Plano de Aula
Plano de aula: Esportes de precisão: experimentando novos movimentos
Por: Rafael Kanitz Braga
Descrição
Este plano sugere a ampliação de aprendizagens sobre os esportes de precisão, com enfoque nas habilidades motoras. Para isso, os estudantes irão experimentar movimentos sugeridos para essas modalidades, vivenciando práticas e identificando os elementos comuns nessas modalidades.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Esportes de precisão.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os elementos comuns dos esportes de precisão.
- Reconhecer as capacidades físicas e habilidades motoras presentes nas modalidades de esportes de precisão.
- Criar adaptações em esportes de precisão escolhidos para a prática.
- Testar adaptações em esportes de precisão escolhidos para a prática.
- Reconhecer a importância do respeito às regras para a sua integridade física e a dos colegas.
Competências gerais
1. Conhecimento
7. Argumentação
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Conforme a BNCC (2018, p. 216), esportes de precisão são:
um conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes casos: bocha, curling, golfe, tiro com arco, tiro esportivo etc.
Ainda no 1° ano do Ensino Fundamental, os estudantes conheceram o conceito de esportes de precisão, bem como experimentaram algumas modalidades. Ao longo dessa etapa, os estudantes observaram alguns elementos comuns a todos os esportes de precisão, sendo: a presença de um alvo, tanto na horizontal como na vertical, bem como a coordenação de habilidades e capacidades, a fim de apresentar pontaria para ter êxito na prática da modalidade.
Neste plano visamos ampliar as aprendizagens dos estudantes acerca do tema, solicitando que organizem e testem práticas que se valham dos elementos comuns dos esportes de precisão. Nessas experiências devem procurar compreender a importância das regras tanto nos esportes como em outras situações do cotidiano, e também compartilhar sugestões para que as práticas valorizem a integridade própria e a dos colegas.
Procuramos valorizar as práticas dos estudantes. A partir das suas experimentações faremos sugestões para que percebam que o saber fazer evidencia conhecimentos importantes que devem ser passíveis de reflexão. Em primeiro lugar, a importância de se aprender e aprimorar as habilidades motoras, pois elas constituem um elemento essencial na resolução de tarefas do dia a dia. Habilidades como correr, saltar, rolar, lançar, arremessar são exigidas além do esporte ou de outras habilidades corporais, mas também em tarefas cotidianas, como atravessar uma rua ou saltar uma poça d’água.
Da mesma forma, as capacidades físicas, que são características que nossos movimentos apresentam, podem ser aprimoradas e estão presentes na realização de diversas tarefas, como a força, a velocidade, o equilíbrio, a agilidade, dentre outras.
O nosso corpo é o instrumento que utilizamos para nos movimentar e é constituído por diversas estruturas com potencial para isso. Os estudantes podem identificar as regiões corporais envolvidas na modalidade e refletirem sobre a importância de respeitar os próprios limites e os dos colegas.
Outro ponto importante a ser evidenciado é a percepção da importância de normas e regras, garantindo a igualdade de condições entre os participantes e a sua segurança. A transposição do conceito e da importância das regras extrapola as aulas de Educação Física para outras situações vividas na escola e nos locais onde os estudantes frequentam. Grande parte das modalidades dos esportes de precisão é pouco presente ou acessível em nossa sociedade em comparação com outros tipos de esportes. A sua tematização na escola tem sido relatada por alguns professores, como nos links a seguir:
Tiro com arco
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26879
Golfe
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20765
Bocha
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21127
Curling
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26414
Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA