Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Elizabeth Bento
Mentora: Maria Aparecida Nemet
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA26) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.
Habilidades necessárias
Trabalhar com malhas retangulares e triangulares, decompor um polígono em regiões mais simples (quadrado, retângulo e triângulo)
Objetivos específicos
Determinar áreas e perímetros de plantas irregulares.
Conceito-chave
Planta baixa, perímetro, área.
Recursos necessários
-Malha retangular;
-Sulfite;
-Lápis de cor;
-Régua.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo com a turma e pergunte quais os conhecimentos prévios deles acerca desse assunto.
Propósito: Compartilhar com a turma o objetivo da aula
Retomada (Slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Para esta atividade é necessário distribuir a malha quadriculada 0,5 x 1 e realizar a leitura do slide 3. Antes de seguir para o slide 4, peça que eles digam o que é possível fazer com as informações do enunciado.
Organize então a sala em trios e apresente o slide 4, pedindo que eles determinem quais são as tarefas a serem solucionadas por cada um:
- desenhar a planta inteira da praça;
- determinar a quantidade de cerca necessária para área verde;
- determinar as medidas de áreas dos espaços nas cores cinza e verde.
Você pode também apresentar a atividade impressa, caso não seja possível projetá-la. Caso os alunos apresentem dificuldade em utilizar malhas com escalas diferentes consulte o guia de intervenções.
Esse tipo de aula onde são apresentados diferentes desafios (nessa aula serão apresentados 3 desafios, além das atividades complementares) pode ser explorado com os princípios de gameficação, onde os alunos ganham pontos a cada desafio resolvido individualmente ou em grupo como se estivessem “passando de fase” em um game.
Propósito: Ler a planta identificando suas medidas de perímetro e área.
Discuta com a turma:
- Para ser a metade da área e do perímetro é necessário ter o mesmo formato? (verifique painel de soluções)
- Faz diferença saber que a parte a ser desenhada é simétrica?(verifique painel de soluções)
- Você poderia identificar outras simetrias existentes ao seu redor?
- Quando há simetria entre duas figuras o perímetro e área serão sempre os mesmo?
Materiais complementares:
Retomada (Slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Para esta atividade é necessário distribuir a malha quadriculada 0,5 x 1 e realizar a leitura do slide 3. Antes de seguir para o slide 4, peça que eles digam o que é possível fazer com as informações do enunciado.
Organize então a sala em trios e apresente o slide 4, pedindo que eles determinem quais são as tarefas a serem solucionadas por cada um:
- desenhar a planta inteira da praça;
- determinar a quantidade de cerca necessária para área verde;
- determinar as medidas de áreas dos espaços nas cores cinza e verde.
Você pode também apresentar a atividade impressa, caso não seja possível projetá-la. Caso os alunos apresentem dificuldade em utilizar malhas com escalas diferentes consulte o guia de intervenções.
Esse tipo de aula onde são apresentados diferentes desafios (nessa aula serão apresentados 3 desafios, além das atividades complementares) pode ser explorado com os princípios de gameficação, onde os alunos ganham pontos a cada desafio resolvido individualmente ou em grupo como se estivessem “passando de fase” em um game.
Propósito: Ler a planta identificando suas medidas de perímetro e área.
Discuta com a turma:
- Para ser a metade da área e do perímetro é necessário ter o mesmo formato? (verifique painel de soluções)
- Faz diferença saber que a parte a ser desenhada é simétrica?(verifique painel de soluções)
- Você poderia identificar outras simetrias existentes ao seu redor?
- Quando há simetria entre duas figuras o perímetro e área serão sempre os mesmo?
Atividade principal (Slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Mantenha a turma em trios e entregue uma cópia da atividade (ou projete na lousa), pedindo para que leiam e reflitam sobre a atividade antes de começar a trocar suas estratégias de resolução. Cada integrante da dupla deverá tentar solucionar o problema da maneira que achar mais conveniente. Caso escolha projetar a atividade sem utilizar a impressão, distribua malhas quadriculadas para que façam seus próprios desenhos. Para isso, permita que usem régua, caso queiram medir sem utilizar a malha quadrada. Deixe que eles tentem sozinhos antes de realizar qualquer interferência. Para resolver possíveis dificuldades, consulte o guia de intervenção e os textos auxiliares.
Propósito: Determinar perímetro e área de uma planta baixa com formato irregular.
Discuta com a turma:
- Os resultados encontrados foram próximos ou não?
- Por que você escolheu esse processo? No que ele se diferencia do seu colega?
- A área a ser replantada será toda preenchida de acordo com relatório? ( verifique painel de soluções)
- A quantidade de sensores foi dividida de maneira igual para todo o terreno? Por quê? (verifique painel de soluções)
Materiais complementares:
Atividade principal (Slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Mantenha a turma em trios e entregue uma cópia da atividade (ou projete na lousa), pedindo para que leiam e reflitam sobre a atividade antes de começar a trocar suas estratégias de resolução. Cada integrante da dupla deverá tentar solucionar o problema da maneira que achar mais conveniente. Caso escolha projetar a atividade sem utilizar a impressão, distribua malhas quadriculadas para que façam seus próprios desenhos. Para isso, permita que usem régua, caso queiram medir sem utilizar a malha quadrada. Deixe que eles tentem sozinhos antes de realizar qualquer interferência. Para resolver possíveis dificuldades, consulte o guia de intervenção e os textos auxiliares.
Propósito: Determinar perímetro e área de uma planta baixa com formato irregular.
Discuta com a turma:
- Os resultados encontrados foram próximos ou não?
- Por que você escolheu esse processo? No que ele se diferencia do seu colega?
- A área a ser replantada será toda preenchida de acordo com relatório? ( verifique painel de soluções)
- A quantidade de sensores foi dividida de maneira igual para todo o terreno? Por quê? (verifique painel de soluções)
Discussão das Soluções (slides 13 ao 20)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Projete as imagens e construa um a painel na lousa com as tabelas das resoluções descritas por eles durante a realização da atividade.
Para calcular a quantidade de mudas é necessário determinar a área da região marrom, por ser um polígono irregular inscrevemos ele numa região retangular (azul) e subdividimos em áreas menores (retângulos, quadrados e triângulos). Tomamos como referência o quadrado da malha para calcular as demais áreas. Os alunos poderão apresentar a união de 2 triângulos iguais para formar retângulos. Consulte.
Propósito: Comparar e associar as diferentes formas de solucionar um mesmo problema.
Discuta com a turma:
- A área a ser replantada será toda preenchida de acordo com relatório? Os alunos deverão se atentar que área a ser preenchida com mudas não é um número inteiro e portanto, a cada 1m² um dos 19 m² receberá 4 mudas o que resulta num total de 76 mudas, a parte restante que representa 0,5 m² será preenchida com 2 mudas, ou seja, a distribuição ocorre de maneira proporcional, logo de acordo com o relatório.
Materiais complementares para impressão:
Discussão das Soluções (slides 13 ao 20)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Projete as imagens e construa um a painel na lousa com as tabelas das resoluções descritas por eles durante a realização da atividade.
Para calcular a quantidade de mudas é necessário determinar a área da região marrom por ser um polígono irregular inscrevemos ele numa região retangular (azul) e subdividimos em áreas menores (retângulos, quadrados e triângulos). Tomamos como referência o quadrado da malha para calcular as demais áreas. Os alunos poderão apresentar a união de 2 triângulos iguais para formar retângulos. Consulte.
Propósito: Comparar e associar as diferentes formas de solucionar um mesmo problema.
Discuta com a turma:
- A área a ser replantada será toda preenchida de acordo com relatório? Os alunos deverão se atentar que área a ser preenchida com mudas não é um número inteiro e portanto, a cada 1m² um dos 19 m² receberá 4 mudas o que resulta num total de 76 mudas, a parte restante que representa 0,5 m² será preenchida com 2 mudas, ou seja, a distribuição ocorre de maneira proporcional, logo de acordo com o relatório.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das Soluções (slides 13 ao 20)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Projete as imagens e construa um a painel na lousa com as tabelas das resoluções descritas por eles durante a realização da atividade.Para calcular a quantidade de mudas é necessário determinar a área da região marrom por ser um polígono irregular inscrevemos ele numa região retangular (azul) e subdividimos em áreas menores (retângulos, quadrados e triângulos). Tomamos como referência o quadrado da malha para calcular as demais áreas. Os alunos poderão apresentar a união de 2 triângulos iguais para formar retângulos. Consulte.
Propósito: Comparar e associar as diferentes formas de solucionar um mesmo problema.
Discuta com a turma:
- A área a ser replantada será toda preenchida de acordo com relatório? Os alunos deverão se atentar que área a ser preenchida com mudas não é um número inteiro e portanto, cada 1m² um dos 19 m² receberá 4 mudas o que resulta em 76 a parte restante que representa 0,5 m² será preenchida com 2 mudas, ou seja, a distribuição ocorre de maneira proporcional, logo de acordo com o relatório.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das Soluções (slides 13 ao 20)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Projete as imagens e construa um a painel na lousa com as tabelas das resoluções descritas por eles durante a realização da atividade Os alunos poderão apresentar a resposta apenas pela divisão (slide 19) ou inscrever manualmente na planta (slide 19).
Propósito: Comparar e associar as diferentes formas de solucionar um mesmo problema.
Discuta com a turma:
- A quantidade de sensores foi dividida de maneira igual para todo o terreno? Por quê? Como o critério de distribuição só leva em consideração as distâncias verticais e horizontais e por 1 ser divisor de qualquer número, tendo como resultado o próprio perímetro a distribuição segue de maneira uniforme por todo o contorno. Você pode questionar quanto às distâncias que se formam em diagonais, ou ainda se a distância a ser tomada fosse um outro número o que poderia ocorrer ( em diagonal as distâncias não seriam as mesmas e para garantir a mesma distância de um sensor para outro deveria se adotar quadrados lados divisíveis pelas distâncias a serem tomadas).
Slide sem título
Título: Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia o slide e discuta com a turma.
Propósito: Trazer as impressões dos alunos sobre o tema desenvolvido na aula
Atividade Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Para esta atividade é necessário papel quadriculado e régua, além da atividade impressa ou projetada. Mantenha os trios e peça para que discutam as possíveis maneiras de resolver a atividade anotando os processos de soluções em seus cadernos para socialização com a turma. Você poderá montar um painel e compartilhar as resoluções da mesma maneira que fez durante a atividade principal. Para essa atividade é particularmente importante que, mesmo discutindo em trios, a resolução seja escrita individualmente.
Propósito: Delimitar áreas e perímetros a partir de um problema para verificar o aprendizado dos alunos
Discuta com a turma:
- Como estabelecer a posição da área verde e dos bancos?
- Como encontraram a quantidade máxima de bancos que cabem?
- As linhas de demarcação de uma quadra possuem simetria?
- Por que essas regiões demarcadas numa quadra são importantes?
- Um atleta precisa ter noção do espaço que ele pode utilizar em quadra?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Raio X: Reformando a Quadra.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Para esta atividade é necessário papel quadriculado e régua. Mantenha as duplas e peça para que discutam as possíveis maneiras de resolver a atividade anotando os processos de soluções em seus cadernos para socialização com a turma. Você poderá montar um painel e compartilhar as resoluções da mesma maneira que fez durante a atividade principal.
Propósito: Delimitar áreas e perímetros a partir de um problema.
Discuta com a turma:
- Como estabelecer a posição da área verde e dos bancos?
- Como encontraram a quantidade máxima de bancos que cabem?
- As linhas de demarcação de uma quadra possuem simetria?
- Por que essas regiões demarcadas numa quadra são importantes?
- Um atleta precisa ter noção do espaço que ele pode utilizar em quadra?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Complementar