Materiais sugeridos
- Papel para elaboração de cartaz (cartolina, papel kraft, ou outros).
- Pincel atômico.
- Bolas de tênis ou de borracha para frescobol.
- Tacos.
- Cones.
- Arcos.
- Cabos de vassoura.
- Caixas de leite longa vida.
- Caixas.
- Garrafas pet de diferentes tamanhos.
- Galões de água de 20 litros.
- Tampinhas de garrafas pet.
- Bolas menores (tênis, frescobol; não havendo a possibilidade, confeccione bolas de meia, de sacola com fita adesiva, dentre outras adaptações).
- Fitas adesivas, barbante, cola, tesoura.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula em uma roda de conversa. Recupere com os estudantes as características dos esportes de precisão. Para tanto, utilize questões norteadoras, como: O que são esportes de precisão? Lembram o que é pontaria? O que seria um alvo? Quais são as habilidades necessárias para a prática de um esporte de precisão? Se houver necessidade, instrumentalize os estudantes com questões norteadoras, como: É preciso atirar, arremessar, lançar algum objeto? Poderiam dar exemplos? E, para isso, necessitamos de quais capacidades? Força, Equilíbrio?
Apresente uma imagem de esporte de precisão.


Pergunte quais materiais seriam necessários para a prática dessas modalidades. Seria possível realizar adaptações para praticar essas modalidades de esportes de precisão aqui na escola? Como poderíamos praticar um desses esportes na escola realizando essas adaptações? Quais os cuidados que devemos tomar para evitar acidentes na prática dessas modalidades?
Atividade
Compartilhe com os estudantes a proposta para a construção de um circuito envolvendo a presença de várias tarefas que compõem diferentes modalidades de esportes de precisão. Peça aos estudantes que indiquem algumas tarefas que eles identificam nas modalidades dos esportes de precisão. Se necessário, instrumentalize com questões norteadoras: O que precisamos fazer no tiro com arco? E na bocha? E no golfe? Quais equipamentos utilizamos para realizar essas tarefas? Será que podemos adaptar esses equipamentos, utilizando o nosso corpo? Poderíamos substituir o arco pelos nossos braços, para acertar o alvo? Será que poderíamos usar os pés para acertar a bola na bocha, no golfe?
Após esse momento, estimule os estudantes para sugerirem desafios para a composição do circuito, com a seguinte diretriz: acertar diferentes alvos, com várias partes do nosso corpo. Conforme as ideias sejam compartilhadas, anote e, por fim, decida com os estudantes um determinado número de desafios. Para cada desafio, será necessário definir:
1. Onde estará o alvo? No chão ou suspenso? Parado ou em movimento?
2. Utilizaremos algum equipamento ou uma parte do corpo para arremessar o objeto que acertará o alvo? Qual equipamento? Qual parte do corpo? Será livre?
3. Quantas tentativas teremos em cada desafio? O que precisamos fazer para manter a segurança de todos?
4. Como podemos adaptar o desafio para que todos possam participar?
Auxilie os estudantes a definir os desafios. Por exemplo: apresente um arco a eles e questione como poderia virar um alvo. Suspenso em uma trave, fixo na parede, no chão ou usando o próprio arco como objeto de acertar no alvo. Qual seria a tarefa? Lançar uma bola no arco suspenso ou fixo, tentar fazer a bola parar no arco disposto no chão rolando-a pelo chão, lançar o arco tentando acertar um cone, como um jogo de argola? Girar o arco pelo chão e os estudantes tentarem acertar uma bola ou outro objeto com o arco em movimento? Anote as ideias que surgirem em um cartaz, veja a necessidade de criar desenhos para que todos possam visualizar.
Estimule os estudantes a criarem vários tipos de desafios utilizando os materiais disponíveis: alvos móveis, como lançar uma bola, pneu ou arco pelo chão para que acertem, alvos múltiplos, como latas, garrafas pet agrupadas, utilizando as mãos, os pés ou implementos. Utilize os vídeos disponibilizados no Para saber mais e crie e implementos que podem ser utilizados para acertar os alvos, de acordo com a sua localidade.
Para cada desafio, os estudantes devem fazer as experimentações e responder:
- Quais foram os principais movimentos ou as habilidades motoras requisitadas nas práticas, como lançar, chutar, arremessar, rolar?
- Quais foram as principais capacidades físicas apresentadas, como a força muscular, o equilíbrio ou a velocidade?
- Quais foram as regiões do corpo utilizadas para a prática mais requisitadas, como as mãos, os pés, os braços, o pescoço etc.?
- Quais são as regras propostas para a atividade, como cada um lançar uma vez, ter um tempo para recuperar os objetos lançados, não jogar a bola na direção dos colegas, adaptar as atividades de modo que todos possam participar, não ter uma atitude negativa em relação ao desempenho dos colegas?
- Quais os cuidados que temos de ter ao praticar a atividade, como não recuperar os materiais enquanto o professor não der o sinal, esperar os colegas recuperarem um material antes de lançar algum objeto, utilizar materiais mais leves, se for necessário, evitando esforços excessivos que poderiam machucar alguém.
Realize uma votação para a definição dos desafios escolhidos, bem como dos combinados para cada desafio. Resumidamente, pondere com os estudantes como o circuito pode explorar diferentes alternativas: tarefas sem e com equipamentos, alvos estáticos e em movimento, alvos no chão e suspensos, desafios com regras mais rígidas e outros com total liberdade de movimentos.
A atividade pode ser realizada em estações de um circuito ou todos juntos em cada estação sob supervisão, de acordo com a característica da turma e a sua capacidade de realizar as atividades com autonomia.
Momento da reflexao
Reúna os estudantes em roda. Pergunte como se sentiram na proposição e realização das práticas. Peça para que compartilhem do que gostaram ou até mesmo do que não gostaram, justificando os porquês. Questione como foi relembrar os elementos presentes nos esportes de precisão e criar um circuito de desafios com esses elementos. Retome as habilidades motoras e capacidades físicas presentes em cada desafio do circuito, bem como associar o objetivo do desafio com alguma modalidade dos esportes de precisão. Questione sobre os cuidados que eles tiveram de observar em cada desafio, para valorizar a segurança individual e coletiva, no momento de experimentação do desafio.
Por fim, questione sobre qual a importância das regras na prática das atividades, cujo objetivo é permitir que todos realizem com igualdade e segurança.
Sistematizacao do conhecimento
Primeiramente, valorize o protagonismo dos estudantes ao longo da aula, em que eles se engajaram na criação de um circuito de desafios, tendo como referências os elementos presentes nos esportes de precisão. Ao longo da aula, eles também observaram as habilidades e capacidades necessárias para cada desafio, associando as tarefas a alguma modalidade dos esportes de precisão. Outro ponto importante foram os combinados para cada desafio, em que foram estabelecidas as regras, bem como identificados os cuidados e adaptações necessárias, para que todos pudessem participar com a devida segurança.
Registro e avaliacao
Retome com os estudantes a análise que fizeram das atividades durante as práticas. Se for possível, compartilhe uma folha de papel para cada estudante. Oriente para que desenhem nesta folha uma das atividades realizadas e anotem os movimentos que fizeram, as capacidades físicas, se tiveram de criar algum um objeto, quais os materiais utilizados, quais as regiões do corpo necessárias para a prática e as regras. Reúna os estudantes em roda e solicite, para aqueles que quiserem, que compartilhem e expliquem o seu desenho. Durante a explicação, utilize questões norteadoras, como estratégia de avaliação: Onde está o alvo? O que eles devem fazer para acertar o alvo? Onde eles estão jogando? Observe o quanto as respostas se aproximam ou se distanciam dos objetivos previstos para essa aula. As respostas dos estudantes aos questionamentos da seção Momento de reflexão servem como uma avaliação formativa.
Estimule os estudantes a também fazerem questões sobre o desenho para tirar as suas dúvidas. Incentive-os a fazerem contribuições positivas sobre o registro dos colegas com perguntas: Como poderiam contribuir para o desenho ficar mais completo? Alguém fez um registro parecido ou diferente que poderia compartilhar para que todos apreciem e também contribuam com ele? Valorize e incentive a participação de todos para que apresentem os seus registros com os colegas.
Barreiras
Barreiras
- Trazer o foco para o resultado das atividades e não para a experiência e a participação.
- Exigir que o estudante realize o registro das atividades apenas por escrito.
- Apresentar apenas uma forma de orientação das atividades a serem realizadas.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
- Possibilitar as adaptações necessárias para que todos os estudantes participem das atividades, realizando as atividades dentro das suas condições físicas e cognitivas.
- Possibilitar o registro da atividade da maneira como o estudante se considerar mais à vontade.
- Utilizar diferentes formas para as orientações, explorando os recursos verbais, de demonstração e visuais.
Desdobramentos
Para os próximos encontros, sistematize com os estudantes um aprofundamento em diferentes modalidades dos esportes de precisão. Como sugestão, compartilhe com eles imagens, antecipadamente preparadas, via projeção ou impressão, das modalidades: tiro com arco, golfe, bocha, curling, sinuca, boliche, críquete, croquet, sinuca, dentre outras. Realize uma votação, em que os estudantes podem categorizar as modalidades de maior interesse de aprofundamento. Esteja atento em cada aula, para não supervalorizar apenas a prática da modalidade, mas associar as capacidades e habilidades exigidas na prática dessa modalidade ao seu cotidiano, bem como observar os elementos culturais do esporte, como: país de origem, possibilidades de adaptação para a prática de todos, características do contexto de vida do estudante.