Plano de Aula
Plano de aula: Ginástica e o meu corpo: da cabeça aos pés
Por: Daniel Martins Braga
Descrição
No desenvolvimento deste plano, procuramos conduzir os estudantes a identificar as estruturas corporais envolvidas na realização dos movimentos e gestos realizados na ginástica geral e dessa maneira perceber que essas estruturas agem em conjunto e nos permitem realizar uma infinidade de movimentos não só durante a prática das ginásticas, mas em outras tarefas do dia a dia.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Ginástica geral.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as principais estruturas corporais durante as vivências nas ginásticas.
- Relatar sobre as experimentações vivenciadas durante a aula.
- Testar estratégias para realizar os elementos básicos da ginástica geral.
- Respeitar as diferenças individuais entre os estudantes.
Competências gerais
1. Conhecimento
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
Aula
Materiais sugeridos
- Equipamento de vídeo.
- Equipamento de som.
- Colchonetes.
- Cartazes.
- Ilustrações/fotografias.
- Fita.
- Folha de caderno.
- Lápis de colorir.
- Espelho.
- Giz.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula com os estudantes em roda de conversa e comente que irão continuar as práticas da ginástica, dessa vez observando os movimentos que cada parte do seu corpo consegue realizar.
Com o intuito de estimular a discussão/debate sobre o tema, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes. Para isso, indague-os sobre determinados movimentos do dia a dia e quais partes do corpo estão associadas a eles. Pode-se realizar essa atividade por meio de uma dinâmica. Os estudantes ficam em pé e devem realizar um determinado movimento que executam diariamente após uma comanda:
Por exemplo:
Comanda 1: - Andar!
Os estudantes devem andar pelo espaço.
Pergunta: - Quais partes do corpo são necessárias para andar?
Estudantes: pés, pernas, joelhos etc.
Comanda 2: - Escovar os dentes!
Os estudantes devem simular uma escovação de dentes
Pergunta: - Quais partes do corpo são necessárias para escovar os dentes?
Estudantes: mãos, dedos, braços, antebraços etc.
Prossiga com outras regiões do corpo, como tronco, cabeça, pescoço.
Observe as respostas dos estudantes avaliando os seus conhecimentos prévios acerca das partes do corpo e os respectivos movimentos.
Se houver a disponibilidade de um espelho na sua escola, solicite aos estudantes que observem seu corpo e o de um colega, nomeando assim semelhanças e diferenças. Essa atividade deve ser acompanhada no sentido de que se evitem julgamentos que possam ser ofensivos. A ideia é que notem as diferenças e semelhanças, percebam e respeitem a diversidade manifesta em seus corpos.
Durante esse momento em que os estudantes citam semelhanças e diferenças, escreva no quadro cada citação feita. É importante garantir que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.
Observe a necessidade de adaptações a esse momento, de acordo com as características da turma. Recursos adicionais como cartazes, vídeos, demonstrações e acompanhamento de estudantes com alguma dificuldade devem ser utilizados.
A seguir, proponha a vivência de alguns elementos básicos das ginásticas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA