Plano de aula: Leitura colaborativa de uma canção

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/Cantigas e no campo de atuação vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura e escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: A letra da música “Pombinha branca”, que será lida em um cartaz, quadro ou projeção em tamanho adequado para todos visualizarem.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: A pouca familiaridade com o gênero textual “cantigas” poderá limitar as antecipações a respeito da função social do texto e das características do gênero que será lido. Poderão surgir situações em que haja discordância ou não aceitação nas diferentes interpretações e/ou antecipações do texto.

Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Org. BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007.(Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensifun9anobasefianal.pdf). Letra da canção “Pombinha Branca” - Palavra Cantada (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=f7Nt4z8bPvI).

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Diga aos alunos que irão aprender uma nova cantiga. Porém, antes de aprender a cantá-la, farão a leitura coletiva da letra porque esta canção traz uma história.
  • Explique que você fará a leitura aos poucos, fazendo algumas perguntas, e que eles tentarão adivinhar algumas coisas a respeito desta história contada em forma de música.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA