Plano de Aula
Plano de aula: Princípios dos esportes de marca
Por: Rafael Kanitz Braga
Descrição
Neste plano, sugerimos a discussão sobre o conceito e as características dos esportes de marca, sendo esse o primeiro contato dos estudantes com essa temática. Ressalta-se que, além da experimentação, o registro e a oportunidade de discutir sobre ela devem ser igualmente valorizados, tendo como premissa, ao longo de todo o processo, o respeito às características biopsicossociais de todos os atores envolvidos no espaço e no tempo destinado para essa aula.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de marca
Objetivos de aprendizagem
- Experimentar as habilidades motoras fundamentais exigidas na prática dos esportes de marca individuais.
- Fruir a prática de esportes de marca individuais.
- Identificar as características que compõem os esportes de marca individuais.
- Experimentar as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca, tais como: velocidade, força e potência muscular.
- Identificar as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca, tais como: velocidade, força e potência muscular.
- Identificar diferentes modalidades de esportes de marca individuais.
- Valorizar a própria segurança e integridade física, bem como a dos demais colegas durante a experimentação dos esportes de marca individuais.
- Reconhecer os materiais (construção e adaptação de materiais alternativos) para a prática de esportes de marca.
- Reconhecer o ambiente físico (espaço e condições do clima) onde as modalidades são praticadas.
- Discutir sobre o ganhar e o perder como características presentes nos esportes.
Competências gerais
1. Conhecimento.
7. Argumentação.
8 Autoconhecimento e autocuidado.
9. Empatia e cooperação.
10. Responsabilidade e cidadania.
O esporte é sem dúvida uma das manifestações culturais de maior impacto em nossa sociedade. Na escola, ele possibilita um amplo repertório de conhecimentos. Entendemos esporte como:
“[...] uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição. No entanto, essas características não possuem um único sentido ou somente um significado entre aqueles que o praticam, especialmente quando o esporte é realizado no contexto do lazer, da educação e da saúde. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele.” (BRASIL, 2017, p. 215)
Dentre as categorias de esportes presentes na BNCC, temos os esportes de marca que são um “conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos (patinação de velocidade, todas as provas do atletismo, remo, ciclismo, levantamento de peso etc.).” (BRASIL, 2017, p. 216)
Para Gonzalez et al. (2017, p. 459):
“Esportes de marca são caracterizados pelo fato de o resultado surgir da comparação dos índices alcançados pelos atletas durante a realização da prova, medidos em segundos, metros ou quilos. Muitos esportes praticados no mundo todo têm esse princípio de comparação. Exemplos: todas as provas do atletismo, todas as provas de patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso etc.”
Compreende-se, assim, esportes de marca como práticas corporais delimitadas pela comparação entre atletas, marcas pré-estabelecidas, ou consigo mesmo, que podem desafiar o praticante a ser mais rápido, ampliar distâncias, ou aumentar o peso de algum elemento a ser erguido ou lançado.
Dentre essa variedade de práticas corporais caracterizadas como esportes de marca, podemos citar as modalidades presentes nas provas de atletismo. Elas se caracterizam pela ampliação ou diminuição de marcas, como o tempo, a distância, o peso e a altura. Contudo, ressaltam-se outras práticas com essas características, como o ciclismo e a natação, por exemplo.
O vasto escopo de modalidades que compõem as práticas corporais que podem ser classificadas como esportes de marca também impõe um desafio maior ao professor(a), na busca por contextualizar junto aos estudantes a conjuntura social que em determinado momento da história da humanidade estabeleceu essa prática corporal, a sistematizou como prática recreativa, esportiva ou de atividade física. Para esse fim, sugere-se que se opte, a fim de sistematizar o conhecimento, por uma prática corporal para cada elemento de marca, a saber: tempo, distância e peso.
Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
GINCIENE, G.; ABURACHID, L. M. C. Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote. Maringá: Eduem, 2014.
GONÇALVES, A.; VILLARTA, R. Qualidade de vida e atividade física: explorando teoria e prática. São Paulo: Manole, 2004.
GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. de. Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote: badminton, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, atletismo. 2. ed. Maringá: Eduem, 2017. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/5169. Acesso em: 13 out. 2021.
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