Plano de Aula

Plano de aula: A dança e o meu corpo

mais ações

Descrição

Este plano aborda a “leitura” de diferentes situações por meio dos movimentos e a identificação dos significados de movimentos realizados pelos praticantes de algumas danças. Sugere-se também explorar com os estudantes as possibilidades do seu corpo em expressar-se ao longo de todo o processo da aula.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças do contexto comunitário e regional.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os significados de movimentos de uma dança do contexto regional.
  • Experimentar possibilidades de expressão por meio de movimentos ritmados.
  • Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Materiais sugeridos
  • Material escolar (opcional).
  • Material esportivo.
  • Folhas de papel A4 (uma por grupo).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a possibilidade de expressar sentimentos (medo, tristeza, alegria, raiva) por meio de movimentos corporais. Pergunte aos estudantes: Podemos nos expressar por meio de movimentos corporais? Como? Nas danças, expressamos sentimentos? Podemos contar histórias por meio da dança? Questione a turma sobre as danças da região e peça que identifiquem o que essas danças expressam. Se for possível, mostre algumas imagens e vídeos para que possam aprofundar a discussão.

Apresente a dança como uma linguagem corporal com muitas possibilidades de comunicação e, então, convide-os para uma experimentação.

Incentive-os a descobrir e explorar na aula as possibilidades do corpo em expressar-se. Desafie-os a descobrirem com quais partes do corpo e como fazer!

Esteja atento a toda turma para que as atividades, os materiais, a linguagem não sejam barreiras para a aprendizagem de algum estudante. Caso seja necessário, proponha outras formas de realização, utilize outras linguagens, como, por exemplo, a visual.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA