Jogo de caça-pistas para imprimir
Jogo de caça-pistas para imprimir
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Dígrafos LH, NH, CH
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de realizar as atividades sozinho, organize duplas ou grupos com saberes heterogêneos, de modo a realizar a atividade de forma colaborativa. Faça perguntas que facilitem o aprendizado e que estimulem o desafio e que façam o aluno buscar novos conhecimentos até atingir o objetivo da aula.
Antes da aula: Prepare antecipadamente uma roleta virtual com os dígrafos: LH, NH e CH.
Para saber como preparar uma roleta online e compartilhar com os estudantes acesse aqui.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Apresente a tarefa a ser realizada: “Vocês devem descobrir o nome do jogo através de um caça-pistas”.
Divida a sala em três grupos. Cada grupo terá uma cor (grupo amarelo, vermelho, azul) exatamente igual a cor dos envelopes que contêm as pistas. Guie-se sempre pela cor, caso algum grupo ache o envelope do outro não deve mexer. Pistas para impressão neste link.
Oriente os alunos que cada grupo deverá achar 3 envelopes da mesma cor, cada envelope terá uma pista com instruções, totalizando 3 pistas (as pistas devem ser iguais para todos os grupos).
Esconda as pistas dentro da sala de aula ou outro espaço que preferir.
PISTA 1- A palavra é “colherona”: retire a primeira sílaba da palavra, a sílaba que corresponde a um dígrafo e a última sílaba da palavra. Preste muita atenção na sílaba que restará = (RO).
PISTA 2 - A palavra é “lenhador”: retire a sílaba que corresponde a um dígrafo e a última sílaba da palavra. Preste muita atenção na sílaba que restará = (LE).
PISTA 3 - A palavra é “tachinha”: retire duas sílabas que correspondem a dois dígrafos. Preste muita atenção na sílaba que restará = (TA). Junte as três sílabas e descubra qual é o nome do jogo.
Levante a mão e diga em voz alta qual o nome do jogo. Ganha quem falar o nome correto primeiro, e a equipe terá o direito de começar o jogo.
A finalidade do caça-pistas é despertar nos alunos a curiosidade e estímulo para o jogo. Espere que os alunos descubram com autonomia que o jogo da roleta irá tratar sobre palavras com CH, LH, NH (dígrafos).
Caso alguns alunos não leiam de modo convencional, forme grupos de saberes heterogêneos, para que a atividade seja colaborativa. Caso haja dificuldade em descobrir as sílabas das quais as pistas falam, utilizando apenas a memória, forneça um papel em branco a cada grupo, para o rascunho. Se os alunos tiverem dificuldades em descobrir a finalidade do jogo, faça perguntas:
- Como é o nome do jogo?
- Vocês acham que o jogo vai falar de que assunto?
- Observe nas pistas as sílabas que foram retiradas, vocês são capazes de dizer sobre o que tratará o jogo da roleta?
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