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Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Encolhendo e aumentando palavras
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas podem causar.
Materiais necessários: Poema escrito para trabalhar o diminutivo, (LALAU; LAURABEATRIZ. Bem-te-vi e outras poesias. São Paulo: Cia das letrinhas, 2010); charge para trabalhar o aumentativo (SGRIO, Fábio. Sem título. Disponível em: http://fsgroi65.wixsite.com/ilustrador/charges. Acesso: 25 nov 2018.) quadro (nesse caso, uma cartolina para reproduzir a charge utilizada)/projetor; giz/pincel e cartolina.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e virce-versa e -inho por -zinho e virce-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.
Referências sobre o assunto:
ARMELIN, Paula Roberta Gabbai. Sobre a interação entre as marcas de diminutivo e aumentativo no português brasileiro. ReVEL edição especial n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_5_sobre_a_interacao_entre_as_marcas_de_diminutivo.pdf>. Acesso em: 25 nov 2018.
Tempo sugerido: 01 minuto.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: LALAU; LAURABEATRIZ. Peixinho. In: Bem-te-vi e outras poesias. São Paulo: Cia das letrinhas, 2010.
Orientações:
Materiais complementares:
Saiba a diferença entre quadrinhos, tirinhas, cartum, charge e caricatura. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/2016/10/saiba-diferenca-entre-quadrinhos-tirinhas-cartum-charge-e-caricatura.html>. Acesso em: 28 nov 2018.
SGRIO, Fábio. Aumentativo. Disponível em: <http://fsgroi65.wixsite.com/ilustrador/charges>. Acesso: 25 nov. 2018.
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 04 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o primeiro de um conjunto de três planos, com a finalidade compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas pode causar.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Links sugeridos para este plano adaptado:
Poema: Peixinho, disponível aqui;
Música: Aumentativo e diminutivo, disponível aqui.
Introdução
Para este momento assíncrono, encaminhe pelo WhatsApp o texto “Peixinho”, de Lalau e Laurabeatriz (disponível aqui), focado nos diminutivos e que deverá ter em destaque as palavras nesse grau para que os alunos realizem a leitura prévia, e também uma charge focada no grau aumentativo (disponível aqui). Oriente que leiam mais de uma vez e observem com bastante atenção as palavras destacadas.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula por videochamada e converse com a turma sobre as impressões dos textos. Verifique algumas das orientações do plano original para realizar intervenções, levando-os a compreender a formação dos diminutivos e aumentativos. Explique que eles deverão organizar as palavras dos textos que expressam diminutivo e aumentativo conforme descrito na parte do desenvolvimento do plano. Utilize o mural do Padlet para separar e organizar as palavras junto com as crianças ou, se preferir, grave uma videoaula.
Fechamento
Converse com a turma por videochamada e, para o fechamento da aula, utilize algumas frases, como “A casinha nova da minha tia é uma gracinha/ Aquele garoto é muito mandão” (ou outras que estão no plano), demonstrando que, dependendo do contexto, palavras no diminutivo ou no aumentativo podem ser utilizadas para expressar afetividade ou mesmo desgosto. Além disso, diga que na Língua Portuguesa há diminutivos que não terminam em -inho/-zinho e também há aumentativos que não terminam em -ão, mas que isso só será trabalhado em outras etapas. Diga também que, para a formação de alguns diminutivos e aumentativos, as palavras ‘originais’ podem sofrer grandes mudanças, como as palavras ‘bocarra’, ‘homenzarrão’ e ‘rapagão’, que apareceram durante a leitura da charge.
Convite às famílias
Assista junto com a criança ao vídeo “A Gramática Cantada - Aumentativo e Diminutivo” (disponível aqui) para reforçar o tema da aula (são apenas 2'27''). Se possível, brinque com algumas palavras da música, dizendo a palavra no grau normal (gato) e pedindo que a criança diga o diminutivo (gatinho) ou o aumentativo (gatão).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gislaine Magnabosco
Mentor: Ingrid Ramalho
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Descobrindo os aumentativos e diminutivos
Finalidade da aula: Espera-se que, focando em textos escritos, os/as estudantes identifiquem o modo como são construídos lexicalmente as palavras no aumentativo e no diminutivo na sua forma regular e sejam capazes de criar grupos, organizando-as. Espera-se também que os/as estudantes reflitam sobre os diferentes usos dessas palavras, considerando os sentidos afetivos (uso de palavra para expressar carinho ou de forma pejorativa) que elas podem acionar.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas podem causar.
Materiais necessários: Poema escrito para trabalhar o diminutivo, (LALAU; LAURABEATRIZ. Bem-te-vi e outras poesias. São Paulo: Cia das letrinhas, 2010); charge para trabalhar o aumentativo (SGRIO, Fábio. Sem título. Disponível em: http://fsgroi65.wixsite.com/ilustrador/charges. Acesso: 25 nov 2018.) quadro (nesse caso, uma cartolina para reproduzir a charge utilizada)/projetor; giz/pincel e cartolina.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e virce-versa e -inho por -zinho e virce-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.
Referências sobre o assunto:
ARMELIN, Paula Roberta Gabbai. Sobre a interação entre as marcas de diminutivo e aumentativo no português brasileiro. ReVEL edição especial n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_5_sobre_a_interacao_entre_as_marcas_de_diminutivo.pdf>. Acesso em: 25 nov 2018.
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