Plano de Aula

Plano de aula: Ginástica e o meu corpo: da cabeça aos pés

mais ações

Descrição

No desenvolvimento deste plano, procuramos conduzir os estudantes a identificar as estruturas corporais envolvidas na realização dos movimentos e gestos realizados na ginástica geral e dessa maneira perceber que essas estruturas agem em conjunto e nos permitem realizar uma infinidade de movimentos não só durante a prática das ginásticas, mas em outras tarefas do dia a dia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Ginástica geral.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as principais estruturas corporais durante as vivências nas ginásticas.
  • Relatar sobre as experimentações vivenciadas durante a aula.
  • Testar estratégias para realizar os elementos básicos da ginástica geral.
  • Respeitar as diferenças individuais entre os estudantes.

Competências gerais

1. Conhecimento

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

Aula

Materiais sugeridos
  • Equipamento de vídeo.
  • Equipamento de som.
  • Colchonetes.
  • Cartazes.
  • Ilustrações/fotografias.
  • Fita.
  • Folha de caderno.
  • Lápis de colorir.
  • Espelho.
  • Giz.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula com os estudantes em roda de conversa e comente que irão continuar as práticas da ginástica, dessa vez observando os movimentos que cada parte do seu corpo consegue realizar.

Com o intuito de estimular a discussão/debate sobre o tema, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes. Para isso, indague-os sobre determinados movimentos do dia a dia e quais partes do corpo estão associadas a eles. Pode-se realizar essa atividade por meio de uma dinâmica. Os estudantes ficam em pé e devem realizar um determinado movimento que executam diariamente após uma comanda:

Por exemplo:

Comanda 1: - Andar!

Os estudantes devem andar pelo espaço.

Pergunta: - Quais partes do corpo são necessárias para andar?

Estudantes: pés, pernas, joelhos etc.

Comanda 2: - Escovar os dentes!

Os estudantes devem simular uma escovação de dentes

Pergunta: - Quais partes do corpo são necessárias para escovar os dentes?

Estudantes: mãos, dedos, braços, antebraços etc.

Prossiga com outras regiões do corpo, como tronco, cabeça, pescoço.

Observe as respostas dos estudantes avaliando os seus conhecimentos prévios acerca das partes do corpo e os respectivos movimentos.

Se houver a disponibilidade de um espelho na sua escola, solicite aos estudantes que observem seu corpo e o de um colega, nomeando assim semelhanças e diferenças. Essa atividade deve ser acompanhada no sentido de que se evitem julgamentos que possam ser ofensivos. A ideia é que notem as diferenças e semelhanças, percebam e respeitem a diversidade manifesta em seus corpos.

Durante esse momento em que os estudantes citam semelhanças e diferenças, escreva no quadro cada citação feita. É importante garantir que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.

Observe a necessidade de adaptações a esse momento, de acordo com as características da turma. Recursos adicionais como cartazes, vídeos, demonstrações e acompanhamento de estudantes com alguma dificuldade devem ser utilizados.

A seguir, proponha a vivência de alguns elementos básicos das ginásticas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA