Materiais sugeridos
- Imagens de danças do contexto regional e de outras culturas.
- Bolas, bexigas, jornais, lenços, bambolês, bolas de sabão (apenas uma das opções ou as que forem possíveis).
- Folha de cartolina.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie dividindo a turma em dois grupos pelo espaço da aula. Distribua imagens de danças do contexto regional dos estudantes, previamente selecionadas por você. Dê preferência às danças mais conhecidas de sua região e às imagens de danças de outras culturas, como, por exemplo: danças indígenas, danças africanas e/ou de outro estado. Após a apreciação das imagens, peça-lhes para identificar as danças praticadas na região em que moram.
Reúna a turma toda em um único grupo e discutam sobre as características das danças identificadas como regionais.
Questione sobre a vestimenta, o espaço onde são executadas, a organização - individual, em pares ou em grupos. Destaque as diferenças dos espaços utilizados para a execução de cada uma das danças percebidas nas imagens e a importância de valorizarmos o multiculturalismo existente em nosso país.
Para que todos possam aproveitar e aprender com esta atividade, utilize as imagens neste momento também. Acompanhe a discussão nos grupos, incentive para que todos falem, reforce a importância de ouvir respeitosamente quem está falando. Caso seja necessário, acompanhe mais de perto o estudante com alguma dificuldade, outra opção é solicitar que um colega explique o que está sendo apresentado pelo professor.
Atividade
Ao som de músicas características de danças do contexto regional dos estudantes proponha:
- Movimentação de diversas partes do corpo
Movimentos livres pelo espaço da aula, explorando as possibilidades de movimentos de diversas partes do corpo (extensão, flexão, rotação, elevação - em pé, sentados, de joelhos, deitados).
Movimentações para frente e trás, direita e esquerda, em roda, em filas, em colunas.
Desafie os estudantes a realizarem movimentações interagindo com objetos (bolas, bexigas, jornais, lenços, bambolês, bolas de sabão).
Ao som de uma música, lançar para o alto, bater palma e pegar de volta, lançar para o alto, fazer um giro e pegar de volta, lançar para o alto, tocar o chão e pegar de volta, lançar para o alto, realizar um movimento característico de uma dança do contexto regional e pegar de volta.
Peça para a turma formar duplas e criar movimentos de mãos dadas, de pés encostados, costas com costas.
Diga para formarem grupos com cinco estudantes e criar movimentos em que todos interagem, depois com dez estudantes e por fim com um único grupo.
Converse com a turma e escolham uma dança do contexto regional do seu entorno. Proponha que eles experimentem os principais movimentos, seguindo a organização característica (dança executada individualmente, em duplas ou em grupos) e a utilização do espaço (dança realizada em roda, em fila ou livremente pelo espaço).
Incentive todos a participarem das atividades e procure oferecer possibilidades para isso, de acordo com as características de sua turma. Caso seja necessário, converse com os estudantes, pergunte qual seria a melhor maneira de realizar as atividades, adapte os movimentos e o espaço, proponha que um colega auxilie e que o grupo acolha todos sugerindo adaptações.
Momento da reflexao
Após as experimentações, proponha aos estudantes uma conversa para refletirem sobre as percepções e sensações. Descubra as impressões que tiveram ao realizar os diversos movimentos possíveis utilizando algumas partes do corpo.
Como foi realizar movimentos em duplas e em grupos. Foi fácil? Foi difícil? Foi preciso atender a vontade de todos? Foi preciso ajudar ou receber ajuda? O que conseguiram fazer sozinhos e o que fizeram com a ajuda do outro? Quais estratégias ou adaptações sugeriram para que todos participassem?
Como foi realizar movimentos interagindo com algum objeto? Mudou a percepção do tempo? Uma bola leva o mesmo tempo para cair que um lenço ou uma bexiga? Foi possível realizar esses movimentos seguindo o ritmo da música? Já tinham experimentado a dança do contexto regional? Costumam dançá-la em família? Costumam assistir a apresentações desse estilo de dança? Onde? Quando?
Conhecem algum grupo que pratica essa dança?
Possibilite que todos os estudantes se manifestem participando dessas reflexões. Caso seja necessário, faça perguntas direcionadas e facilite o entendimento.
Sistematizacao do conhecimento
Pontue o que foi feito, discutido e aprendido em aula. Valorize o que deu certo e as potencialidades da turma. Retome as imagens utilizadas no início da aula e enfatize os conhecimentos adquiridos acerca das características específicas das danças do contexto regional:
- Nome das danças do contexto regional estudadas.
- Semelhanças e diferenças entre os ritmos, os espaços e os movimentos de cada uma delas.
- Movimentos experimentados.
- Características culturais (vestimentas, gestos, espaço e datas de execução).
Peça que os estudantes falem sobre os próprios avanços e aprendizagens, o que não sabiam e puderam aprender sobre as danças do contexto regional.
Registro e avaliacao
Para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, proponha a construção coletiva de um quadro cultural das danças do contexto regional.
Em uma folha de cartolina, monte o quadro a seguir. Peça que os estudantes a preencham com as danças que foram citadas na Conversa inicial e as que foram experimentadas.
O registro pode ser feito pelos próprios estudantes com a ajuda do professor.
Quadro cultural
Nome da dança | Ritmo utilizado | Espaço onde é praticada (casa, rua, salões, espetáculos) | Momento em que é praticada (festas religiosas, tradicionais da região) | Principais movimentos | Principais características culturais valorizadas pela dança |
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Após a finalização do quadro, converse com a turma, dando uma devolutiva sobre a produção coletiva. Aponte os pontos positivos, reforçando as potencialidades dos estudantes.
Peça-lhes para escolher um local na escola para expor o quadro e compartilhar o conhecimento produzido.
Barreiras
Barreiras
- Utilizar apenas um tipo de linguagem durante a aula.
- Propor uma única forma de experimentação de movimentos interagindo com objetos, sem outras alternativas.
- Sugerir a exploração de um espaço muito amplo e uma única possibilidade de tempo para a execução dos movimentos.
Sugestões para reduzir ou eliminar as barreiras
- Utilize linguagens diferentes, como imagens, vídeos e até mesmo outra forma de explicar, para garantir que todos aprendam.
- Possibilite a experimentação livre dos movimentos, a partir das potencialidades de cada estudante.
- Adapte a atividade reduzindo o espaço e o ritmo ou proponha uma outra forma de explorar o espaço.
Desdobramentos
Escolha junto com a turma uma dança da cultura de outra região do país, como, por exemplo: frevo, quadrilha, catira, fandango, carimbó, jongo, entre outras. Solicite que os estudantes façam uma pesquisa individual, como tarefa de casa e com o auxílio da família, sobre suas principais características.
Pesquise sobre as principais características da dança escolhida.
Nome da dança |
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Região onde é praticada |
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Ritmo musical utilizado |
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Principais movimentos |
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Vestimenta |
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Organização (individual, em dupla ou em grupo) |
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Local onde costuma ser praticada |
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Data em que costuma ser praticada |
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Assim que realizarem a pesquisa, peça aos estudantes para apresentá-la aos colegas e compararem as danças de seu contexto regional e a dança de outra região, procurando por similaridades e diferenças.
Danças onde vivo | Dança de outra região do país | Similaridade | Diferenças |
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Desafie a turma a experimentar a dança pesquisada.
Divida os estudantes em cinco grupos, pelo espaço da aula.
Ao som de uma música característica, peça a cada grupo que execute um movimento da dança escolhida. Ao seu sinal, os grupos devem trocar de lugar, até que todos tenham experimentado todos os movimentos.
Organize uma visita a um local (associações, universidades, centros de cultura) que promova uma dança regional para que a turma possa conversar com os praticantes ou convide pessoas da comunidade que praticam uma das danças de sua região para uma oficina na escola.