Plano de Aula

Plano de aula: Letra H: o grafema que faz a diferença

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Dígrafos LH, NH, CH

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Descrição

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Dispositivos com acesso à internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Roleta virtual (Sugere-se Wheels of names, pois permite compartilhar a roleta criada com os estudantes).

  • Materiais diversos:
    Envelopes das cores: amarelo, azul e vermelho; folhas impressas com as palavras a serem completadas na roleta virtual.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a modificação do valor básico do fonema pela presença da letra H em palavras.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de realizar as atividades sozinho, organize duplas ou grupos com saberes heterogêneos, de modo a realizar a atividade de forma colaborativa. Faça perguntas que facilitem o aprendizado e que estimulem o desafio e que façam o aluno buscar novos conhecimentos até atingir o objetivo da aula.

Antes da aula: Prepare antecipadamente uma roleta virtual com os dígrafos: LH, NH e CH.

Para saber como preparar uma roleta online e compartilhar com os estudantes acesse aqui.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Caça - Pistas. Encontre as pistas e descubra o nome do jogo.

Apresente a tarefa a ser realizada: “Vocês devem descobrir o nome do jogo através de um caça-pistas”.

Divida a sala em três grupos. Cada grupo terá uma cor (grupo amarelo, vermelho, azul) exatamente igual a cor dos envelopes que contêm as pistas. Guie-se sempre pela cor, caso algum grupo ache o envelope do outro não deve mexer. Pistas para impressão neste link.

Oriente os alunos que cada grupo deverá achar 3 envelopes da mesma cor, cada envelope terá uma pista com instruções, totalizando 3 pistas (as pistas devem ser iguais para todos os grupos).

Esconda as pistas dentro da sala de aula ou outro espaço que preferir.

PISTA 1- A palavra é “colherona”: retire a primeira sílaba da palavra, a sílaba que corresponde a um dígrafo e a última sílaba da palavra. Preste muita atenção na sílaba que restará = (RO).

PISTA 2 - A palavra é “lenhador”: retire a sílaba que corresponde a um dígrafo e a última sílaba da palavra. Preste muita atenção na sílaba que restará = (LE).

PISTA 3 - A palavra é “tachinha”: retire duas sílabas que correspondem a dois dígrafos. Preste muita atenção na sílaba que restará = (TA). Junte as três sílabas e descubra qual é o nome do jogo.

Levante a mão e diga em voz alta qual o nome do jogo. Ganha quem falar o nome correto primeiro, e a equipe terá o direito de começar o jogo.

A finalidade do caça-pistas é despertar nos alunos a curiosidade e estímulo para o jogo. Espere que os alunos descubram com autonomia que o jogo da roleta irá tratar sobre palavras com CH, LH, NH (dígrafos).

Caso alguns alunos não leiam de modo convencional, forme grupos de saberes heterogêneos, para que a atividade seja colaborativa. Caso haja dificuldade em descobrir as sílabas das quais as pistas falam, utilizando apenas a memória, forneça um papel em branco a cada grupo, para o rascunho. Se os alunos tiverem dificuldades em descobrir a finalidade do jogo, faça perguntas:

- Como é o nome do jogo?

- Vocês acham que o jogo vai falar de que assunto?

- Observe nas pistas as sílabas que foram retiradas, vocês são capazes de dizer sobre o que tratará o jogo da roleta?

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