Materiais sugeridos
- Material escolar (opcional).
- Material esportivo.
- Folhas de papel A4 (uma por grupo).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a possibilidade de expressar sentimentos (medo, tristeza, alegria, raiva) por meio de movimentos corporais. Pergunte aos estudantes: Podemos nos expressar por meio de movimentos corporais? Como? Nas danças, expressamos sentimentos? Podemos contar histórias por meio da dança? Questione a turma sobre as danças da região e peça que identifiquem o que essas danças expressam. Se for possível, mostre algumas imagens e vídeos para que possam aprofundar a discussão.
Apresente a dança como uma linguagem corporal com muitas possibilidades de comunicação e, então, convide-os para uma experimentação.
Incentive-os a descobrir e explorar na aula as possibilidades do corpo em expressar-se. Desafie-os a descobrirem com quais partes do corpo e como fazer!
Esteja atento a toda turma para que as atividades, os materiais, a linguagem não sejam barreiras para a aprendizagem de algum estudante. Caso seja necessário, proponha outras formas de realização, utilize outras linguagens, como, por exemplo, a visual.
Atividade
Separe a turma em pequenos grupos e solicite que escolham uma situação do cotidiano e “comuniquem” para os demais colegas por meio de gestos.
Após a apresentação, solicite que cada grupo responda em uma folha de papel A4 às seguintes perguntas:
(As respostas podem ser escritas por um componente do grupo ou por meio de desenho)
1- Qual situação cotidiana o grupo escolheu? |
2- Quais gestos foram realizados para “comunicar” a situação cotidiana? Por quê? |
Todas as atividades sugeridas a seguir podem ser desenvolvidas acompanhadas por músicas.
Jogo da mímica
Separe a turma em dois grupos. O grupo 1 deverá dar um comando ao outro grupo apenas por meio de mímicas. O grupo 2 deverá realizar os movimentos sugeridos.
Auxilie os estudantes oferecendo algumas dicas de comandos, como, por exemplo:
Sentados (em uma cadeira, no chão).
Deitados (na cama, em uma rede).
Todos de mãos dadas devem girar para a direita.
Realizar gestos esportivos (chute do futebol, toque, manchete, saque, passo de dança).
Atividades do dia a dia (tomar banho, trocar de roupa, se alimentar, estudar).
O grupo 2 deverá comunicar vários tipos de sentimentos apenas por meio de mímicas. O grupo 1 deverá relatar qual sentimento está sendo expressado.
Auxilie os estudantes oferecendo algumas dicas, como, por exemplo:
Alegria de encontrar um amigo.
Tristeza por ter perdido um jogo.
Medo de cão bravo.
História ritmada
Divida os estudantes em pequenos grupos, conte o início de uma história com situações do dia a dia e desafie-os a continuar a história, realizando gestos do cotidiano, como ir para a escola, jogar bola, ir ao supermercado, ao som de uma música.
Reserve um tempo da aula para que os grupos construam seu próprio final para a história. Após esse momento, solicite que apresentem suas produções e peça que os outros grupos façam a “leitura e interpretação” de cada final.
Interação com objetos
Solicite aos estudantes que escolham um objeto dentre os existentes na escola (material escolar, material esportivo, entre outros).
Peça que, de maneira criativa e lúdica, criem movimentos expressivos interagindo com o objeto escolhido, usando todo o potencial do seu corpo (lançar o objeto e segurá-lo de volta, equilibrar o objeto com uma mão, com o pé, na cabeça, manipular o objeto de diferentes formas).
Durante a experimentação das atividades, aborde menos a questão de movimentos coreografados e mais as possibilidades de expressão. Permita que os estudantes criem livremente movimentos e se expressem.Dança regional e o que expressam
Escolha juntamente com a turma uma dança do contexto regional, separe os estudantes em pequenos grupos e proponha uma análise por meio de imagens ou vídeos (de acordo com a possibilidade) do que é expressado por movimentos, música e vestimentas.
Após essa análise, proponha uma experimentação da dança escolhida e analisada.
Durante toda a aula, esteja atento às necessidades, potencialidades e dificuldades de cada estudante. Procure falar e propor as atividades sugeridas de maneira clara e acessível, para que todos possam atingir os objetivos de aprendizagem. Caso seja necessário, demonstre alguns movimentos ou solicite que algum estudante demonstre. Trabalhe com grupos produtivos, já que a turma tem saberes diferentes e, ao compartilhar com os colegas, podem aprender juntos.
Momento da reflexao
Proponha à turma uma reflexão sobre as experimentações. Sentados em roda, de maneira a oportunizar a fala e a escuta respeitosa de todos os estudantes, comente sobre cada uma das atividades e pergunte: Foi possível se comunicar sem falar nenhuma palavra, apenas fazendo gestos? Foi fácil escolher o melhor gesto para “conversar” com o outro grupo? Foi fácil entender o que o grupo quis dizer com os gestos? Foi divertido? E quando fazendo gestos interagindo com objetos fica mais fácil passar alguma mensagem? E as danças? Elas comunicam alguma coisa?
Sistematizacao do conhecimento
A partir das reflexões que os estudantes fizeram sobre como foi vivenciar as propostas, faça um fechamento a respeito do que aprenderam com elas.
Retome os objetivos de aprendizagem da aula e comente sobre a linguagem corporal e a possibilidade de expressar sentimentos, partilhar informações e contar histórias por meio dos movimentos.
Ressalte que as danças permitem ao homem se expressar por meio de gestos corporais e uma das características das danças regionais é a expressão da cultura local de seus praticantes. Ao assistirmos à apresentação de uma dança, podemos “ler” o que estão querendo contar com os movimentos realizados. Como, por exemplo, a celebração de uma colheita, um trabalho realizado por um grupo, os costumes, as tradições de um povo.
Relembre os significados dos movimentos da dança do contexto regional encontrados pela turma e as possibilidades de expressão por meio de movimentos ritmados experimentadas na aula.
Busque realizar a sistematização dos conhecimentos desenvolvidos durante a aula, de maneira acessível a todos os seus estudantes. Pergunte se existem dúvidas e se gostariam de perguntar alguma coisa. Direcione sua atenção para as possíveis dificuldades de entendimento do que está sendo trabalhado.
Registro e avaliacao
Sugerimos como registro que peça aos estudantes para fazerem um desenho de alguém dançando e descrevam o que o movimento significa. Deixe-os livre para que explorem a sua criatividade. Se julgar adequado, intervenha com algumas sugestões que remetam à cultura local. Por exemplo:
Pessoas trabalhando na lavoura.
Pessoas brincando no parquinho.
Pessoas brincando no rio.
Pessoas andando na rua.
Pessoas de mãos dadas celebrando algo.
Faça uma exposição com os desenhos dos estudantes e observe se precisam de auxílio com os registros escritos do significado dos desenhos. Isso pode ser feito com a sua ajuda ou com a ajuda dos colegas.
Observe a participação e o engajamento de cada um dos estudantes. A partir das respostas, será possível identificar o porquê escolheram os gestos apresentados e avaliar a compreensão da turma sobre as possibilidades de expressão por meio de movimentos.
Dê uma devolutiva aos estudantes, apontando os pontos positivos e, caso seja necessário, realize uma retomada do assunto.
Barreiras
Barreiras
- Utilizar apenas um tipo de linguagem durante a aula.
- Dar espaço de fala para poucos estudantes durante os momentos de troca.
- Propor um modelo de expressão, sem valorizar a criatividade e a potencialidade dos estudantes.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
- Utilizar linguagens diferentes, como imagens, vídeos e até mesmo outra forma de explicar, para garantir que todos aprendam.
- Propor estratégias que incentivem e possibilitem que todos verbalizem suas sensações e participem das discussões.
- Propor que os estudantes se expressem livremente a partir de suas potencialidades.
Desdobramentos
Sugerimos como desdobramentos que amplie com os estudantes as possibilidades de expressão corporal, solicitando que percebam os gestos que o seu corpo pode fazer, como, por exemplo, os braços e as mãos para imitar uma cobra, um pássaro, um abraço, um adeus, um beijo, entre outros. São atividades que desenvolvem a criatividade, a imaginação e a capacidade de expressão.
Sugestão
1. Peça que cada um dos estudantes imaginem o próprio corpo se transformado em:
Um animal.
Um personagem.
Um artista.
Um profissional.
2. Solicite, então, que se movimentem pelo espaço da aula como esse animal, personagem, artista ou profissional se movimentaria.
Ao som de uma música, peça que eles dancem, individualmente, como esse animal, personagem, artista ou profissional dançaria.
3. Proponha a interação entre os “animais”, “personagens”, “artistas” ou “profissionais” pelo espaço da aula. Sugira que criem movimentos em pequenos grupos, de mãos ou “patas”, cada um de acordo com as características do animal, personagem, artista ou profissional escolhido.