Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Aprendendo com cartas de baralho
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Organize sua sala em U antecipadamente, neste momento é importante ressaltar que após os alunos trabalharão em grupos.
Questione os alunos sobre quem conhece algum jogo de baralho e deixe os alunos listarem alguns jogos que podem ser feitos utilizando as cartas do baralho.
Mostre aos alunos as cartas que contém um jogo de baralho e pergunte sobre o valor ou ordem das cartas que contém letras.
Diga aos alunos que hoje irão realizar um jogo que se chama 25 e leia as regras do jogo para os alunos, pausado a cada regra e verificando se todos os alunos compreenderam o jogo.
Realize uma jogada coletiva com os alunos, onde você, meninos e meninas serão a equipe.
Então distribua as cartas a um representante de meninos, uma representante das meninas e para você professor.
Faça a jogada com os alunos e certifique-se de que todos compreenderam o jogo.
Monte grupos com seis alunos e entregue um jogo de baralhos para cada grupo de alunos.
Deixe os alunos realizarem o jogo.
Propósito: Resgatar o conceito de espaço amostral (todas as possibilidades das cartas de um baralho)
Discuta com a turma:
Todos vencerão?
Quem vencerá o jogo?
Como saber o momento exato de parar de comprar cartas?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientação:Organize sua sala em U antecipadamente, neste momento é importante ressaltar que após os alunos trabalharão em grupos.
Questione os alunos sobre quem conhece algum jogo de baralho e deixe os alunos listarem alguns jogos que podem ser feitos utilizando as cartas do baralho.
Mostre aos alunos as cartas que contém um jogo de baralho e pergunte sobre o valor ou ordem das cartas que contém letras.
Diga aos alunos que hoje irão realizar um jogo que se chama 25 e leia as regras do jogo para os alunos, pausado a cada regra e verificando se todos os alunos compreenderam o jogo.
Realize uma jogada coletiva com os alunos, onde você, meninos e meninas serão a equipe.
Então distribua as cartas a um representante de meninos, uma representante das meninas e para você professor.
Faça a jogada com os alunos e certifique-se de que todos compreenderam o jogo.
Monte grupos com seis alunos e entregue um jogo de baralhos para cada grupo de alunos.
Deixe os alunos realizarem o jogo.
Propósito: Resgatar o conceito de espaço amostral (todas as possibilidades das cartas de um baralho)
Discuta com a turma:
Todos vencerão?
Quem vencerá o jogo?
Como saber o momento exato de parar de comprar cartas?
Atividade principal (slides 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.
Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.
Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.
Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.
Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).
Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.
Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.
Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.
Discuta com a turma:
Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?
Quem vencerá o jogo?
É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade principal
Sugestões de leitura:
Atividade principal (slides 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.
Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.
Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.
Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.
Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).
Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.
Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.
Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.
Discuta com a turma:
Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?
Quem vencerá o jogo?
É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?
Atividade principal (slides 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.
Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.
Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.
Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.
Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).
Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.
Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.
Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.
Discuta com a turma:
Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?
Quem vencerá o jogo?
É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?
Painel de Soluções
Tempo sugerido:10 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Escolha alguns alunos (representantes de cada grupo) para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas descobertas, registrando na lousa o resultado obtido por cada grupo identificando seus registro com as inicias do grupo abaixo , além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.do registro.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Compartilhar soluções estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
Valorize aquela criança que cometeu um erro e peça para os colegas questionando-os:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Painel de Soluções
Tempo sugerido:10 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Escolha alguns alunos (representantes de cada grupo) para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas descobertas, registrando na lousa o resultado obtido por cada grupo identificando seus registro com as inicias do grupo abaixo , além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.do registro.
Professor peça a seus alunos para listarem as 9 possibilidades de Gabriel se aproximar do 25 sem ultrapassar para que consigam visualizar as possibilidades do personagem vencer o jogo.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Compartilhar soluções estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
Valorize aquela criança que cometeu um erro e peça para os colegas questionando-os:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje, que para determinar se um evento é mais ou menos provável de ocorrer é necessários comparar as possibilidades daquilo que desejamos que ocorra com o total de possibilidades daquele evento acontecer.
Enfatize também que existem eventos que são impossíveis de ocorrer e peça para que uma cada criança dê um exemplo impossível de ocorrer no jogo.
Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.
Propósito: Observar as aprendizagens das crianças sobre espaço amostral e que tipo de linguagem estão fazendo uso.
Discuta com a turma:
Caso alguma criança não consiga responder pergunte: O que estavamos analisando, quais são todos os elementos deste espaço?
Raio X
Tempo sugerido:10 minutos
Orientação:Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.
Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.
Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente.
Propósito: Avaliar os conhecimentos sistematizados na aula.
Discuta com a turma: Questione os alunos sobre quais frutas a personagem mais gosta.
Existem quantas possibilidades de respostas? As respostas são as mesmas, acontecem na mesma ordem?
Materiais complementares para impressão:
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
Objetivos específicos
Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.
Conceito-chave
Eventos com maior ou menor probabilidade de ocorrência.
Conhecimentos prévios
Reconhecer que existem resultados que podem acontecer com certeza, resultados que são impossíveis e outros talvez aconteçam. (prováveis, impossíveis ou improváveis)
Noção de aleatoriedade.
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- 6 jogos de cartas de baralho;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.