Plano de Aula

Plano de aula: Quanto custa viver?  

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de História (EF03HI11) e (EF03HI12), e as de Matemática (EF03MA26) e (EF03MA28), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui, podendo ter continuidade em aulas subsequentes.

O plano trabalha com o valor do salário mínimo para dar a dimensão de horas de trabalho para o sustento de determinado número de pessoas em uma mesma casa. Os estudantes são desafiados a calcular as despesas de uma família e fazer comparações com outras famílias de diferentes estruturas, moradia e profissões.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Relações de trabalho, salário mínimo e condições de lazer.  
  • Orçamento familiar.
  • Leitura, interpretação de dados retirados de textos e representação em tabela.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar o valor do salário mínimo.
  • Reconhecer os gastos mensais de pessoas que convivem na mesma casa.
  • Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos.
  • Organizar dados de pesquisa em tabelas e resolver situações-problema, em contexto de renda familiar e gastos.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Recomenda-se idealmente que o trabalho com organização de dados de pesquisa em tabelas já tenha sido realizado anteriormente, mas caso não seja a realidade da sua turma, desenhe a tabela no quadro e explique o funcionamento do registro em linhas e colunas.

Para se aprofundar

Para saber mais sobre a legislação e evolução do salário mínimo do Brasil, acesse: https://www.contabeis.com.br/tabelas/salario-minimo/

Conheça a história de uma família que vive em uma Ecovila e garante o seu sustento com trabalhos a partir da terra e da criação de animais, acessando:

https://www.youtube.com/watch?v=0QTL5w1h9zU

Para embasar a sua fala sobre como viver com salário mínimo, acesse:

https://www.pontorh.com.br/como-sobreviver-com-um-salario-minimo/

Para saber mais sobre como se organizar com pouco dinheiro, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=aAtA_L15m30

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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