Plano de Aula
Plano de aula: Danças e interação social
Descrição
Este plano visa a experimentação de danças regionais que fazem parte do contexto dos estudantes, seus elementos constitutivos e a importância da compreensão dos espaços como ambiente físico e social durante a prática, valorizando a diversidade cultural, a vida familiar e as interações sociais promovidas pela dança, sob a premissa de que a dança pode e deve ser para todos.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Danças do contexto comunitário e regional.
Objetivos de aprendizagem
- Diferenciar o elemento ritmo das danças regionais.
- Experimentar as múltiplas possibilidades do elemento espaço.
- Experimentar diferentes gestos característicos das danças regionais.
- Identificar a dança regional como componente da vida familiar e social.
- Identificar as interações pessoais construídas na vivência com as danças.
Competências gerais
1. Conhecimento
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
A dança faz parte da cultura do ser humano desde a pré-história. Antes de desenvolver a linguagem oral, o homem já utilizava a linguagem gestual, o corpo como instrumento para se comunicar, se expressar, festejar e cultuar seus deuses por meio da dança. Com o passar do tempo, a dança foi ganhando outros sentidos.
Para Araújo (2009, p.22), “A compreensão do que é dança dá-se por meio de uma série de fatores culturais, que são construídos com o passar do tempo e refletem a especificidade de cada local. Sendo assim, a dança toma seu significado de acordo com o contexto histórico, político e social no qual se insere”.
- Danças regionais
As danças regionais representam as tradições, os hábitos, os costumes e a cultura local das diversas regiões do país.
- Danças e os elementos constitutivos
As danças são constituídas por três elementos básicos: os gestos, o espaço e o ritmo.
Os gestos são os movimentos executados pelo corpo ou por alguma parte dele. O ritmo é a referência temporal e pode ser lento, moderado ou rápido. E o espaço refere-se ao limite de abrangência do movimento, que é medido pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores, e ao local onde os movimentos acontecem.
- Importância das danças para seus praticantes
As danças regionais têm objetivos específicos em cada cultura. Elas são utilizadas como manifestação artística, possibilitando a comunicação e a expressão do praticante, além de dialogar com outras áreas de conhecimento.
- Importância dos espaços como ambiente físico e social para a prática das danças regionais
A dança é, por excelência, um espaço de interação social que é um dos princípios essenciais para o desenvolvimento cognitivo.
O ensino das danças regionais abrange o cotidiano social dos estudantes e entende que cada corpo possui seu próprio vocabulário de movimento, construído por meio das experiências vividas. Quando esses movimentos são colocados em contato com outros, acabam se transformando, pois quando tocamos alguém, somos tocados também, o toque é uma forma de comunicação e exige respeito, cuidado e empatia com o interlocutor.
Bibliografia
ARAÚJO, S. P. A dança na escola. 54 f. Monografia (Graduação) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA