Plano de Aula

Plano de aula: Danças onde vivo

mais ações

Descrição

No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes observem, experimentem e registrem as danças do contexto regional. A organização dessas danças, seus elementos constitutivos (ritmo, gestos e espaço), seus significados e a importância da preservação dos costumes e tradições e da valorização da diversidade cultural.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças do contexto comunitário e regional.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer diferentes danças do contexto regional.
  • Experimentar diferentes danças do contexto regional.
  • Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto regional.
  • Experimentar ritmos e gestos característicos das danças do contexto regional.
  • Investigar os espaços onde as danças do contexto regional são executadas.
  • Reconhecer a importância da valorização da diversidade cultural.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Imagens de danças do contexto regional e de outras culturas.
  • Bolas, bexigas, jornais, lenços, bambolês, bolas de sabão (apenas uma das opções ou as que forem possíveis).
  • Folha de cartolina.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie dividindo a turma em dois grupos pelo espaço da aula. Distribua imagens de danças do contexto regional dos estudantes, previamente selecionadas por você. Dê preferência às danças mais conhecidas de sua região e às imagens de danças de outras culturas, como, por exemplo: danças indígenas, danças africanas e/ou de outro estado. Após a apreciação das imagens, peça-lhes para identificar as danças praticadas na região em que moram.

Reúna a turma toda em um único grupo e discutam sobre as características das danças identificadas como regionais.

Questione sobre a vestimenta, o espaço onde são executadas, a organização - individual, em pares ou em grupos. Destaque as diferenças dos espaços utilizados para a execução de cada uma das danças percebidas nas imagens e a importância de valorizarmos o multiculturalismo existente em nosso país.

Para que todos possam aproveitar e aprender com esta atividade, utilize as imagens neste momento também. Acompanhe a discussão nos grupos, incentive para que todos falem, reforce a importância de ouvir respeitosamente quem está falando. Caso seja necessário, acompanhe mais de perto o estudante com alguma dificuldade, outra opção é solicitar que um colega explique o que está sendo apresentado pelo professor.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA