Plano de Aula

Plano de aula: Correr, saltar, arremessar e lançar

mais ações

Descrição

No desenvolvimento deste plano, propõe-se que os estudantes experimentem os elementos comuns dos esportes de marca que envolvem as habilidades motoras, correr, saltar, arremessar e lançar, e as capacidades físicas velocidade e potência muscular, no contexto dos esportes de marca.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Esportes de marca.
  • Esportes de precisão.

Objetivos de aprendizagem

  • Vivenciar as habilidades motoras de correr, saltar, lançar e arremessar e as capacidades físicas exigidas na experimentação de diferentes modalidades dos esportes de marca e de precisão.
  • Identificar as habilidades motoras de correr, saltar, lançar e arremessar em outras práticas corporais, bem como em atividades da vida diária.
  • Identificar as capacidades físicas exigidas nas atividades de esportes de marca, reconhecendo a sua presença em outras práticas corporais, bem como em atividades da vida diária.
  • Adaptar materiais recicláveis na construção dos equipamentos necessários para a prática das modalidades de lançamentos e arremessos.

Competências gerais

1. Conhecimento

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Materiais recicláveis.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Para essa sequência de aulas, é necessário que, antecipadamente, se solicite junto aos estudantes que tragam materiais recicláveis, dentre os quais: garrafas pet, caixas de leite longa vida, caixas de papelão, folhas de jornal, e um item importante para a confecção de um dos modelos de dardo, os flutuadores de piscina, popularmente conhecidos como “macarrões de piscina”. Com um macarrão, é possível a confecção de até três dardos.

Inicie a aula em roda com os estudantes. Pergunte sobre os materiais recicláveis que os estudantes trouxeram. Questione se foi fácil ou difícil encontrá-los. Solicite-lhes para compartilhar onde encontraram (casa, casa de parentes, rua, lixo, etc.). Questione sobre o que são materiais recicláveis. Pergunte se a família separa o lixo em casa. Solicite que compartilhem como realizam essa separação.

Estimule para que eles observem se é possível reutilizar materiais recicláveis na construção dos equipamentos necessários para esportes de marca e precisão. Pergunte se já reutilizaram algum material reciclável para outras funções ou para construir algo novo. Comente que irão produzir equipamentos para a prática de esportes de marca e precisão utilizando os materiais recicláveis que trouxeram. Lembrem-se de viabilizar a participação efetiva de todas e todos no diálogo. Para tanto, não hesite em utilizar material concreto, imagens e demais recursos para que a comunicação aconteça. Se for necessário, pode recorrer à descrição de imagens, tato e Libras de maneira que ninguém fique de fora.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA