- Organizar dados de pesquisa em tabelas e resolver situações-problema, em contexto de renda familiar e gastos.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Recomenda-se idealmente que o trabalho com organização de dados de pesquisa em tabelas já tenha sido realizado anteriormente, mas caso não seja a realidade da sua turma, desenhe a tabela no quadro e explique o funcionamento do registro em linhas e colunas.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre a legislação e evolução do salário mínimo do Brasil, acesse: https://www.contabeis.com.br/tabelas/salario-minimo/
Conheça a história de uma família que vive em uma Ecovila e garante o seu sustento com trabalhos a partir da terra e da criação de animais, acessando:
https://www.youtube.com/watch?v=0QTL5w1h9zU
Para embasar a sua fala sobre como viver com salário mínimo, acesse:
https://www.pontorh.com.br/como-sobreviver-com-um-salario-minimo/
Para saber mais sobre como se organizar com pouco dinheiro, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=aAtA_L15m30
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Atividade impressa Atividade (uma para cada grupo).
- Texto com os casos a serem estudados, um para cada grupo (Grupo 1, Grupo 2; Grupo 3).
- vídeo Sicredi e Turma da Mônica | Orçamento familiar.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
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