Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras rítmicas

mais ações

Descrição

A proposta deste plano é que os estudantes possam conhecer algumas brincadeiras rítmicas do seu contexto regional, além de vivenciar os elementos comuns dessas práticas e verificar os significados culturais representados nelas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças do contexto comunitário e regional.

Objetivos de aprendizagem

  • Listar brincadeiras rítmicas do contexto regional.
  • Identificar os elementos constitutivos das brincadeiras rítmicas, gestos, ritmo e espaço.  
  • Experimentar brincadeiras rítmicas do contexto regional.
  • Discutir sobre as manifestações culturais presentes nas brincadeiras rítmicas.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

As brincadeiras rítmicas são manifestações da cultura. Nas aulas de Educação Física Escolar, desempenham um papel importante ao favorecer a aprendizagem dos elementos constitutivos das danças (gesto, ritmo e espaço), ampliando as formas de ver e sentir o corpo em movimento. Contribuem também para o desenvolvimento da cooperação, da empatia, e promovem o conhecimento, a vivência de diversas manifestações culturais e a valorização de outras culturas além da sua própria.

De acordo com a BNCC (2018, p. 214),

a unidade temática brincadeiras e jogos explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si. Essas práticas não possuem um conjunto estável de regras e, portanto, ainda que possam ser reconhecidos jogos similares em diferentes épocas e partes do mundo, esses são recriados, constantemente, pelos diversos grupos culturais.

As brincadeiras se situam em um infindável rol de possibilidades. Neste plano, iremos trazer foco às brincadeiras cantadas, que são

[...] formas lúdicas de brincar com o corpo a partir da relação estabelecida entre movimento corporal e expressão vocal, seja na forma de músicas, frases, palavras ou sílabas ritmadas, integrando a cultura popular ou fazendo parte das criações contemporâneas. (LARA, 2005, p.1)

Segundo Darido (2005, p. 68): “[...] dentro de uma perspectiva de Educação e também de Educação Física, é fundamental considerar, os procedimentos, fatos, conceitos, as atitudes e os valores como conteúdos, todos no mesmo nível de importância”. Para tanto, é preciso abordar todas as dimensões do conhecimento:

  • Dimensão conceitual: trabalhar a história das danças, conceitos e aspectos culturais. Além disso, refletir sobre a questão do gênero e dos preconceitos como um todo.
  • Dimensão procedimental: experimentar atividades rítmicas que oportunizem a  expressão da criatividade e autonomia.
  • Dimensão atitudinal: trabalhar intencionalmente o respeito mútuo, a cooperação e a empatia.

E inspirar vivências e experiências diversas, desenvolvendo simultaneamente o domínio motor, cognitivo e afetivo-social, por meio do imenso repertório de brincadeiras rítmicas existentes no Brasil, que carregam diversas culturas historicamente acumuladas e socialmente transmitidas.

Bibliografia

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Org.): Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2005, p. 64-79.

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