Plano de Aula
Plano de aula: Danças e interação social
Descrição
Este plano visa a experimentação de danças regionais que fazem parte do contexto dos estudantes, seus elementos constitutivos e a importância da compreensão dos espaços como ambiente físico e social durante a prática, valorizando a diversidade cultural, a vida familiar e as interações sociais promovidas pela dança, sob a premissa de que a dança pode e deve ser para todos.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Danças do contexto comunitário e regional.
Objetivos de aprendizagem
- Diferenciar o elemento ritmo das danças regionais.
- Experimentar as múltiplas possibilidades do elemento espaço.
- Experimentar diferentes gestos característicos das danças regionais.
- Identificar a dança regional como componente da vida familiar e social.
- Identificar as interações pessoais construídas na vivência com as danças.
Competências gerais
1. Conhecimento
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Músicas características de danças do contexto regional.
- Equipamento para reproduzir música.
- Equipamento para reproduzir vídeos (opcional).
- Vídeos, imagens de danças características da sua região (opcional).
- Folhas de papel A4 (uma para cada grupo).
- Lápis de cor.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Organize os estudantes em roda e pergunte sobre as danças que conhecem. Incentive a participação de todos, oportunizando que se expressem e ouçam os outros colegas respeitosamente.
A partir das danças citadas, converse com a turma e reforce com eles quais são consideradas regionais, apontando suas características específicas (ritmo, gestos, vestimentas, espaços de execução). Saliente as interações pessoais decorrentes da execução dessas danças em diferentes situações, como, por exemplo: datas comemorativas (quadrilha junina), locais (zona rural - Catira), eventos (Festival de Parintins), faixa etária (crianças - rodas cantadas), classe trabalhadora (pescadores - puxada de rede), matrizes culturais (matrizes indígena e africana - Maculelê).
Trabalhe sempre a partir das potencialidades de seus estudantes, ou seja, do que são capazes de fazer e de aprender, e não a partir de suas eventuais dificuldades. Procure utilizar diferentes linguagens (oral, visual, tátil), apresente imagens, vídeos, se possível até uma vestimenta característica para que possam experimentar. Sente-se perto dos estudantes com alguma dificuldade, busque garantir que todos acompanhem a atividade.
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