Plano de Aula
Plano de aula: Danças onde vivo
Descrição
No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes observem, experimentem e registrem as danças do contexto regional. A organização dessas danças, seus elementos constitutivos (ritmo, gestos e espaço), seus significados e a importância da preservação dos costumes e tradições e da valorização da diversidade cultural.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Danças do contexto comunitário e regional.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer diferentes danças do contexto regional.
- Experimentar diferentes danças do contexto regional.
- Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto regional.
- Experimentar ritmos e gestos característicos das danças do contexto regional.
- Investigar os espaços onde as danças do contexto regional são executadas.
- Reconhecer a importância da valorização da diversidade cultural.
Competências gerais
1. Conhecimento
3. Repertório cultural
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Sobre a dança
A dança é uma das manifestações culturais da humanidade, presente em toda a sua história. Na cultura popular brasileira é muito marcante, acontece nas ruas, nas casas, nas escolas, nas festas, entre outros espaços, e tem um papel importante na consolidação das identidades sociais dos praticantes. Segundo Darido e Santos (2012), a dança é cultura, expressão corporal, comunicação e, por isso, reforça-se que ela precisa ser entendida, estudada de uma forma específica, pois abrange muitos conceitos.
As possibilidades de trabalho com dança na escola, mais especificamente na Educação Física escolar, transcende, portanto, a ideia única de criação de coreografias para os eventos escolares, e caminha no sentido de oportunizar vivências corporais que potencializem o exercício da capacidade reflexiva, crítica e criativa, com foco na formação integral dos estudantes, no desenvolvimento das múltiplas dimensões: cognitivo, motor, social e afetivo.
As danças do contexto regional e os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos)
As danças possuem três elementos constitutivos primordiais: o ritmo, o espaço e os gestos.
O ritmo faz parte de nossas vidas, as batidas do coração, a nossa respiração, a maneira como realizamos uma atividade. Nas danças, o ritmo orienta a execução dos movimentos, que podem ser realizados em intervalos de tempo regulares ou irregulares.
Os gestos, executados por uma parte específica do corpo (braços, mãos, pés, cabeça, ombros) possibilitam a comunicação não verbal, que é capaz de expressar ideias e sentimentos.
O espaço é um local onde o gesto acontece. Pode ser medido pela distância que o corpo alcança ao estender-se ou flexionar-se no seu máximo.
As danças do contexto regional e a diversidade cultural
O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, tem uma enorme diversidade cultural. As danças regionais brasileiras surgiram a partir de relações interculturais, com influências das culturas europeias, indígenas, africanas e portuguesas. Elas são passadas de geração em geração e transmitidas de maneira oral. Em geral, utilizam músicas, de autoria coletiva ou anônima, e traduzem o conhecimento popular.
Bibliografia
DARIDO, S. C.; SANTOS, I. K. dos S. Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na educação física escolar. Motriz, v.18, n.1, jan./mar. 2012, Rio Claro, SP.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA