Jogo de caça-pistas para imprimir
Jogo de caça-pistas para imprimir
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Dígrafos LH, NH, CH
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
Materiais necessários: color set, papel cartão, ou sulfite nas cores amarelo, vermelho, azul ou utilize folhas impressas coloridas. Envelopes das cores: amarelo, azul e vermelho ou faça de origami (veja vídeo em referências). Spinner, papelão, papel cartão, color set ou papelão; folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de realizar as atividades sozinho, organize duplas ou grupos com saberes heterogêneos, de modo a realizar a atividade de forma colaborativa. Faça perguntas que facilitem o aprendizado e que estimulem o desafio e que façam o aluno a buscar por novos conhecimentos até atingir o objetivo da aula.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap
ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA: Caminhos entre letras e sons. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora .
Nova Escola | Educação - Lino de Macedo fala sobre a importância dos jogos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KhV0def45fs .
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Vamos brincar de um jogo muito legal, mas primeiro vocês deverão realizar uma tarefa!
Conclusões esperadas: A finalidade do caça-pistas é despertar nos alunos a curiosidade e estímulo para o jogo. Espere que os alunos descubram com autonomia que o jogo da roleta irá tratar sobre palavras com CH, LH, NH (dígrafos).
Materiais complementares: color set/papel cartão/ sulfite nas cores amarelo, vermelho, azul ou utilize folhas impressas coloridas. Compre envelopes das cores: amarelo, azul e vermelho ou faça de origami (veja vídeo em referências).
Dificuldades antecipadas: Caso alguns alunos não leiam de modo convencional forme grupos de saberes heterogêneos, para que a atividade será colaborativa. Caso haja dificuldade em descobrir as sílabas das quais as pistas falam, utilizando apenas a memória, forneça um papel em branco a cada grupo, para o rascunho. Se os alunos tiverem dificuldades em descobrir a finalidade do jogo, faça perguntas:
- Como é o nome do jogo?
- Vocês acham que o jogo vai falar de que assunto?
- Observe nas pistas as sílabas que foram retiradas, vocês são capazes de dizer sobre o que tratará o jogo da roleta ?
Referências: Para aprender a fazer envelopes de origami, assista ao vídeo “Envelope Origami - aprenda fazendo”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hKvoXa6F788.
Para entender a importância dos jogos na aquisição de conhecimento leia:
LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora .
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Repita a palavra , enfatize o som da sílaba onde se encontra o dígrafo e garanta que o aluno exercite os conhecimentos adquiridos na aula anterior e nesta aula :
Materiais complementares: spinner, papelão, papel cartão, color set ou papelão; folha impressa.
Dificuldades antecipadas: Espere que o aluno complete os dígrafos de forma autônoma, caso necessário faça trios de trabalho colaborativo de saberes heterogêneos.
Referências:
Para compreender as importâncias do jogo, assista ao vídeo: Nova Escola | Educação - Lino de Macedo fala sobre a importância dos jogos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KhV0def45fs .
Para entender bem a regularidade dos grafemas e os valores contextuais dos grafemas leia com atenção: ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA: Caminhos entre letras e sons. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 .
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: se perceber que algum aluno está com muitas dificuldades de realizar a atividade sozinho, organize duplas com saberes heterogêneos, de modo a realizar a atividade de forma colaborativa ou faça perguntas:
Referências:
MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A função das listas na alfabetização. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Acesso em: 18 de agosto de 2018, às 16h22min.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Flippity: roleta dos dígrafos, disponível aqui;
Loom (tutorial disponível aqui).
- Opcional: dicionário disponível aqui.
- Materiais complementares:
Caça-pistas (introdução) disponível aqui;
Cartas com palavras, disponível aqui;
Atividade: complete as palavras, disponível aqui.
Introdução
Explique, em áudio pelo WhatsApp, que você enviará pistas para que os alunos descubram uma palavra secreta. Comece enviando as pistas sugeridas nas orientações do plano, uma de cada vez, até que eles identifiquem a palavra secreta.
Desenvolvimento
Grave um vídeo no Loom para orientar os alunos a confeccionarem o material. Compartilhe as cartas com as palavras por e-mail, para que eles as imprimam e recortem; se não for possível, oriente na gravação a copiarem as palavras numa folha mais resistente (cartolina ou canson) e recortarem para utilização no jogo. Siga as orientações do plano para o jogo. Incentive-os a jogarem com algum familiar. Se não for possível, sugira que realizem uma chamada de vídeo, pelo WhatsApp, com outro colega para jogar. Oriente os alunos a tirarem fotos do momento do jogo e das palavras completas no final da brincadeira, para compartilharem com você.
Fechamento
Compartilhe o quadro em um documento do Google, uma cópia para cada aluno, com as palavras do jogo, e oriente-os, pelo WhatsApp, a preencherem as palavras. Você poderá acompanhar o preenchimento e enviar orientações, se necessárias, pelos comentários, diretamente no documento do aluno.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da brincadeira e utilizarem as palavras da atividade numa brincadeira nova, como Bingo ou Forca. Assim, a criança poderá sistematizar as descobertas do uso do dígrafo. Oriente os familiares por e-mail ou WhatsApp.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Letra H: o grafema que faz a diferença
Finalidade da aula: Observar a não ocorrência/ocorrência do H nas palavras do poema e descobrir sua regularidade (modificação do valor básico do fonema).
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP03
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
Materiais necessários: color set, papel cartão, ou sulfite nas cores amarelo, vermelho, azul ou utilize folhas impressas coloridas. Envelopes das cores: amarelo, azul e vermelho ou faça de origami (veja vídeo em referências). Spinner, papelão, papel cartão, color set ou papelão; folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de realizar as atividades sozinho, organize duplas ou grupos com saberes heterogêneos, de modo a realizar a atividade de forma colaborativa. Faça perguntas que facilitem o aprendizado e que estimulem o desafio e que façam o aluno a buscar por novos conhecimentos até atingir o objetivo da aula.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap
ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA: Caminhos entre letras e sons. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora .
Nova Escola | Educação - Lino de Macedo fala sobre a importância dos jogos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KhV0def45fs .
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: