Plano de aula: A dança ao nosso redor

Descrição

A proposta deste plano é trabalhar a identificação e a experimentação de ritmos e gestos de danças do contexto regional e comunitário onde sua escola está inserida. Os estudantes irão explorar os significados das danças e sua importância para aqueles que as praticam, valorizando as diferentes culturas.

Objeto de conhecimento

Danças do contexto comunitário e regional.

Objetivos de aprendizagem

• Experimentar uma dança do contexto regional.
  • Identificar alguns ritmos e gestos de danças do contexto regional.
  • Recriar danças do contexto regional, respeitando as diferenças individuais.
  • Identificar a diversidade cultural presente nas danças.
  • Discutir sobre os preconceitos relacionados às danças.

Competências gerais

1. Conhecimento

3. Repertório cultural

Materiais sugeridos
  • Equipamento para reproduzir música.
  • Equipamento para reproduzir vídeos (opcional).
  • Vídeos, imagens de danças características da sua região (opcional).
  • Folhas de papel A4 (uma para cada dois estudantes)
  • Folhas de cartolina (uma para cada 10 estudantes).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie a aula com uma roda de conversa e apresente aos estudantes os objetivos de aprendizagem: as danças do contexto regional do entorno da comunidade escolar. Explique que de região para região, o estilo de dança varia bastante, pois as danças expressam o modo de vida e os costumes da cultura local.

Descubra o que eles sabem sobre as danças: Qual tipo de danças regionais vocês conhecem?  Qual é o nome dessa dança? Qual tipo de músicas são usadas para a prática dessa dança? Quais movimentos são executados nessa dança? Como são realizadas (individualmente, em duplas, em roda)?

Estimule-os a conversar sobre as danças e músicas que suas famílias conhecem e costumam praticar e façam uma lista no quadro. A partir das respostas você terá uma ideia dos conhecimentos prévios de sua turma, de como se relacionam com o ambiente social e com a cultura local, e poderá propor inicialmente a experimentação da dança mais conhecida por eles.

Com o equipamento para reproduzir música, apresente a música comumente utilizada para a execução da dança regional que foi eleita e escolhida por seus estudantes na conversa inicial. Utilize músicas características, de preferência conhecidas pela sua turma. Encoraje-os a participarem. Pode-se também solicitar que eles mesmos cantem a música. Saliente que, devido às danças regionais serem diferentes entre si, apresentam características específicas e também utilizam ritmos musicais distintos.

Lembre-se de que as rodas de conversa são muito importantes por serem uma prática horizontal, em que todos falam e são ouvidos com respeito e empatia, uma competência muito importante para a vida.

Esse momento de conversa inicial é importante para se avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes e instigá-los acerca do que irão aprender. De acordo com a sua turma, pode ser que necessite de recursos adicionais além da conversa para incluir todos. Pode-se utilizar também vídeos e imagens ou pensar em uma superfície que possa fazer vibrar a música para os estudantes com dificuldade na audição perceberem o seu ritmo.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA