Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras rítmicas

mais ações

Descrição

A proposta deste plano é que os estudantes possam conhecer algumas brincadeiras rítmicas do seu contexto regional, além de vivenciar os elementos comuns dessas práticas e verificar os significados culturais representados nelas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças do contexto comunitário e regional.

Objetivos de aprendizagem

  • Listar brincadeiras rítmicas do contexto regional.
  • Identificar os elementos constitutivos das brincadeiras rítmicas, gestos, ritmo e espaço.  
  • Experimentar brincadeiras rítmicas do contexto regional.
  • Discutir sobre as manifestações culturais presentes nas brincadeiras rítmicas.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Aula

Materiais sugeridos
  • Equipamento para reproduzir música.
  • Equipamento para reproduzir vídeos (opcional).
  • Vídeos, imagens de cantigas de roda, brincadeiras de corda e brincadeiras de mão da sua região (opcional).
  • Uma folha de papel A4 por grupo.
  • Uma folha de cartolina ou um quadro.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Reúna os estudantes para uma roda de conversa e pergunte sobre as brincadeiras rítmicas que conhecem. Para atender a um dos objetivos de aprendizagem desta aula, faça junto com a turma uma lista com todas as brincadeiras citadas, anote-as no quadro, assim a turma toda poderá participar e aprender com os colegas.

Com a lista pronta, ressalte que existem diferenças entre elas, como, por exemplo: as rodas cantadas utilizam músicas simples, fáceis de memorizar, são cantadas em roda, de mãos dadas e com a execução de coreografias. Já as brincadeiras de mãos são atividades desenvolvidas com cantos e gestos com as mãos, nas quais pode haver contato entre os participantes ou não, elas podem ser realizadas em grupo ou em duplas.

As brincadeiras com objetos, como pular corda, são realizadas a partir do ritmo de uma música cantada por todos, realizando sequências de movimentos, principalmente saltos e giros. As brincadeiras rítmicas, com instrumentos de percussão, utilizando materiais adaptados e até mesmo o próprio corpo.  

Saliente também que apesar das diferenças, as brincadeiras rítmicas possuem características comuns: seguem o ritmo de uma música, apresentam particularidades da cultura local, como o modo de vida da comunidade, e são transmitidas de geração em geração.

Pensando na participação de todos e nas possíveis barreiras, utilize diferentes exemplos e linguagens para conduzir esse momento de maneira a possibilitar que os estudantes participem e aprendam sobre o tema explorado. Para tanto, você pode mostrar vídeos ou até mesmo solicitar que um grupo demonstre algumas brincadeiras.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA