Plano de Aula
Plano de aula: Princípios dos esportes de marca
Por: Rafael Kanitz Braga
Descrição
Neste plano, sugerimos a discussão sobre o conceito e as características dos esportes de marca, sendo esse o primeiro contato dos estudantes com essa temática. Ressalta-se que, além da experimentação, o registro e a oportunidade de discutir sobre ela devem ser igualmente valorizados, tendo como premissa, ao longo de todo o processo, o respeito às características biopsicossociais de todos os atores envolvidos no espaço e no tempo destinado para essa aula.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de marca
Objetivos de aprendizagem
- Experimentar as habilidades motoras fundamentais exigidas na prática dos esportes de marca individuais.
- Fruir a prática de esportes de marca individuais.
- Identificar as características que compõem os esportes de marca individuais.
- Experimentar as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca, tais como: velocidade, força e potência muscular.
- Identificar as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca, tais como: velocidade, força e potência muscular.
- Identificar diferentes modalidades de esportes de marca individuais.
- Valorizar a própria segurança e integridade física, bem como a dos demais colegas durante a experimentação dos esportes de marca individuais.
- Reconhecer os materiais (construção e adaptação de materiais alternativos) para a prática de esportes de marca.
- Reconhecer o ambiente físico (espaço e condições do clima) onde as modalidades são praticadas.
- Discutir sobre o ganhar e o perder como características presentes nos esportes.
Competências gerais
1. Conhecimento.
7. Argumentação.
8 Autoconhecimento e autocuidado.
9. Empatia e cooperação.
10. Responsabilidade e cidadania.
Aula
Materiais sugeridos
- Caderno para registro dos estudantes.
- Quadro.
- Quadra ou espaço amplo.
- Cordas.
- Cones.
- Bolas de tamanhos e pesos distintos.
- Bolas de meia.
- Colchões.
- Cones.
- Arcos.
- Trena ou metro.
- Cronômetro.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula numa roda de conversa sobre o tema. Prepare antecipadamente algumas perguntas relacionadas aos movimentos característicos dos esportes de marca. Por exemplo: Quais esportes em que os atletas correm, saltam e arremessam? Vocês, ou alguém da família de vocês, faz alguma atividade como correr, saltar ou arremessar? Vocês já apostaram corrida com alguém? Como se faz para saber quem ganhou? E se a gente fosse saltar, quem ganharia? E arremessar, quem ganharia?
Pense em questões relacionadas a aspectos do espaço físico e de materiais disponíveis na escola para realizar as experimentações das modalidades características dos esportes de marca individuais. Exemplo: Onde poderíamos realizar as corridas de velocidade e os saltos? Quais materiais disponíveis na escola poderiam ser utilizados para arremessar? Quais instrumentos disponíveis na escola poderíamos utilizar para medir e calcular o tempo e a distância?
Observe que os elementos matemáticos de peso, medidas e tempo possuem relação direta com os esportes de marca, sendo ainda elementos em fase de identificação pelos estudantes de 1° ano. Dessa forma, essas perguntas norteadoras irão auxiliar o estudante a apresentar ou revisitar esses conceitos e compreender sua relação com os esportes de marca. Nesse momento, sendo possível, tenha em mãos uma trena, um cronômetro e uma balança, para que de maneira concreta os estudantes materializem esses conceitos abstratos. Avalie a necessidade de apresentar outros recursos que poderiam contribuir na avaliação dos estudantes, como apresentar imagens, vídeos ou mesmo demonstrar a eles um para que relacionem o que está sendo proposto.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA