Plano de aula: Planejamento financeiro para a escola: em busca de melhorias

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos. Ele trata das temáticas planejamento financeiro, uso de recursos naturais, consumo consciente e produção e destinação do lixo. Com ele pretende-se que os estudantes reflitam sobre as necessidades da escola e como podem planejar a arrecadação e o uso de recursos financeiros para realizar uma melhoria nesse ambiente. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades do componente curricular Geografia, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Além disso, a sequência contempla algumas competências gerais da Educação Básica também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano.

Objeto de conhecimento

• Planejamento financeiro.
  • Consumo de recursos naturais na escola.
  • Consumo consciente.
  • Produção e destinação do lixo.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar ações que levem ao consumo consciente de materiais e recursos na escola.
  • Elaborar um planejamento financeiro para arrecadação de recursos
  • Justificar as ações de arrecadação de recursos financeiros, para efetivar melhorias na escola.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas como produção de lixo, desperdício, reúso e reciclagem, consumo consciente, e também o que são recursos naturais ou não. Caso não tenha trabalhado, você pode realizar, antes deste, outro plano de aula sobre consumismo. Com relação aos temas sobre o lixo, caso não tenham sido trabalhados anteriormente, sugere-se que faça uma leitura e/ou converse com os estudantes sobre o assunto. Em relação aos recursos naturais, caso ainda não tenha trabalhado, segue abaixo o link de um plano de aula como sugestão:

Antes desta aula, peça aos estudantes que pensem numa melhoria para sua escola, que considerem importante e necessária. Solicite que escrevam a melhoria pensada com letras grandes numa tira de papel, que pode ser feita com folhas de papel A4 (sugerimos que reutilize folhas em que apenas um lado foi utilizado) cortadas ao meio no sentido do comprimento. Faça essa solicitação e recolha com alguns dias de antecedência, para poder organizar algumas ações relacionadas à aula, como levantamento de preços (caso não seja possível que os estudantes façam isso durante a aula). Como sugestão, realize uma caminhada pela escola com o intuito de observarem quais melhorias podem ser necessárias. Ao realizar a caminhada pela escola, proponha que os estudantes observem e registrem se há torneiras pingando, se há coleta de lixo, se há desperdício de energia etc. Eles podem, também, conversar com funcionários, outros estudantes ou outros membros da comunidade escolar.

Para se aprofundar

• Para refletir mais sobre uso dos recursos naturais:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA