Plano de Aula
Plano de aula: A dança e o meu corpo
Descrição
Este plano aborda a “leitura” de diferentes situações por meio dos movimentos e a identificação dos significados de movimentos realizados pelos praticantes de algumas danças. Sugere-se também explorar com os estudantes as possibilidades do seu corpo em expressar-se ao longo de todo o processo da aula.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Danças do contexto comunitário e regional.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os significados de movimentos de uma dança do contexto regional.
- Experimentar possibilidades de expressão por meio de movimentos ritmados.
- Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Materiais sugeridos
- Material escolar (opcional).
- Material esportivo.
- Folhas de papel A4 (uma por grupo).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a possibilidade de expressar sentimentos (medo, tristeza, alegria, raiva) por meio de movimentos corporais. Pergunte aos estudantes: Podemos nos expressar por meio de movimentos corporais? Como? Nas danças, expressamos sentimentos? Podemos contar histórias por meio da dança? Questione a turma sobre as danças da região e peça que identifiquem o que essas danças expressam. Se for possível, mostre algumas imagens e vídeos para que possam aprofundar a discussão.
Apresente a dança como uma linguagem corporal com muitas possibilidades de comunicação e, então, convide-os para uma experimentação.
Incentive-os a descobrir e explorar na aula as possibilidades do corpo em expressar-se. Desafie-os a descobrirem com quais partes do corpo e como fazer!
Esteja atento a toda turma para que as atividades, os materiais, a linguagem não sejam barreiras para a aprendizagem de algum estudante. Caso seja necessário, proponha outras formas de realização, utilize outras linguagens, como, por exemplo, a visual.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA