Plano de Aula

Plano de aula: Danças onde vivo

mais ações

Descrição

No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes observem, experimentem e registrem as danças do contexto regional. A organização dessas danças, seus elementos constitutivos (ritmo, gestos e espaço), seus significados e a importância da preservação dos costumes e tradições e da valorização da diversidade cultural.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças do contexto comunitário e regional.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer diferentes danças do contexto regional.
  • Experimentar diferentes danças do contexto regional.
  • Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto regional.
  • Experimentar ritmos e gestos característicos das danças do contexto regional.
  • Investigar os espaços onde as danças do contexto regional são executadas.
  • Reconhecer a importância da valorização da diversidade cultural.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Sobre a dança

A dança é uma das manifestações culturais da humanidade, presente em toda a sua história. Na cultura popular brasileira é muito marcante, acontece nas ruas, nas casas, nas escolas, nas festas, entre outros espaços, e tem um papel importante na consolidação das identidades sociais dos praticantes. Segundo Darido e Santos (2012), a dança é cultura, expressão corporal, comunicação e, por isso, reforça-se que ela precisa ser entendida, estudada de uma forma específica, pois abrange muitos conceitos.

As possibilidades de trabalho com dança na escola, mais especificamente na Educação Física escolar, transcende, portanto, a ideia única de criação de coreografias para os eventos escolares, e caminha no sentido de oportunizar vivências corporais que potencializem o exercício da capacidade reflexiva, crítica e criativa, com foco na formação integral dos estudantes, no desenvolvimento das múltiplas dimensões: cognitivo, motor, social e afetivo.

As danças do contexto regional e os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos)

As danças possuem três elementos constitutivos primordiais: o ritmo, o espaço e os gestos.

O ritmo faz parte de nossas vidas, as batidas do coração, a nossa respiração, a maneira como realizamos uma atividade. Nas danças, o ritmo orienta a execução dos movimentos, que podem ser realizados em intervalos de tempo regulares ou irregulares.

Os gestos, executados por uma parte específica do corpo (braços, mãos, pés, cabeça, ombros) possibilitam a comunicação não verbal, que é capaz de expressar ideias e sentimentos.

O espaço é um local onde o gesto acontece. Pode ser medido pela distância que o corpo alcança ao estender-se ou flexionar-se no seu máximo.

As danças do contexto regional e a diversidade cultural

O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, tem uma enorme diversidade cultural. As danças regionais brasileiras surgiram a partir de relações interculturais, com influências das culturas europeias, indígenas, africanas e portuguesas. Elas são passadas de geração em geração e transmitidas de maneira oral. Em geral, utilizam músicas, de autoria coletiva ou anônima, e traduzem o conhecimento popular.

Bibliografia

DARIDO, S. C.; SANTOS, I. K. dos S. Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na educação física escolar. Motriz, v.18, n.1, jan./mar. 2012, Rio Claro, SP.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA