Plano de Aula
Plano de aula: A dança e o meu corpo
Descrição
Este plano aborda a “leitura” de diferentes situações por meio dos movimentos e a identificação dos significados de movimentos realizados pelos praticantes de algumas danças. Sugere-se também explorar com os estudantes as possibilidades do seu corpo em expressar-se ao longo de todo o processo da aula.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Danças do contexto comunitário e regional.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os significados de movimentos de uma dança do contexto regional.
- Experimentar possibilidades de expressão por meio de movimentos ritmados.
- Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
As primeiras experiências do ser humano são vivenciadas por meio do corpo. Antes mesmo da aquisição da fala, pequenas manifestações são possíveis por meio da expressão do corpo e do movimento.
Quando pensamos tomamos consciência de que o movimento é a essência da vida e que toda forma de expressão (seja ao falar, escrever, cantar, pintar ou dançar) utiliza o movimento como veículo, vemos quanto é importante entender essa expressão externa da energia vital do interior. (LABAN, 1989, p. 104)
A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Por meio do corpo, podemos transmitir pensamentos, ideias e emoções, além da cultura local e de tradições de seus praticantes. É uma maneira de compartilhar de geração em geração os conhecimentos historicamente construídos.
Para Strazzacappa (2001), o ser humano interage com o mundo por meio do corpo. Os movimentos corporais possibilitam a comunicação, o trabalho, a aprendizagem, e variadas maneiras de perceber o mundo.
Em um trabalho de expressão corporal, busca-se desenvolver nos estudantes uma maior consciência de suas percepções e sensações, para conhecer melhor seu corpo, suas potencialidades e limitações e, com isso, ser capaz de usá-lo da melhor maneira possível. Portanto, a estimulação e as vivências da corporeidade incentivam a expressividade dos estudantes.
Bibliografia
LABAN, R. Danza educativa moderna. México: Ediciones Paidós, 1989.
STRAZZACAPPA, M. A Educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 53, abr., 2001.
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