Plano de aula: Princípios dos esportes de marca

Descrição

Neste plano, sugerimos a discussão sobre o conceito e as características dos esportes de marca, sendo esse o primeiro contato dos estudantes com essa temática. Ressalta-se que, além da experimentação, o registro e a oportunidade de discutir sobre ela devem ser igualmente valorizados, tendo como premissa, ao longo de todo o processo, o respeito às características biopsicossociais de todos os atores envolvidos no espaço e no tempo destinado para essa aula.

Objeto de conhecimento

Esportes de marca

Objetivos de aprendizagem

• Experimentar as habilidades motoras fundamentais exigidas na prática dos esportes de marca individuais.
  • Fruir a prática de esportes de marca individuais.
  • Identificar as características que compõem os esportes de marca individuais.
  • Experimentar as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca, tais como: velocidade, força e potência muscular.
  • Identificar as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca, tais como: velocidade, força e potência muscular.
  • Identificar diferentes modalidades de esportes de marca individuais.
  • Valorizar a própria segurança e integridade física, bem como a dos demais colegas durante a experimentação dos esportes de marca individuais.
  • Reconhecer os materiais (construção e adaptação de materiais alternativos) para a prática de esportes de marca.
  • Reconhecer o ambiente físico (espaço e condições do clima) onde as modalidades são praticadas.
  • Discutir sobre o ganhar e o perder como características presentes nos esportes.

Competências gerais

1. Conhecimento.

7. Argumentação.

8 Autoconhecimento e autocuidado.

9. Empatia e cooperação.

10. Responsabilidade e cidadania.

Materiais sugeridos
  • Caderno para registro dos estudantes.
  • Quadro.
  • Quadra ou espaço amplo.
  • Cordas.
  • Cones.
  • Bolas de tamanhos e pesos distintos.
  • Bolas de meia.
  • Colchões.
  • Cones.
  • Arcos.
  • Trena ou metro.
  • Cronômetro.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula numa roda de conversa sobre o tema. Prepare antecipadamente algumas perguntas relacionadas aos movimentos característicos dos esportes de marca. Por exemplo: Quais esportes em que os atletas correm, saltam e arremessam? Vocês, ou alguém da família de vocês, faz alguma atividade como correr, saltar ou arremessar? Vocês já apostaram corrida com alguém? Como se faz para saber quem ganhou? E se a gente fosse saltar, quem ganharia? E arremessar, quem ganharia?

Pense em questões relacionadas a aspectos do espaço físico e de materiais disponíveis na escola para realizar as experimentações das modalidades características dos esportes de marca individuais. Exemplo: Onde poderíamos realizar as corridas de velocidade e os saltos? Quais materiais disponíveis na escola poderiam ser utilizados para arremessar? Quais instrumentos disponíveis na escola poderíamos utilizar para medir e calcular o tempo e a distância?

Observe que os elementos matemáticos de peso, medidas e tempo possuem relação direta com os esportes de marca, sendo ainda elementos em fase de identificação pelos estudantes de 1° ano. Dessa forma, essas perguntas norteadoras irão auxiliar o estudante a apresentar ou revisitar esses conceitos e compreender sua relação com os esportes de marca. Nesse momento, sendo possível, tenha em mãos uma trena, um cronômetro e uma balança, para que de maneira concreta os estudantes materializem esses conceitos abstratos. Avalie a necessidade de apresentar outros recursos que poderiam contribuir na avaliação dos estudantes, como apresentar imagens, vídeos ou mesmo demonstrar a eles um para que relacionem o que está sendo proposto.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA