Plano de Aula

Plano de aula: Vamos jogar?

Descrição

Neste plano propomos experiências e reflexões para que os estudantes  compreendam as características dos jogos. Além disso, irão comparar as brincadeiras e jogos, distinguindo as duas práticas corporais. Serão propostos momentos de diálogo entre os estudantes sobre a competição presente nos jogos, possibilitando a discussão a respeito de ganhar e perder.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer jogos do contexto comunitário e familiar.
  • Identificar as características dos jogos.
  • Discutir sobre o ganhar e perder nos jogos do contexto comunitário.
  • Diferenciar as brincadeiras de jogos.
  • Reconhecer a participação de meninos e meninas nos jogos do contexto comunitário.
  • Valorizar a importância dos jogos tradicionais da cultura popular.
  • Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) nos jogos do contexto comunitário.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Aula

Materiais sugeridos
  •  Folhas de papel cartolina ou papel kraft (uma para cada grupo e uma para o uso do professor).
  • Caneta hidrográfica ou caneta de cartaz (para uso do professor).
  • Giz para quadro ou lousa (um para cada estudante).
  • Giz de cera ou lápis de cor (para cada grupo).
  • Bolas (uma para cada grupo).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Apresente aos estudantes os objetivos desta aula e comente que irão refletir sobre o jogo. Elabore previamente algumas perguntas disparadoras que os leve a refletir sobre o tema, como, por exemplo: O que são jogos? Alguém sabe quais são as diferenças entre brincadeiras e jogos? Quais tipos de jogos preferem? Com quem costumam jogar? Quem ensinou ou como aprendeu a jogar esses jogos?

Para ninguém ficar de fora, fique atento se a comunicação oral é efetiva para todos os estudantes, ou se é necessário utilizar suporte visual e outros, tanto para a compreensão das perguntas disparadoras, quanto para permitir que os estudantes, mesmo os mais tímidos, não fluentes ou não oralizados em português, possam participar ativamente da conversa, estimulando e valorizando o pertencimento de todos. Para facilitar a reflexão, sugerimos a confecção de um cartaz coletivo com os estudantes, do qual você será o escriba. Utilize cartolina ou papel kraft, divida-os em duas colunas, onde já estará inscrito “JOGO” e “BRINCADEIRA”. Esteja atento a este momento e se certifique de que todos estejam visualizando o documento, utilize letras em formato bastão e com tamanho maior.

Anote, como lista de palavras, o que os estudantes estão dizendo, sobre o que pensam ser características do jogo e da brincadeira. Não faça intervenções neste momento e vá anotando as respostas dos estudantes no cartaz. Lembre-se de que os estudantes estão em fase de alfabetização, por isso, é importante que registre o que eles forem dizendo com letra bastão (também chamada “letra palito”), como, por exemplo, característica do jogo apresentada pelos estudantes: REGRAS, DIVERTIDO, COMPETIÇÃO, GANHADOR etc.

Sugerimos uma estratégia para que os estudantes falem e sejam ouvidos com clareza. Por meio de jogos simbólicos, você pode fazer combinados com a turma para que todos os estudantes falem e sejam ouvidos. Perceba quem possui restrições, seja por medo, alguma barreira na comunicação ou impedimento, e faça intervenções necessárias, dando dicas, incentivando-os a se expressarem da maneira como for conveniente para eles; também incentive a turma a colaborar com os colegas. Por exemplo, simule a realização de uma entrevista usando um microfone simulado com algum material disponível em sua escola. Garanta que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta. Feitas as anotações no cartaz, disponibilize-o à vista de todos os estudantes, e parta para a atividade prática. Verifique outras formas de linguagens, além da verbal, por exemplo, o uso de imagens pode garantir uma maior participação de todos e a formação de duplas para auxiliar na explicação.

Posteriormente, explique aos estudantes a proposta das práticas que participarão, vivenciando jogos sugeridos e que também terão o momento de criar as próprias atividades.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA