Plano de aula: Esportes de precisão: experimentando novos movimentos

Descrição

Este plano sugere a ampliação de aprendizagens sobre os esportes de precisão, com enfoque nas habilidades motoras. Para isso, os estudantes irão experimentar movimentos sugeridos para essas modalidades, vivenciando práticas e identificando os elementos comuns nessas modalidades.

Objeto de conhecimento

•  Esportes de precisão.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar os elementos comuns dos esportes de precisão.
  • Reconhecer as capacidades físicas e habilidades motoras presentes nas modalidades de esportes de precisão.
  • Criar adaptações em esportes de precisão escolhidos para a prática.
  • Testar adaptações em esportes de precisão escolhidos para a prática.
  • Reconhecer a importância do respeito às regras para a sua integridade física e a dos colegas.

Competências gerais

1.       Conhecimento

7.       Argumentação

8.       Autoconhecimento e autocuidado

9.       Empatia e cooperação

10.   Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos
  • Papel para elaboração de cartaz (cartolina, papel kraft, ou outros).
  • Pincel atômico.
  • Bolas de tênis ou de borracha para frescobol.
  • Tacos.
  • Cones.
  • Arcos.
  • Cabos de vassoura.
  • Caixas de leite longa vida.
  • Caixas.
  • Garrafas pet de diferentes tamanhos.
  • Galões de água de 20 litros.
  • Tampinhas de garrafas pet.
  • Bolas menores (tênis, frescobol;  não havendo a possibilidade, confeccione bolas de meia, de sacola com fita adesiva, dentre outras adaptações).
  • Fitas adesivas, barbante, cola, tesoura.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula em uma roda de conversa. Recupere com os estudantes as características dos esportes de precisão. Para tanto, utilize questões norteadoras, como: O que são esportes de precisão? Lembram o que é pontaria? O que seria um alvo? Quais são as habilidades necessárias para a prática de um esporte de precisão? Se houver necessidade, instrumentalize os estudantes com questões norteadoras, como: É preciso atirar, arremessar, lançar algum objeto? Poderiam dar exemplos? E, para isso, necessitamos de quais capacidades? Força, Equilíbrio?

Apresente uma imagem de esporte de precisão.

EDF2_06ESP01-IMAGEM1

EDF2_06ESP01-IMAGEM2

Pergunte quais materiais seriam necessários para a prática dessas modalidades. Seria possível realizar adaptações para praticar essas modalidades de esportes de precisão aqui na escola? Como poderíamos praticar um desses esportes na escola realizando essas adaptações? Quais os cuidados que devemos tomar para evitar acidentes na prática dessas modalidades?

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA