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Plano de Aula
Plano de aula: Ginástica geral: reconhecendo características e combinando elementos
Descrição
A proposta deste plano é a de levar os estudantes a conhecer, vivenciar e construir atividades, a partir dos elementos básicos da ginástica geral, além de experimentar elementos combinados e coreografias básicas em atividades coletivas com e sem música, tanto na sua esfera prática, quanto também na reflexão sobre as estruturas corporais e as capacidades físicas envolvidas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Ginástica geral
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer os elementos básicos da ginástica geral.
- Experimentar elementos combinados e coreografias básicas da ginástica com e sem música.
- Experimentar movimentos básicos da ginástica geral, com e sem utilização de materiais específicos.
- Identificar as estruturas corporais envolvidas nos movimentos realizados na ginástica.
- Identificar as principais capacidades físicas envolvidas na ginástica geral.
- Construir coreografias de ginástica coletivamente.
- Construir uma apresentação de ginástica geral em pequenos grupos, a partir de suas experiências prévias.
- Reconhecer as potencialidades e os limites do corpo.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
A ginástica geral (GG), desde 2007 chamada de ginástica para todos (GPT) (MEC, 2012), é uma prática abrangente que reúne elementos básicos do ato de movimentar-se, utilizando diferentes capacidades físicas, que dão subsídios para a realização de atividades corporais acrobáticas e expressivas, favorecendo a interação social e o compartilhamento da aprendizagem sem fins competitivos (BNCC, 2018). Segundo a Base Nacional Comum Curricular, fazem parte dessa prática elementos como “exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto bem variado de piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc.” (BNCC, 2018, p. 2017). Além disso, na ginástica geral é possível trabalhar com diferentes habilidades, na confecção de materiais alternativos que fazem parte do contexto escolar, como cordas, jornal, elástico, bambu, toalhas, lençol, travesseiros, dentre outros que, além de serem mais acessíveis, poderão estimular a criatividade dos estudantes (MARCASSA, 2004).
Dentre as capacidades físicas que mais se destacam na execução dos elementos da ginástica, pode-se apontar a força, a flexibilidade, a resistência, o equilíbrio, a agilidade, a coordenação e a velocidade. Outro elemento importante que pode ser explorado e tematizado junto aos estudantes é que eles reconheçam as suas estruturas corporais, bem como suas funções para a realização dos movimentos na ginástica. Para isso, apresente a divisão entre cabeça, tronco e membros, diferenciado as funções de cada parte. Após essa definição, apresente o conceito de sistema locomotor formado por músculos, que, quando contraídos, geram o movimento e, consequentemente, a locomoção; ossos, que têm as funções de dar forma e sustentação ao corpo, proteção aos órgãos internos, e reserva de energia e produção de sangue; e as articulações, que são as conexões entre os ossos, por meio das quais o sistema locomotor se movimenta.
O trabalho coletivo é outro ponto primordial para ser explorado junto aos estudantes, pois é por meio de situações desafiadoras propostas na aula que é possível promover a resolução de problemas e a cooperação entre os elementos do grupo. No entanto, é importante reconhecer que os momentos de experimentação individual são fundamentais para um melhor aproveitamento dos estudantes. Lembre-se de que o processo de criação é indispensável. Esse processo é chamado de revelação e reconstrução das narrativas corporais, e, segundo Marcassa (2004), marca o momento de identificar, refletir e superar os padrões das práticas corporais, pois o desenvolvimento da autonomia permite transcender a esfera corporal, podendo ser usada em diferentes contextos e situações da vida.
Bibliografia
MARCASSA, L. Metodologia do ensino de ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, v. 7, n. 2, p. 171-186, 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso em: 6 out. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Explorando a Ginástica para Todos. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40878>. Acesso em: 24 out. 2021.
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