Plano de Aula

Plano de aula: Princípios dos esportes de marca

Descrição

Neste plano, sugerimos a discussão sobre o conceito e as características dos esportes de marca, sendo esse o primeiro contato dos estudantes com essa temática. Ressalta-se que, além da experimentação, o registro e a oportunidade de discutir sobre ela devem ser igualmente valorizados, tendo como premissa, ao longo de todo o processo, o respeito às características biopsicossociais de todos os atores envolvidos no espaço e no tempo destinado para essa aula.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de marca

Objetivos de aprendizagem

    • Experimentar as habilidades motoras fundamentais exigidas na prática dos esportes de marca individuais.
    • Fruir a prática de esportes de marca individuais.
    • Identificar as características que compõem os esportes de marca individuais.
    • Experimentar as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca, tais como: velocidade, força e potência muscular.
    • Identificar as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca, tais como: velocidade, força e potência muscular.
    • Identificar diferentes modalidades de esportes de marca individuais.
    • Valorizar a própria segurança e integridade física, bem como a dos demais colegas durante a experimentação dos esportes de marca individuais.
    • Reconhecer os materiais (construção e adaptação de materiais alternativos) para a prática de esportes de marca.
    • Reconhecer o ambiente físico (espaço e condições do clima) onde as modalidades são praticadas.
    • Discutir sobre o ganhar e o perder como características presentes nos esportes.

Competências gerais

1. Conhecimento.

7. Argumentação.

8 Autoconhecimento e autocuidado.

9. Empatia e cooperação.

10. Responsabilidade e cidadania.