Plano de Aula

Plano de aula: Ginástica geral: reconhecendo características e combinando elementos

mais ações

Descrição

A proposta deste plano é a de levar os estudantes a conhecer, vivenciar e construir atividades, a partir dos elementos básicos da ginástica geral, além de experimentar elementos combinados e coreografias básicas em atividades coletivas com e sem música, tanto na sua esfera prática, quanto também na reflexão sobre as estruturas corporais e as capacidades físicas envolvidas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica geral

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer os elementos básicos da ginástica geral.
  • Experimentar elementos combinados e coreografias básicas da ginástica com e sem música.
  • Experimentar movimentos básicos da ginástica geral, com e sem utilização de materiais específicos.
  • Identificar as estruturas corporais envolvidas nos movimentos realizados na ginástica.
  • Identificar as principais capacidades físicas envolvidas na ginástica geral.
  • Construir coreografias de ginástica coletivamente.
  • Construir uma apresentação de ginástica geral em pequenos grupos, a partir de suas experiências prévias.  
  • Reconhecer as potencialidades e os limites do corpo.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Materiais sugeridos
  • Equipamento audiovisual (projetor, TV, imagens).
  • Impressão das atividades 1 e 2.
  • Colchonetes, colchões, tatames, tapetes de EVA ou material adaptado.
  • Bolas.
  • Arcos.
  • Bancos.
  • Plinto (ou similares).
  • Mini jump.
  • Caixa de som.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Retome com os estudantes o que já conhecem sobre as ginásticas. Incentive-os a comentar sobre as características da modalidade, sobre o que já experimentaram em aulas e anos anteriores.  Peça-lhes para conversarem uns com os outros,  auxiliando em sua comunicação. Faça perguntas como: Quais as partes do corpo são mais utilizadas? O que acontece com os músculos na realização dessas atividades? Qual a função dos ossos na prática da ginástica? Como conseguimos dobrar o nosso corpo, já que os ossos são rígidos? Quais as estruturas que permitem que isso ocorra? Observe se é necessária alguma estratégia para facilitar a compreensão de todos os estudantes como, por exemplo, solicitar que eles movimentem alguma estrutura corporal, sentindo a sua movimentação. Como é um tema que já aprenderam, permita-lhes auxiliarem uns aos outros na retomada.

Após realizarem seus apontamentos, apresente o vídeo da atividade 1, organizando a sala de uma forma que todos possam ter acesso ao material apresentado, estimulando que eles criem noções de igualdade. Ao assistir ao vídeo devem perceber os movimentos, estruturas e funções de cada uma das partes no funcionamento do corpo humano. Caso não possua equipamento audiovisual, pode-se apresentar um mapa do corpo humano como recurso alternativo.

Explique brevemente sobre o que é a ginástica para todos, busque discutir sobre as estruturas corporais envolvidas, as capacidades físicas mais exigidas e o comportamento das estruturas corporais nesses tipos de prática. De acordo com as características da sua turma, amplie a possibilidade de recursos para que todos compreendam sobre o tema.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA